Existem muitas maneiras de aprimorar seu negócio mas é útil compreender que pequenas empresas estão economizando com importações e encontrar soluções ágeis para seu nicho de atuação. No ano passado, os custos de envio dispararam, pois a inflação e os altos preços dos combustíveis em todo o mundo pressionaram a indústria de transporte. Essas despesas gerais rapidamente fluíram para as pequenas empresas, que, com acesso mais limitado a recursos, orçamento e mão de obra, sentiram o aperto mais forte do que a maioria das grandes corporações.
As importações são altamente regulamentadas, portanto, a princípio, pode parecer que há pouco espaço de manobra quando se trata de diminuir os custos. Algumas empresas empreendedoras estão lançando inovações no mercado há vários anos, é possível focar em uma abordagem econômica e, ao longo do caminho, encontra-se dicas que vale a pena compartilhar e que podem ajudar pequenas empresas que importam mercadorias do exterior a economizar alguns dinheiro.
Dicas de como pequenas empresas podem economizar com importações
Licenciar e produzir onshore
A melhor maneira de economizar dinheiro com importações é não importar nada. Dependendo do tipo de mercadoria que você vende, pode ser altamente benéfico licenciar as patentes e, em seguida, encontrar um produtor local que possa criar o mesmo produto para você. Se você já possui patentes e tecnologia, esse processo é ainda mais fácil – basta encontrar um fabricante local e começar a criar.
O licenciamento funciona de várias maneiras. Você pode optar por licenciar as patentes e a tecnologia para fabricar um produto, mas também pode optar por licenciar a marca por trás do produto. Isso permite que você aproveite um nome de marca internacional e o reconhecimento do produto, ao mesmo tempo em que atrai uma base de clientes que cada vez mais deseja apoiar as empresas australianas comprando produtos fabricados localmente.
Concentre-se com um despachante aduaneiro
Embora isso envolva um desembolso financeiro inicial, trabalhar com um despachante aduaneiro que tenha um forte conhecimento do negócio pode ajudá-lo a identificar a melhor empresa de frete para suas necessidades, informá-lo sobre quaisquer subsídios fiscais disponíveis e planejar para que você não incorrer em multas ou taxas inesperadas. Ao garantir que seu processo de importação foi configurado corretamente, você provavelmente economizará muito dinheiro a longo prazo.
Junte-se a parceiros para dividir custos
Se você estiver importando uma pequena quantidade de estoque, entre em contato com outras empresas em sua rede para ver se mais alguém está enviando produtos do mesmo local. A parceria com outras empresas para enviar grandes quantidades combinadas de produtos reduzirá seus custos gerais. No entanto, esse processo pode se tornar complicado – você precisa garantir que está dividindo claramente as responsabilidades de cada negócio, para que nenhuma tarefa seja esquecida.
Compre em grandes quantidades
Infelizmente para as pequenas empresas, o resultado final é que é muito mais econômico enviar em grandes quantidades. Isso significa que os empresários devem ser criteriosos e importar produtos do exterior apenas quando for financeiramente viável fazê-lo. Algumas soluções a serem consideradas incluem ponderar o custo de importar grandes quantidades de produtos e depois armazená-los em terra, estocar gamas limitadas de produtos em quantidades maiores ou investigar a possibilidade de etiqueta branca de uma parte de seu estoque. Pode ser que uma dessas ideias faça mais sentido financeiro para sua empresa do que importar quantidades menores de um produto.
Os Prestadores de Serviços também conseguem aprimorar seus negócios aderindo aos estudos e conhecimentos específicos das importações, existem muitos cursos e vídeos do Sebrae que auxiliam e ajudam para que a economia e sustentabilidade do negócio seja benéfica e gere melhores resultados independente do nicho de atuação.