Azulejista
Os instaladores de azulejos são profissionais da construção, estão envolvidos no trabalho de revestimento de pisos e paredes. O mercado é dinâmico, tanto na construção nova como na reforma.
Essa atividade costuma ser desenvolvida pelos pedreiros, mas com o passar do tempo, começou a existir uma classe de trabalhadores especializada na colocação de azulejos.
Apesar de parecer um trabalho simples, para criar um negócio de colocação de ladrilhos e azulejos, um azulejista deve seguir várias etapas.
Nós do Portal Tá Contratado contamos com diversos profissional do mercado de construção civil em nossas páginas.
Este guia explica tudo o que você precisa saber para iniciar um negócio de colocação de pisos, azulejos e ladrilhos da forma correta – e conseguir assim cada vez mais clientes.
O que um azulejista faz?
O azulejista é um profissional cuja atividade consiste na execução de trabalhos de revestimento, em pavimentos e paredes, no âmbito de novas construções ou obras de reforma.
Um azulejista mais experiente pode contratar novos profissionais do mercado, para ir ensinar ao longo do tempo. Como se trata de uma atividade totalmente manual, o aprendizado no dia a dia é essencial para a formação de novos azulejistas.
A atividade de azulejista não é uma atividade regulamentada, porém, é preciso muito cuidado, atenção e a escolha certa das ferramentas e materiais a serem utilizados.
Atualmente, muitas empresas de construção contam com azulejistas profissionais em seus quadros de funcionários.
O setor é composto principalmente por empresas com menos de 20 funcionários. Muitos outros azulejistas profissionais trabalham sob o status de microempreendedor, por conta própria.
Os instaladores de pisos trabalham em novos projetos de construção onde o piso está sendo instalado durante a construção do prédio, ou trocando, no caso de reformas. Nesses projetos, eles são responsáveis pela instalação do sistema de piso especificado de acordo com os planos e especificações do projeto, geralmente apontado pelo arquiteto.
Os colocadores de pisos também podem trabalhar em edifícios e estruturas existentes onde o piso deve ser removido antes que um novo piso possa ser instalado. Nesses tipos de projetos, eles podem ser obrigados a usar equipamentos de proteção individual (EPI) para se protegerem de poeira e mofo que podem estar presentes nos materiais do piso que estão sendo removidos.
Trabalhar como colocador de pisos e azulejos exige que os colaboradores trabalhem com um conjunto exclusivo de ferramentas e equipamentos para concluir as instalações de pisos.
Ferramentas manuais padrão, incluindo uma fita métrica, martelo, esquadro e giz, são necessárias para trabalhar em colocação de pisos. Além disso, existem outras ferramentas e equipamentos específicos para a indústria de pisos, incluindo cortadores de pisos, cortadores de azulejos, macas de tapetes e aparelhos de corte retos. Aprender a usar essas ferramentas melhorará as oportunidades de carreira para qualquer pessoa interessada em fazer parte desse segmento da construção civil que demanda um grande esforço físico, mas pode ser altamente lucrativo.
Instaladores de pisos especializados em certos tipos de materiais, incluindo azulejos maiores, também podem ser solicitados a concluir projetos que já estão sendo executados, incluindo azulejos de chuveiros de banheiro inteiros ou bancadas de cozinha. Muitas das técnicas e habilidades usadas na conclusão de instalações de pisos podem ser usadas em outros projetos, incluindo reformas de cozinhas e reformas de ambientes comerciais.
As instalações de pisos são necessárias tanto para projetos residenciais quanto para projetos comerciais. As escolhas de piso contribuem para a sensação geral e a aparência de residências e edifícios comerciais. Muitas casas dependem de escolhas de pisos para estética em toda a residência.
Edifícios comerciais podem usar uma escolha de piso para criar certos fluxos de trabalho e ambientes. Instituições, incluindo igrejas e governo, escolherão cores e padrões de piso para ajudar a criar ambientes específicos para aqueles que usam seus edifícios para determinados eventos.
