Os treinamentos empresariais são necessários para que os colaboradores possam concluir suas tarefas com maior conhecimento e qualidade, além de economia de tempo e esforço.
Seja em um formato individual ou em sessões de grupo, os colaboradores sempre precisam de treinamentos e atualizações sobre a melhor forma de realizar seus trabalhos e contribuir para atingir as metas corporativas.
Receber educação contínua também garante que eles estarão sempre na vanguarda em relação às mudanças do setor.
O mundo do trabalho mudou drasticamente nos últimos anos. Longe vão os dias de empregos para a vida toda em que um indivíduo trabalhava para um único empregador até a sua aposentadoria.
As organizações operam em um ambiente de constante mudança e, portanto, precisam ajustar suas estruturas e padrões de trabalho para se adaptar.
Dessa forma, os treinamentos empresariais se tornaram uma necessidade, para que os colaboradores sejam mais flexíveis em sua abordagem ao realizar suas atividades.
As pessoas que entram no mercado de trabalho precisam se envolver em um processo de aprendizagem ao longo da vida, aumentando continuamente seu portfólio de habilidades e conhecimentos, capacitando para a inovação e adaptabilidade em um ambiente de negócios desafiador.
O que são Treinamentos Empresariais
São processos de aprendizado e desenvolvimento que se referem à aquisição de habilidades e conhecimentos específicos para melhorar o desempenho dos colaboradores.
Incluem o ensino de novos colaboradores para realizar seu trabalho, a introdução de uma nova tecnologia ou procedimentos para a equipe existente ou o auxílio específico a um colaborador em particular para atingir padrões específicos de proficiência em suas funções.
Na maioria das vezes, esses treinamentos empresariais focam nas atuais atividades de trabalho de uma pessoa e não em funções futuras, como pode ser o caso de coaching e mentoring.
Tais treinamentos são cada vez mais necessários para ajudar os colaboradores a usar tecnologias, ferramentas, técnicas, estratégias e materiais modernos em seus trabalhos.
Benefícios dos Treinamentos Empresariais
Os treinamentos são essenciais para todos os indivíduos que trabalham em uma organizações e também para a própria organização.
O objetivo dos treinamentos empresariais é garantir que as pessoas alcancem o nível adequado de desempenho em seus trabalhos o mais rápido possível.
A proposta é preencher a lacuna entre o que alguém pode fazer e o que a empresa espera que seja feito.
Os treinamentos, portanto, desenvolvem habilidades e conhecimentos para aumentar a competência e a confiança das pessoas no local de trabalho.
Ajuda aqueles que estão sendo treinados e também beneficia a organização para a qual trabalham. Os treinamentos empresariais podem, portanto, ser de grande valor para as organizações.
Os benefícios para os indivíduos incluem maiores habilidades, mais conhecimento, maior confiança e melhores perspectivas de carreira.
Além disso incluem colaboradores mais produtivos, trabalho de melhor qualidade, menor absenteísmo por meio de maior satisfação no trabalho, menor rotatividade de pessoal e maior capacidade de usar a tecnologia mais recente.
Esses treinamentos geram desenvolvimento, modificando comportamentos através da experiência, operando em todos os níveis de uma organização, desde o novo contratado até os mais altos níveis de gestão.
Abordagens dos Treinamentos Empresariais
Existe uma grande variedade de abordagens nos treinamentos empresariais, onde os temas são escolhidos levando em conta as características e necessidades tanto das organizações quanto dos colaboradores.
Geralmente, os programas de treinamento envolvem atividades organizadas nas quais os participantes adquirem informações para ajudá-los a alcançar um nível de conhecimento ou habilidade necessário ou melhorar seu desempenho no trabalho.
O objetivo dos programas é manter, aprimorar e atualizar conhecimentos ou habilidades para melhoria do local de trabalho, podendo incluir temas, como:
Habilidades interpessoais;
Habilidades com clientes;
Empatia;
Habilidades para resolver problemas;
Conhecimento de produtos;
Compreensão dos objetivos da organização;
Conhecimento de sistemas;
Inovação;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Flexibilidade;
Iniciativa.
Tipos de Treinamentos Empresariais
Os treinamentos podem diferir dependendo dos requisitos, habilidades necessárias, ambiente de trabalho e preferências.
Eles podem ser classificados por tipo de habilidades aprendidas, quem apresenta as informações ou onde elas são realizadas. Fornecemos uma visão geral de alguns dos tipos de treinamentos empresariais mais usados.
