Ter uma vida profissional de sucesso, mudar de vida ou aprender uma nova profissão, solicitar apoio para essas mudanças ou pensar na possibilidade de se tornar um executivo sênior são alguns dos motivos que levam as pessoas a procurarem o coaching profissional.
A profissão de coach está em alta, tanto o coaching individual como o coaching em empresa.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pelo grupo LTM (Loyalty & Trade Management) dados apontam que mais da metade da população nacional, cerca de 56% dos trabalhadores estão insatisfeitos com sua ocupação atual e desejam mudar de emprego.
Pois bem, aqui está um artigo reservado para o coach profissional. Superprof destacou as profissões de coaching, incluindo: como começar a fazer coach e como encontrar seus primeiros clientes?
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Fazer uma análise de demanda em potencial é uma das etapas fundamentais para se tornar um coach profissional e encher sua agenda.
Isso ajuda a desenvolver sua estratégia de marketing, especialmente em momentos-chave da atividade: criar seu negócio, criar seu site, se promover nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.).
Conhecer as realidades e condições do “mercado” que visamos é crucial para não fracassar.
Mais e mais profissionais estão se preparando para fazer coaching profissional, seja como profissão liberal ou criando uma empresa (simples nacional, microempresário, empresa de consultoria, etc.).
Tornou-se, portanto, um mercado altamente competitivo, cuja segmentação e seus compartimentos econômicos e sociológicos devem ser conhecidos:
- Profissões que solicitam o serviço (empregados, profissões liberais, funcionários públicos, líderes empresariais, etc.),
- Idade do cliente (coach escolar, coach adolescente, coach adulto, coach sênior),
- O gênero (homens, mulheres, mães de família, mulheres empreendedoras, etc.),
- Os temas abordados (mudar de vida, gerir recursos humanos, gestão de carreira, gerir emoções, acompanhar mudanças, recuperar a autoestima, etc.),
- Questões pessoais (dor, traumas) e profissionais (frustração, estagnação, perspectivas de carreira),
- Os meios financeiros do “público-alvo”: quem pode pagar e o quanto pode pagar pelo coaching individual?
A má notícia é que a atividade de coaching profissional responde a uma estrutura de mercado muito competitiva, onde corremos o risco de nos encontrar na posição de aceitar valores, em vez de determinar valores.
Nós explicamos:
Quando entramos em um mercado que já existe, não temos escolha senão aceitar as regras do jogo e a inércia desse mesmo mercado, por isso devemos aceitar uma predominância dos valores médios.
Se, por outro lado, o coach pessoal conseguir encontrar o caminho em uma oferta ainda inexistente – o que é chamado de “nicho” – desde que não seja porque não haja público potencialmente solicitante, por isso estamos em uma boa posição para obter uma clientela sólida e sustentável.
Nesse nível, é o diferencial que prevalece sobre os demais profissionais: curso de capacitação em certificação, credenciamento possível, programa de formação específica, todas as habilidades profissionais que conferem sérias vantagens comparativas.
Para encontrar clientes, as parcerias são um excelente fornecedor de negócios: porque trabalhando para alguns primeiros clientes, eles podem trazer outros clientes e assim por diante.
Ao fazer coaching em empresa – assim como qualquer outra atividade em que o relacionamento é predominante – também é importante sempre garantir uma comunicação eficaz.
Não é porque nós encontramos 5 clientes regulares em sua atividade de coaching executivo que eles sempre estarão lá. Pelo contrário, o objetivo do coaching é ajudar a melhorar as práticas profissionais dos clientes, mas em um curto período de tempo, algumas semanas.
Nesse contexto, muitas vezes é necessário solicitar, refazer seu plano de comunicação, suas estratégias de marketing, se atualizar sobre as práticas profissionais no trabalho, sobre a prática gerencial, etc.
Por fim, um bom coach é aquele que mantém um forte relacionamento com seus clientes, e é por isso que geralmente recomendamos encontrar clientes, organizar seminários on-line, seminários ou participar de coletivas de imprensa.
Para o coach profissional, criar uma sólida rede de networking é essencial na hora de encontrar clientes.
Marketing pessoal, empatia, domínio e presença nas redes sociais… Todos esses são os novos valores que vão fortalecer o seu início de carreira!
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Diplomas para se tornar coach
Quais são as habilidades necessárias, precisamente, para exercer a profissão de coach profissional?
Tal como as condições e critérios para se tornar um professor particular, atualmente não existe legislação específica no Brasil sobre formação para a prática desta profissão.
Assim, quase todos (em idade de trabalhar) podem se autoproclamar coach profissional.
No entanto, um certo número de habilidades será obviamente esperado pelos clientes.
É fundamental conhecer o ambiente profissional com o qual se está lidando (mundo coorporativo, seu ambiente, seus problemas e aspectos). Por isso é necessário fazer uma formação consistente que possa legitimar a posição de coach e evitar possíveis golpes e falta de seriedade.
Em primeiro lugar, não há exigências quanto à graduação do profissional. Grosso modo, você pode ter se formado em qualquer área. O que conta nessa área, na verdade, são as especializações que você faz na área de coaching. E existem muitas!