Alguns projetos comerciais podem estar sujeitos a tráfego excessivo de pedestres. Estes podem incluir igrejas, shopping centers e outras estruturas que são abertas ao público e têm muitas pessoas diferentes andando pelo prédio em padrões semelhantes.
Os empreiteiros de pisos trabalham com seus clientes para ajudar a identificar esses problemas e oferecer produtos e instalações de pisos que sejam mais resistentes a esses padrões de tráfego intenso.
Projetos de pisos podem ser instalados durante todo o ano. Pode haver certas épocas durante o ano em que a demanda aumenta. No entanto, os instaladores de pisos podem trabalhar durante todo o ano e não estão tão sujeitos às intempéries e outros impactos nos projetos quanto outros ofícios.
Os instaladores de pisos geralmente trabalham em tempo integral. Aqueles que trabalham como instaladores autônomos podem ser obrigados a trabalhar fora do horário, especialmente em projetos comerciais. Isso ocorre porque certos projetos podem exigir instalação em momentos em que a área em que está sendo trabalhada não está ocupada ou em uso.
Habilidades requeridas para se trabalhar como azulejista:
- Capacidade de identificar e saber trabalhar com diferentes tipos de materiais acabamento;
- Capacidade de usar ferramentas manuais, incluindo fita métrica e máquinas de corte de pisos;
- Capacidade de usar equipamentos e ferramentas exclusivas para cada tipo de piso a ser instalado;
- Capacidade de resolver pequenos problemas de carpintaria e acabamentos;
- Capacidade de trabalhar nas mãos e joelhos para instalar pisos corretamente;
- Capacidade de identificar o layout de projetos de pisos antes do início da instalação.
Como abrir uma empresa de colocação de azulejos?
A abertura de uma empresa de colocação de azulejos pode ser feita por pessoas que possuam experiência profissional suficiente, e que consiga passar a diante seus conhecimentos na troca, remoção e colocação de novos pisos, azulejos e quadrilhas.
Não é preciso realizar um curso específico, mas é recomendado ter pelo menos algum curso preparatório, ou mesmo já ter trabalhado em canteiros de obras, onde essa atividade era requisitada.
Além de dominar perfeitamente o ofício de assentador de azulejos, o empresário terá que administrar seu negócio. Isso implica ter outras qualidades: emitir orçamentos corretos, planejar canteiros de obras, gerenciar pessoal, gerenciar o fornecimento de materiais, etc.
Por fim, é preciso saber além do ofício, de administração de materiais e mão de obra. A abertura de uma empresa especializada em colocação de azulejos, ladrilhos, pisos e granitos pode ser mais complicado para pessoas que têm muito pouco conhecimento de gestão de negócios.
O plano de negócios para iniciar um negócio de azulejista
Em primeiro lugar, o plano de negócios para um negócio de colocação de azulejos deve explicar o projeto como um todo: os funcionários, o mercado, a área de abrangência, os clientes-alvo, os concorrentes, a oferta proposta…
Trata-se sobretudo de realizar um estudo para garantir que haja um mercado real para explorar na área geográfica visada. Na presença de muitos concorrentes, é preciso explicar como a empresa conseguirá entrar no mercado e possivelmente se diferenciar.
A oferta de um serviço de colocação de azulejos rápido, ou mesmo a especialização na colocação de pisos especiais são especialmente diferenciais em grandes cidades.
Em seguida, o plano de negócios deve estudar a parte financeira do projeto de criação de negócios. O primeiro elemento importante corresponde ao volume de negócios previsto. Sem estudo prévio, o faturamento esperado será muito hipotético, haverá pouca visibilidade, e com isso, muitos problemas.
Os objetivos estabelecidos devem ser consistentes no que diz respeito à capacidade da empresa em realizar projetos. Infelizmente, estamos acostumados a empresas de construção civil que acabam aceitando mais pedidos de serviços em obras do que podem realizar em um espaço de tempo.
Em termos de investimentos para uma empresa de colocação de azulejos, geralmente encontramos as duas maiores despesas:
- Veículos profissionais para chegar aos canteiros de obras e equipamentos de transporte,
- Ferramentas e equipamentos profissionais.
