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Como iniciar um negócio de Barbearia

Como iniciar um negócio de Barbearia

As barbearias fornecem a homens, rapazes e meninos serviços de corte, como cortes de cabelo e barba. São  pequenas lojas especializadas em cortar o cabelo masculino e depilar o pescoço e o rosto. Desde os tempos da Roma Antiga, aproximadamente 296 AC especificamente, a barbearia é conhecida como um lugar de convívio no bairro. É um lugar para os homens se cuidarem e se conectarem com outros na comunidade.

Saiba como iniciar sua própria Barbearia e se é a opção certa para você.

Comece uma barbearia seguindo estes 10 passos:

  1. Planeje sua barbearia
  2. Transforme sua Barbearia em Pessoa Jurídica
  3. Cadastre sua barbearia para recolhimento de impostos
  4. Abra uma conta bancária comercial e cartão de crédito
  5. Configure a contabilidade para sua barbearia
  6. Obtenha as permissões e licenças necessárias para sua barbearia
  7. Faça um seguro de barbearia
  8. Defina sua marca de barbearia
  9. Crie seu site de barbearia
  10. Configure seu sistema telefônico ou recursos de agendamento comercial

Você encontrou a ideia de negócio perfeita e agora está pronto para dar o próximo passo. Começar um negócio é mais do que apenas registrá-lo. Reunimos este guia simples para iniciar sua barbearia. Essas etapas garantirão que seu novo negócio seja bem planejado, registrado corretamente e em conformidade legal.

AS BARBEARIAS FORNECEM A HOMENS, RAPAZES E MENINOS SERVIÇOS DE CORTE, COMO CORTES DE CABELO E BARBA. SÃO  PEQUENAS LOJAS ESPECIALIZADAS EM CORTAR O CABELO MASCULINO E DEPILAR O PESCOÇO E O ROSTO. DESDE OS TEMPOS DA ROMA ANTIGA, APROXIMADAMENTE 296 AC ESPECIFICAMENTE, A BARBEARIA É CONHECIDA COMO UM LUGAR DE CONVÍVIO NO BAIRRO. É UM LUGAR PARA OS HOMENS SE CUIDAREM E SE CONECTAREM COM OUTROS NA COMUNIDADE. | SERVIÇOS: ENCONTRE OS MELHORES PROFISSIONAIS PARA O SEU PROJETO NA PLATAFORMA TÁ CONTRATADO! CONTRATE ESPECIALISTAS, AUTÔNOMOS E TALENTOS DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL. | BARBEARIA

1: Planeje seu negócio

Um plano claro é essencial para o sucesso como empreendedor. Ele irá ajudá-lo a mapear as especificidades do seu negócio e descobrir algumas incógnitas. Alguns tópicos importantes a serem considerados são:

  • Quais são os custos iniciais e contínuos?
  • Quem é o seu mercado-alvo?
  • Quanto você pode cobrar dos clientes?
  • Qual será o nome do seu negócio?

Felizmente, temos muitos detalhes aqui para você.

Quais são os custos envolvidos na abertura de uma barbearia?

Proprietários de barbearias experientes sugerem um investimento mínimo de capital de R$ 30.000 a R$ 150.000. Isso inclui os seguintes itens:

  • Frequentar a escola de barbeiro
  • Espaço de escritório – o custo varia de acordo com a localização
  • Custos de construção – seu espaço deve estar de acordo com os padrões atuais de eletricidade e encanamento
  • Permissões e licenças
  • Seguro – fale com um agente licenciado para determinar quais tipos de seguro são importantes ter
  • Materiais de marketing – sem divulgação nada anda
  • Equipamento de loja – caixa registradora, software de gerenciamento de negócios, sinalização
  • Inventário da loja – cadeiras, cadeiras de criança, tosquiadeiras, tesouras, aparadores, lâminas de barbear, escovas, espelhos, pó de barbear, creme de cabelo, pós-barba, material de limpeza, etc.
  • Móveis e necessidades diversas
  • Site ou Páginas em Redes Sociais

Se você decidir investir em uma das muitas oportunidades de franquia , reserve mais R$ 25.000 para taxas de franquia.

