A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é a prática de aumentar a qualidade e a quantidade de tráfego para um site e criar reconhecimento de marca por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa.
O SEO é importante porque a maior parte do tráfego da web é impulsionada pelos mecanismos de pesquisa. De fato, 95% do tráfego da web é impulsionado pelo Google. Já existe há duas décadas, mas o mistério ainda envolve o SEO. Não ajudou o Google atualizar regularmente seu algoritmo.
Richard Eaves é um especialista em SEO que trabalhou no Reino Unido, Índia, Filipinas e Austrália. Veja o que ele diz sobre SEO.
Pergunta: Vodu, magia negra… o que é esse truque de SEO, Richard Eaves?
Resposta: É difícil explicar o SEO porque existem muitos fatores que influenciam a classificação de um site no Google. SEO é basicamente engenharia reversa de como o Google vê a relevância do seu site (para as palavras-chave pesquisadas) e autoridade geral.
Pergunta. Quanto tempo leva para obter resultados?
Resposta: Muitas agências de SEO podem afirmar que levará apenas seis meses, mas isso raramente é o caso e é por isso que a indústria de SEO tem uma má reputação. É tão fácil para os clientes receberem falsas expectativas. Seja contratando terceiros ou contratando internamente, as empresas devem ser realistas. Os resultados levam tempo – até dois anos – e as melhorias são incrementais.
Pergunta: Existem milhares de provedores de SEO. Se o setor tem uma má reputação, o que as empresas devem procurar ao escolher uma agência ou especialista em SEO?
Resposta: Os provedores de SEO variam muito em qualidade e ética. Peça estudos de caso. Em SEO, deve haver dados para fazer backup de todas as reivindicações. E não se preocupe se uma agência de SEO trabalhou com seus concorrentes. A experiência na indústria pode ser altamente valiosa. Muito conhecimento de SEO é de nicho e leva tempo para entender como uma indústria funciona.
Pergunta: O que você diria para as empresas que se contentariam em estar na página dois de uma pesquisa no Google?
Resposta: Eu digo a eles que o melhor lugar para esconder um cadáver é na página dois do Google. <risos>
O SEO é quase o vencedor porque a taxa de cliques despenca à medida que você rola a página um. Desconfie de provedores de SEO que exaltam as virtudes de ganhar uma posição na página dois.
Pergunta: O que são palavras-chave “informativas” e “transacionais”?
Resposta: Palavras-chave informativas ajudam na pesquisa online. Digamos que você esteja pesquisando tênis. “Como ” e “Qual é a diferença” são palavras-chave informativas – elas o ajudarão a localizar o que você está procurando.
As palavras-chave transacionais, por outro lado, indicam que o pesquisador tem a intenção de comprar algo ou tomar uma ação decisiva. Usando o exemplo dos tênis, você pode adicionar “comprar”, “venda”, “mais barato” ou “perto de mim” à sua pesquisa.
Pergunta: Qual é a diferença entre SEO e PPC?
Resposta: PPC (pagamento por clique) é tráfego pago, então sua presença no Google será claramente rotulada como “paga” (anúncio). De acordo com a Moz, em média, apenas 2,6% dos usuários clicam em um resultado de anúncio do Google.
Por outro lado, sendo orgânico, o SEO tende a oferecer taxas de cliques muito mais altas (média de 28,5% para uma página um resultado de pesquisa do Google). Com SEO, você está construindo equidade em seu site. Se depois de um tempo você parar de SEO, o patrimônio que você ganhou ainda funcionará para o seu negócio, enquanto no segundo em que você parar de gastar em PPC, ele será desligado.
Pergunta: O que é mais importante: rankings do Google ou taxas de conversão?
Resposta: Você precisa de ambos. A classificação alta no Google significa pouco se ninguém estiver clicando no seu site. E direcionar muito tráfego para seu site é inútil se os visitantes não estiverem fazendo uma compra, assinando seu boletim informativo, baixando seu ebook ou fazendo qualquer outra coisa que você queira que eles façam. O objetivo é converter, mas você precisa do ranking do Google para conseguir isso.