Para diminuir o montante global do investimento inicial para uma empresa de colocação de pisos e azulejos, é possível utilizar equipamento em segunda mão, usados, mas que ainda podem ser usados sem riscos. Neste caso, as despesas não constituem investimentos, mas encargos.
Entre os principais itens de despesas, geralmente encontramos:
- Compras de materiais e consumíveis (azulejos, cola, etc.);
- Pequenas ferramentas: cortador de azulejos, moedor, misturador, limpador, etc.;
- Material de escritório e equipamentos de informática (computador);
- Custos de pessoal na presença de funcionários;
- custos de gestão: seguro profissional e seguro automóvel, contador, despesas bancárias, etc.;
- Comunicação: website, publicidade, etc.;
- e custos de viagem.
Por fim, não se esqueça de incluir:
- Impostos e taxas: tributação dos lucros, recolhimento de INSS, imposto predial, etc…e as contribuições previdenciárias do setor.
Escolhas sobre a criação da empresa
Para poder registar a sua empresa, o empresário deve tomar uma decisão sobre a sua escolha de criação de empresa, ou seja: escolher o estatuto jurídico da sua empresa, o regime de tributação sobre os lucros e o regime ao qual ficará filiado para sua proteção social. O status legal determina quais são as opções nas outras áreas.
Para a criação de uma empresa de azulejaria/revestimento, é necessário concluir os procedimentos de registo para que possa beneficiar de uma existência legal, entre elas, o direito de aposentadoria dos seus funcionários.
As formalidades de registo da empresa dependem da sua forma jurídica. Para não errar, solicite a consultoria de um contador experiente.
Sendo a atividade de azulejista um ofício artesanal, não é necessário o recolhimento de um conselho de registro, como é o caso de arquitetos e engenheiros, por exemplo.
Porém, antes de conseguir um serviço grande, como um salão comercial, por exemplo, um azulejista deve mostrar antes que consegue realmente executar todo o serviço dentro do prazo acordado.
O azulejista que trabalha de forma autônoma deve estar particularmente vigilante em termos de sua proteção social.
Em caso de doença ou acidente de trabalho, sua paralisação pode rapidamente fazer com que ele perca a capacidade de trabalhar. Para os profissionais da construção, muitas vezes é importante complementar a cobertura com seguros adicionais: saúde, seguro mútuo, seguro de previdência.
As regras que regem o exercício da atividade de azulejista
Uma vez que o azulejista tenha criado seu negócio, o exercício da atividade pode começar. Para isso, será necessário cumprir as normas que regem o exercício da atividade. O mercado de construção é um dos maiores do Brasil, e sempre movimenta milhões de reais. Uma boa reputação é essencial para conseguir não só clientes menores, mas também grandes contratos com construtoras.
Abaixo, discutimos vários regulamentos importantes que precisam ser seguidos para que sua empresa de colocação e azulejos consiga cada vez mais clientes:
Segurança do trabalhador – O empregador é obrigado a aplicar os princípios gerais de prevenção de acidentes de construção previstos no Código do Trabalhador. Na prática, os instaladores de azulejos raramente trabalham em locais perigosos.
Conclusão
A oportunidade de iniciar uma carreira como azulejista, responsável pela colocação de pisos é um processo simples, que demanda pouco conhecimento vindo de estudo, mas muita experiência da prática.
Muitos colocadores de pisos profissionais estão procurando ajudantes ou trabalhadores para ajudar nos projetos. Muitos instaladores habilidosos começaram sua carreira como ajudantes enquanto aprendiam o básico do negócio.
É importante encontrar um empregador que reserve um tempo para ajudá-lo a crescer e desenvolver suas habilidades para ter um benefício a longo prazo para uma carreira como instalador de pisos.
Depois de ter aprendido esse ofício, é preciso começar a divulgar seu serviço. E o Portal Tá Contratado é perfeito para isso – Podemos criar uma página de divulgação do seu negócio de colocação de pisos que ficará sempre no ar, para que você consiga cada vez mais clientes.
Entre em contato conosco agora para saber mais.