Quais são as despesas correntes de uma barbearia?

Há uma série de itens que você deve orçar para administrar adequadamente uma barbearia:

  • Aluguel, telefone, Internet e serviços públicos
  • Materiais e campanhas de marketing
  • Seguro
  • Reabastecimento de suprimentos profissionais e de varejo
  • Limpeza e manutenção regulares de equipamentos de barbearia e barbearia
  • Folha de pagamento e impostos – Para reduzir essa despesa, considere a contratação de barbeiros como contratados independentes. Eles irão compensá-lo pelo uso de sua cadeira pagando aluguel ou uma porcentagem de sua renda. As comissões variam de 30 a 70% dos lucros do barbeiro.

Quem é o mercado-alvo?

Seus clientes serão principalmente homens adultos. De vez em quando, você terá um cliente mais jovem precisando de um corte de cabelo. Sua base de clientes será composta por pessoas que apreciam a arte de um barbeiro de qualidade e apreciam a camaradagem e a atmosfera social que uma barbearia oferece.

Como uma barbearia ganha dinheiro?

Uma barbearia ganha dinheiro cobrando uma taxa pelos serviços prestados.

Quanto você pode cobrar dos clientes?

O preço varia, dependendo dos serviços que você oferece, sua localização e experiência. Os preços de limpeza do pescoço custam em média R$30, enquanto os cortes de cabelo podem variar de R$20 a R$150.

Quanto lucro uma barbearia pode fazer?

O lucro médio anual de um dono de barbearia é de R$ 35.000. Muitos relatam lucros de R$ 70.000 ou mais, dependendo da localização e do número de barbeiros que empregam.

Como você pode tornar seu negócio mais lucrativo?

Temos as seguintes estratégias para aumentar os lucros anuais:

  • Ofereça serviços adicionais, como tratamentos faciais, coloração de cabelo e cortes de cabelo personalizados.
  • Tenha uma seção de varejo que inclua produtos como gel de cabelo, lâminas de barbear e escovas.
  • Ofereça um serviço de barbeiro móvel.

Qual será o nome do seu negócio?

Escolher o nome certo é importante e desafiador. Se você ainda não tem um nome em mente, confira no Tá Contratado se algum Prestador de Serviços pode lhe ajudar com a criação do nome.

Se você opera uma empresa individual , talvez queira operar com um nome comercial diferente do seu próprio nome.

Ao registrar o nome de uma empresa , recomendamos pesquisar o nome da sua empresa verificando:

É muito importante proteger seu nome de domínio antes que outra pessoa o faça.

2: Formar uma entidade legal

Os tipos de estrutura de negócios mais comuns são a sociedade individual , sociedade de responsabilidade limitada  e MEI.

3: Registre-se para o recolhimento de impostos

Você precisará se registrar para uma variedade de impostos estaduais e federais antes de poder abrir o negócio.

Para se registrar para impostos, você precisará solicitar o apoio de um Contador.

O Sebrae também oferece apoio para que você compreenda como os impostos serão aplicados ao seu negócio, agende uma visita com a equipe pois são bem instrutivos.

Impostos para pequenas empresas

Dependendo da estrutura de negócios escolhida, você pode ter diferentes opções de como sua empresa será tributada. Por exemplo, algumas opções de negócios podem se beneficiar de serem tributadas como uma MEI mas tem limitações de faturamento.

Existem impostos estaduais específicos que podem se aplicar ao seu negócio.

4: Abra uma conta bancária comercial e cartão de crédito

O uso de contas bancárias e de crédito comerciais dedicadas é essencial para a proteção de ativos pessoais.