Orientação
A orientação é o tipo mais comum de treinamento de colaboradores. É um evento único que dá as boas-vindas formalmente e apresenta as novas contratações à empresa na primeira semana de trabalho. Esse treinamento tende a ser relevante para todos os papéis e departamentos da organização.
Os treinamentos de orientação geralmente são preparados pelo RH em tópicos gerais como:
Missão, visão e valores da empresa;
Cultura corporativa;
Estrutura organizacional e introdução da equipe de liderança;
Documentação obrigatória de nova contratação;
Visão geral dos planos de benefícios;
Procedimentos administrativos (logins de computador, extensão, configurações de e-mail, etc.);
Principais políticas corporativas.
Treinamento de integração
Ao contrário de um equívoco muito comum, orientação e integração são na verdade tipos diferentes de treinamentos de colaboradores.
Enquanto o treinamento de orientação é uma sessão única com uma agenda estilo checklist entregue a todos na empresa, o treinamento de integração é uma série de sessões específicas que ocorrem durante um período de tempo mais longo.
Ele é estrategicamente criado com o objetivo de permitir que novos colaboradores sejam tão bem-sucedidos quanto possível em suas novas funções no menor período de tempo.
Os treinamentos de capacitação começam de maneira ideal no primeiro dia de trabalho e podem continuar durante o primeiro ano, conforme necessário.
Ele é preparado por líderes com o foco de atingir as metas do departamento e conectá-las aos objetivos gerais da empresa.
Os tópicos devem, portanto, atender às necessidades dos colaboradores e fornecer a eles acesso fácil às informações e habilidades necessárias para realizar seu trabalho com eficiência e maximizar o envolvimento.
Um programa de treinamento holístico de integração deve se concentrar em mais do que os aspectos técnicos de um trabalho.
Também deve oferecer educação sobre maneiras de se manter comprometido e produtivo, ensinando como atingir a atenção plena moderna no trabalho.
Liderança e desenvolvimento gerencial
Empresas bem-sucedidas em manter baixas as taxas de rotatividade normalmente têm uma cultura empresarial mais saudável e um resultado final mais forte.
E para manter os melhores e mais inteligentes, a organização precisa fornecer um caminho para o avanço ascendente. Em outras palavras, para manter os colaboradores engajados, você deve fornecer oportunidades de promoção.
Mas, para avançar, eles precisam adquirir e aprimorar um conjunto de habilidades de liderança. É aí que entra o desenvolvimento de liderança e gestão.
Os treinamentos empresariais para futuros líderes abordam princípios fundamentais, como:
Autenticidade e a autoconsciência;
Comunicação eficaz e habilidades positivas de pessoas;
Colaborar e compartilhar com os outros;
Prever, estabelecer metas, entender riscos e saber quando agir;
Comunicação com clientes.
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Especialistas em atendimento ao cliente precisam de treinamento. Sua linha de trabalho lida especificamente com questões de clientes, reclamações e feedback. Sem um roteiro e um conjunto de regras, eles rapidamente se tornarão sobrecarregados.
Alguns especialistas argumentam que todos os colaboradores podem, de fato, se beneficiar do treinamento de atendimento ao cliente, pois a forma como uma empresa trata os clientes diz muito sobre sua cultura, reputação e operações.
Se um profissional de marketing não sabe o que os clientes realmente querem, não poderá criar uma campanha na Web segmentada.
Se o CEO está muito distante do atendimento ao cliente na linha de frente, não poderá tomar decisões sobre novas iniciativas e estratégias de marca.
Ética no local de trabalho e anti-assédio
Os colaboradores em todos os níveis se beneficiam de um treinamento de ética eficaz, desde os estagiários aos mais altos executivos.
A cultura da empresa depende da segurança e comunicação produtiva no local de trabalho. Certifique-se de que seu departamento de Recursos Humanos esteja equipado para liderar sessões regulares de treinamento sancionadas nessa área.
Os líderes podem verificar a compreensão durante os treinamentos empresariais de conformidade com uma atividade de aprendizado interativo.
Fazendo perguntas de maneira incremental durante toda a sessão e permitindo que os participantes respondam usando seus dispositivos móveis, os instrutores podem avaliar quão bem os participantes estão absorvendo os conceitos.
Os instrutores também podem apresentar situações hipotéticas por meio da modelagem de decisões, que testa os grupos sobre o curso de ação que eles tomariam se confrontados com um cenário.
Procedimentos gerais de segurança e emergência
Um incêndio não é o momento de descobrir que sua empresa esqueceu de treinamento de segurança e emergência.