Segundo o IBC, para escolher a melhor formação em Coaching, verifique se a instituição que você está pesquisando é acreditada pelas organizações mundiais de coaching.
O universo de coaching é regido por órgãos globais que direcionam parâmetros de excelência necessários para assegurar a credibilidade das formações que são disponibilizadas no mercado.
Recomenda-se também que coachs façam cursos e formações regularmente para se especializar e / ou se atualizar sobre as práticas profissionais atuais.
O processo de certificação pode, portanto, ser relativamente longo, mesmo que não haja realmente um diploma específico ou credenciamento emitido pelo Estado.
E sim, deve-se, no entanto, ser possível provar que se seguiu um certo número de horas de formação para comprovar a experiência de coach, e que é competente para fazer a análise das práticas profissionais.
Mais da metade dos coachs profissionais se formou em uma escola de administração, psicologia ou engenharia. Além disso, esses prestadores de serviços são especialistas em gestão de recursos humanos e / ou organização do trabalho na empresa.
Eles podem ser graduados em ciências sociais, ciências humanas, psicologia ou neurociência, ter mestrado ou doutorado: os perfis são muito heterogêneos.
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Quanto cobrar por suas aulas de coaching?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que, como as aulas particulares em casa (para aprender música ou idiomas vivos), o preço das sessões de coach profissional variam de acordo com um conjunto de critérios determinantes.
Para começar, a primeira variável que determina o preço das sessões é o nível de metas profissionais a serem alcançadas.
É fácil entender que entre progredir na atividade profissional ou aprender uma nova profissão, recuperar a autoconfiança, aprender comunicação não violenta ou administrar a arte de falar em público, etc., não é exigido o mesmo nível de coaching pessoal.
A profissionalização dos serviços pessoais e a alta concorrência no mercado de coaching pode enganar: não é porque há muitas pessoas para oferecer um serviço que o preço desse serviço deve vai cair.
Em outras palavras, o coaching profissional envolve um alto nível de especialização e experiência, mas as habilidades necessárias para obter sucesso profissional são frequentemente pagas a um preço alto.
Logicamente, o preço depende do tipo de coaching: coaching individual, coaching executivo, coaching em empresas, coaching de mudança de carreira, etc.
Então, cada praticante aplica sua própria tarifa, já que a profissão de coach profissional não é regulamentada oficialmente.
Em essência, todos podem se estabelecer por conta própria como consultor ou coach profissional.
Outro parâmetro que faz o preço variar: a experiência do coach, a expertise e as ferramentas de coaching utilizadas para que os clientes atinjam seus objetivos.
A trajetória acadêmica, os cursos de especialização e os diplomas do coach são decisivos para encontrar os seus primeiros clientes, no caso de um coach profissional que está começando.
E também há muitos temas relacionados a esse negócio, objetivos que exigem um nível maior ou menor de requisitos e, portanto, um preço maior ou menor:
- Life Coaching,
- Coaching de gestão de conflitos,
- Coaching em gestão de recursos humanos,
- Desenvolvimento de carreira e gestão de carreira,
- Coaching de gerenciamento de estresse,
- Coaching de saúde,
- Coaching de expressão oral
- Coaching de desapego
- Coaching de relações humanas.
- …
Por fim, a questão da modalidade das sessões surge como um determinante na hora de definir a tarifa: um coaching pelo telefone custará menos do que um acompanhamento presencial nas dependências de uma empresa.
Como preparar sua sessão de coaching?
A primeira sessão é sempre a vencedora no quesito “apreensões”.
O papel principal do coach pessoal é criar uma relação de confiança na qual o cliente possa transmitir todas as informações necessárias para resolver seus problemas.
Pode haver problemas relacionados à esfera emocional, que remetam a traumas ou dores familiares ou ainda a barreiras psicológicas.
Assim, o coach deve ser empático, ouvir ativamente o seu cliente e, acima de tudo, nunca julgá-lo em nada.
Para tirar seu cliente de sua zona de conforto e ajudá-lo a atingir seus objetivos, o coach deve ser capaz de fazer um bom questionamento: fazer as perguntas certas ajuda a esclarecer, ampliar um campo de visão, mudar a perspectiva, etc.
Saiba que isso não é improviso: isso é teoria, aprendemos esses pilares do coaching em escolas de formação, como a ICF, a International Coach Federation.
É uma questão de saber como fazer girar a chave, e de permitir que o cliente encontre as soluções por conta própria.
Em segundo lugar, o coach desempenha um papel de liderança na avaliação da validade e viabilidade das estratégias previstas: aprender a falar mais no trabalho, ou se passar por um conciliador, ajuda, por exemplo, no desenvolvimento da carreira por para confrontar os outros.
Utilizar um conjunto de técnicas e ferramentas de coaching para realizar uma supervisão eficaz: para facilitar esse despertar, o coach estabelece as regras de como responder ao questionamento (pela programação neuro linguística (PNL), a abordagem sistêmica, a análise transacional, etc. .).
Por fim, podemos dizer que estas são as principais fases do processo de coaching nas empresas, e que os resultados vão depender do comprometimento do coach e dos seus clientes em fazer o seu melhor para conquistar plenamente seu estado desejado e o sucesso que a organização buscava ao contratar este serviço para seus profissionais e líderes.
Fonte: Superprof