Quando suas contas pessoais e comerciais são misturadas, seus bens pessoais (sua casa, carro e outros objetos de valor) estão em risco caso sua empresa seja processada. No direito empresarial, isso é chamado de perfuração de sua personalidade jurídica .

Além disso, aprender a criar crédito comercial pode ajudá-lo a obter cartões de crédito e outros financiamentos em nome da sua empresa (em vez do seu), melhores taxas de juros, linhas de crédito mais altas e muito mais.

Abra uma conta bancária empresarial

  • Isso separa seus ativos pessoais dos ativos de sua empresa, o que é necessário para a proteção de ativos pessoais.
  • Também facilita o arquivamento contábil e fiscal.

Abra contas digitais pois as taxas são mais baixas.

Quando se trata de estabelecer seu crédito comercial, os fornecedores digitais são considerados o caminho a percorrer. O termo “conta digital”, já é popular entre os fornecedores, algumas empresas são Pagseguro, Mercado Pago, Gerencianet, Moip, Paypal entre outros.

Obtenha um cartão de crédito empresarial

  • Isso ajuda você a separar as despesas pessoais e comerciais, colocando as despesas da sua empresa em um só lugar.
  • Ele também constrói o histórico de crédito da sua empresa, o que pode ser útil para arrecadar dinheiro e investimentos mais tarde.

5: Configure a contabilidade da empresa

Registrar suas várias despesas e fontes de receita é fundamental para entender o desempenho financeiro do seu negócio. Manter contas precisas e detalhadas também simplifica muito sua declaração anual de impostos.

Facilite a contabilidade do seu negócio, consulte nossos Prestadores de Serviços e veja se um deles poderá ajudá-lo.

6: Obtenha as autorizações e licenças necessárias

A não obtenção das autorizações e licenças necessárias pode resultar em multas pesadas ou até mesmo no fechamento do seu negócio.

Requisitos de Licenciamento de Empresas Estaduais e Locais

Para obter mais informações sobre licenças e autorizações locais:

  • Verifique com a prefeitura do seu município, os contadores são ágeis em ter essas informações
  • Obtenha assistência do Sebrae, eles também podem ajudar

Para obter informações sobre licenças e autorizações locais:

  • Verifique com o escritório do seu município
  • O melhor profissional aqui continua sendo o Contador

Certificado de Ocupação

Um negócio de barbearia geralmente é executado em uma loja. As empresas que operam fora de um local físico normalmente exigem um Alvará de Funcionamento. Um Alvará confirma que todos os códigos de construção, leis de zoneamento e regulamentos governamentais foram atendidos.

  • Se você planeja alugar um local :
    • Geralmente, é responsabilidade do proprietário obter uma licença.
    • Antes de alugar, confirme se o seu proprietário tem ou pode obter um alvará válido que seja aplicável a um negócio de barbearia.
    • Após uma grande renovação, um novo alvará geralmente precisa ser emitido. Se o seu local de negócios for reformado antes da abertura, é recomendável incluir um texto em seu contrato de locação informando que os pagamentos de locação não começarão até que um alvará válido seja emitido.
  • Se você planeja comprar ou construir um local :
    • Você será responsável por obter um alvará válido de uma autoridade governamental local.
    • Revise todos os códigos de construção e requisitos de zoneamento para a localização de sua empresa para garantir que sua barbearia esteja em conformidade e seja capaz de obter um alvará.

7: Faça um seguro empresarial

Assim como com licenças e alvarás, sua empresa precisa de seguro para operar com segurança e legalidade. O Seguro Empresarial protege o bem-estar financeiro da sua empresa em caso de sinistro coberto.

Existem vários tipos de apólices de seguro criadas para diferentes tipos de negócios com diferentes riscos. Se você não tiver certeza dos tipos de riscos que sua empresa pode enfrentar, comece com o Seguro de Responsabilidade Civil Geral . Esta é a cobertura mais comum que as pequenas empresas precisam, por isso é um ótimo lugar para começar o seu negócio.