Ter um tempo para cobrir uma ampla visão geral de segurança e proteção pode realmente salvar vidas. Certifique-se de que seus colaboradores, especialmente os líderes, saibam seus papéis durante uma emergência.
Protocolos de segurança cibernética
Você sabia que colaboradores negligentes são, na verdade, a principal causa de violações de dados para pequenas e médias empresas?
Investindo em treinamento de noções básicas de segurança cibernética é possível evitar um ataque que irá lhe custar muito caro.
Duas áreas principais a serem cobertas: definir senhas fortes e evitar tentativas de induzi-lo a fornecer informações pessoais, como números de contas bancárias, senhas e números de cartão de crédito, através da abertura de links ou arquivos contaminados.
Treinamento de habilidades técnicas
Esse tipo de treinamento envolve ensinar aos colaboradores as habilidades necessárias para desempenhar com precisão e eficiência suas funções.
As habilidades técnicas são frequentemente chamadas de “habilidades duras”. Essas habilidades são específicas do trabalho, em oposição às habilidades sociais, que são transferíveis para outras funções.
Habilidades técnicas são normalmente fáceis de observar, quantificar e medir. Os tópicos de treinamento técnico podem incluir operação de máquinas, aplicativos de tecnologia, produtos, procedimentos de segurança e técnicas de vendas.
Treinamento de habilidades leves
Esse tipo de treinamento envolve ensinar aos colaboradores as habilidades interpessoais que os ajudarão a realizar seu trabalho de maneira mais eficaz.
Habilidades leves são atributos pessoais que melhoram a capacidade de um indivíduo interagir com os outros. Ao contrário das habilidades técnicas, que tendem a ser específicas para uma determinada função de trabalho, as habilidades virtuais são interpessoais, transferíveis e amplamente aplicáveis em outras funções e setores de trabalho.
Os programas de treinamentos empresariais desse tipo podem incluir comunicação, escuta ativa, dar feedback, resolver problemas, resolver conflitos, tomar decisões, planejar, delegar, treinar e motivar. Essas habilidades são tipicamente mais difíceis de observar, quantificar e / ou medir.
Treinamentos empresariais internos vs. treinamentos externos
O treinamento interno é quando as empresas usam seus próprios recursos, como colaboradores, materiais, salas, etc. O treinamento pode ser ministrado por instrutores da equipe, lideranças ou colaboradores experientes.
Treinamento externo é quando as organizações contratam uma empresa especializada para realizar o treinamento, que pode acontecer no próprio local de trabalho ou fora dele, como os seminários, workshop ou conferências.
Treinamento no trabalho
Esse tipo de treinamento é quando o colaborador é treinado enquanto está desempenhando suas funções regulares. Isso pode ser conseguido fazendo com que ele observe um trabalhador mais experiente realizar suas atividades.
No entanto, esse tipo de treinamento também pode incluir coaching, mentoring, projetos especiais ou rotação. Neste último, os colaboradores podem experimentar novas habilidades em situações reais, trocando de funções com seus colegas..
Outras formas estão aumentando em popularidade, incluindo ensino à distância, auto estudo, treinamento baseado em computador ou aprendizado combinado.
Treinamento com instrutor
O treinamento ministrado por instrutor é o tipo tradicional de treinamento de colaboradores que ocorre em uma sala de aula, com um professor apresentando o material.
Este pode ser um método altamente eficaz de treinamento, especialmente para tópicos complexos. Os instrutores podem responder a perguntas específicas dos colaboradores ou encaminhá-los a outros recursos.
O método permite que instrutores altamente qualificados combinem o nível e o estilo de treinamento com os colaboradores da sala.
No entanto, o treinamento ministrado por instrutor tem algumas desvantagens, incluindo custo e tempo para implementar.
eLearning
O eLearning, é um treinamento que conta com vídeos, testes e cursos on-line. Os colaboradores podem fazer seu treinamento em sua mesa ou em computadores fornecidos pela empresa.
É um dos tipos mais fáceis de treinamento a ser implantado em populações maiores, especialmente para colaboradores remotos ou com altas taxas de rotatividade.
Com jogos interativos, testes, vídeos, atividades ou até mesmo componentes gamificados, também pode ser um grande passo para manter os colaboradores envolvidos com o treinamento.
Naturalmente, o eLearning também tem seus próprios desafios. Sem uma sólida estratégia de design instrucional por trás, os gráficos e elementos visuais que tornam o eLearning divertido também podem torná-lo enganoso ou rapidamente desatualizado. Mantê-lo atualizado também é uma prática recomendada.
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