Outra apólice de seguro notável que muitas empresas precisam é o Seguro de Compensação de Trabalhadores . Se sua empresa tiver funcionários, é uma boa chance de que seu estado exija que você tenha a Cobertura de Compensação dos Trabalhadores.

8: Defina sua marca

Sua marca é o que sua empresa representa, bem como a forma como seu negócio é percebido pelo público. Uma marca forte ajudará sua empresa a se destacar dos concorrentes.

Se você não se sente confiante para criar o logotipo da sua pequena empresa, veja se Prestadores de Serviços do Tá Contratado tem dicas e conselhos úteis para criar o melhor logotipo exclusivo para sua empresa.

Como promover e comercializar uma barbearia

Para se apresentar ao bairro, considere fazer um grande evento de inauguração. Deixe panfletos em empresas e residências na área circundante. Jornais comunitários, estações de TV locais e estações de rádio também são ótimos recursos de marketing. Anuncie o evento com bastante antecedência e ofereça promoções para aqueles que mencionarem seu flyer, atribua anúncios em suas Redes Sociais como Facebook e Instagram.

Um site básico e uma presença nas redes sociais devem fazer parte da sua estratégia de marketing. Pesquise blogs que sua clientela possa ler e anunciar nesses sites.

Como manter os clientes voltando

No setor de serviços, o boca a boca geralmente se mostra a ferramenta de marketing mais forte. Esforce-se para oferecer um atendimento excepcional a cada cliente. Incentive os clientes a indicar seus amigos oferecendo um desconto por indicação. Muitas barbearias também retêm clientes com sucesso, oferecendo dias de adesão ou desconto para clientes regulares.

9: Crie o site da sua empresa

Depois de definir sua marca e criar seu logotipo, o próximo passo é criar um site para o seu negócio .

Embora a criação de um site seja uma etapa essencial, alguns podem temer que esteja fora de seu alcance porque não têm nenhuma experiência de criação de sites. Embora isso possa ter sido um medo razoável antigamente, a tecnologia da web viu grandes avanços nos últimos anos, o que torna a vida dos proprietários de pequenas empresas muito mais simples.

Aqui estão as principais razões pelas quais você não deve atrasar a construção do seu site:

  • Todas as empresas legítimas têm sites – ponto final. O tamanho ou a indústria do seu negócio não importa quando se trata de colocar o seu negócio online.
  • As contas de mídia social, como páginas do Facebook ou perfis comerciais do LinkedIn, não substituem um site comercial que você possui.
  • Ferramentas de criação de sites, como o WIX , tornaram a criação de um site básico extremamente simples. Você não precisa contratar um desenvolvedor web ou designer para criar um site do qual possa se orgulhar.

10: Configure seu sistema telefônico comercial

Configurar um telefone para sua empresa é uma das melhores maneiras de ajudar a manter sua vida pessoal e sua vida profissional separadas e privadas. Esse não é o único benefício; ele também ajuda você a tornar sua empresa mais automatizada, dá legitimidade à sua empresa e facilita que clientes em potencial encontrem e entrem em contato com você.

Existem muitos serviços disponíveis para empreendedores que desejam montar um sistema telefônico comercial. Analisamos as principais empresas e as classificamos com base no preço, recursos e facilidade de uso. Existe o sistema Voip com linha fixa ao preço de R$7,90 mensais isso ajudará a manter o profissionalismo.

O que acontece durante um dia típico em uma barbearia?

AS BARBEARIAS FORNECEM A HOMENS, RAPAZES E MENINOS SERVIÇOS DE CORTE, COMO CORTES DE CABELO E BARBA. SÃO  PEQUENAS LOJAS ESPECIALIZADAS EM CORTAR O CABELO MASCULINO E DEPILAR O PESCOÇO E O ROSTO. DESDE OS TEMPOS DA ROMA ANTIGA, APROXIMADAMENTE 296 AC ESPECIFICAMENTE, A BARBEARIA É CONHECIDA COMO UM LUGAR DE CONVÍVIO NO BAIRRO. É UM LUGAR PARA OS HOMENS SE CUIDAREM E SE CONECTAREM COM OUTROS NA COMUNIDADE. | SERVIÇOS: ENCONTRE OS MELHORES PROFISSIONAIS PARA O SEU PROJETO NA PLATAFORMA TÁ CONTRATADO! CONTRATE ESPECIALISTAS, AUTÔNOMOS E TALENTOS DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL. | BARBEARIA

Há uma série de itens que exigirão sua atenção no dia a dia:

  • Agendamento de clientes
  • Consultoria com clientes sobre o corte e/ou barbear que eles gostariam
  • Clientes de corte e/ou barbear
  • Interagindo com os clientes ao longo do dia
  • Fornecer informações sobre cuidados posteriores adequados, quando necessário
  • Limpeza e manutenção de todos os equipamentos
  • Mantendo a loja limpa
  • Reordenando suprimentos
  • Rede e marketing
  • Tarefas administrativas

Quais são algumas habilidades e experiências que ajudarão você a construir uma barbearia de sucesso?

Antes de começar, você precisará frequentar a escola de barbeiro e obter a certificação necessária. Além disso, muitos estados exigem que os barbeiros registrem um certo número de horas de treinamento, variando de 800 a 2.000 horas.

Esta é uma profissão altamente social, então você deve ser capaz de se conectar com clientes de todas as origens. A capacidade de ouvir é tão importante quanto conversar.

Como proprietário, uma forte visão de negócios também seria benéfica. Se você falhar nessa área, considere fazer um curso básico de negócios ou contratar um consultor.

Qual é o potencial de crescimento para uma barbearia?

Profundamente enraizadas na história, as barbearias são consideradas um dos negócios mais lucrativos do mundo. Os empreendedores que estão dispostos a investir tempo e recursos têm o potencial de expandir seu empreendimento muito além de sua localização principal.

Dê o próximo passo

Encontre um mentor de negócios

Um dos maiores recursos que um empreendedor pode ter é uma mentoria de qualidade. Ao começar a planejar seus negócios, conecte-se a um recurso de negócios gratuito (Sebrae) perto de você para obter a ajuda de que precisa.

Ter uma rede de suporte para recorrer em tempos difíceis é um fator importante de sucesso para novos empresários.

Aprenda com outros empresários

Quer saber mais sobre como iniciar um negócio com os próprios empreendedores? Visite vídeos no Youtube onde pequenos empresários compartilham sobre seus negócios.

Quais são algumas dicas para começar uma barbearia?

Os donos de barbearias veteranos oferecem as seguintes dicas:

  • Antes de alugar seu espaço, pesquise as áreas para determinar a necessidade de seus serviços. Isso também ajudará a decidir quanto espaço você precisa e quantas cadeiras você pode alugar para outros barbeiros.
  • Obtenha experiência no setor antes de abrir sua própria loja.
  • Ao decidir sobre um local, certifique-se de configurar em uma área de alto tráfego com amplo estacionamento.
  • Comece pequeno, construindo à medida que o negócio cresce. Não invista inicialmente no equipamento mais caro ou em um espaço muito grande.
  • Considere sua clientela, ao definir seu horário de funcionamento. Para muitos, noites e fins de semana são preferidos durante a semana.
  • Tente projetar sua loja com um toque da velha escola com toques de estilo moderno por toda parte.

Como e quando construir uma equipe

Embora seja recomendado que você comece pequeno, você precisará contratar barbeiros adicionais assim que o salão começar a ganhar reconhecimento. Cada barbeiro deve ser licenciado e bem preparado. Ele/ela deve ser gentil e dedicado a oferecer um serviço de qualidade ao cliente. Donos de salão veteranos alertam contra a contratação de perfeccionistas. Barbeiros de sucesso são detalhistas, mas capazes de trabalhar rapidamente.

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