O fracasso é assustador. Quando você se esforça em um projeto, conta a inúmeras pessoas sobre ele e passa noites sem dormir tentando ter sucesso, a derrota pode ser esmagadora. Mas se você está constantemente com medo de um resultado negativo, por que se preocupar em perseguir qualquer coisa?
Seu emprego dos sonhos pode estar fora da mesa porque o esforço parece sem sentido se você falhar. Você pode terminar um relacionamento promissor porque teme a dor se não der certo. Em ambos os casos, o potencial de um resultado ruim pode impedi-lo de buscar algo bonito.
Seja no trabalho ou na vida, é normal se preocupar se as coisas vão dar certo. Na verdade, de acordo com essa pesquisa com mais de 1.000 pessoas, as pessoas têm mais medo de falhar do que de aranhas, de ficar sozinhas em casa e até de fantasmas.
Mas a ansiedade pode se tornar debilitante se você deixar. É importante estar atento aos seus medos e reformulá-los para que eles não afetem negativamente sua vida.
Aqui está o nosso guia para ajudá-lo a superar o medo do fracasso.
Chegando a um acordo com seu medo do fracasso
O medo de falhar, clinicamente conhecido como atiquifobia , é difícil de identificar. Ela se manifesta através de comportamentos subconscientes e padrões de pensamento invisíveis para você.
E, para complicar ainda mais, esse medo é uma profecia auto-realizável: você tem tanto medo do fracasso que ele se torna o único resultado possível. Muitas vezes é acompanhado por uma mentalidade fixa e pensamentos negativos automáticos . Essa negatividade prejudica sua confiança e aumenta a dúvida .
Então, quando você inevitavelmente fica aquém, você confirma a si mesmo que seu medo é válido.
Vamos usar uma entrevista de emprego como exemplo. Se você não se incomoda em comparecer porque tem medo de falhar, simplesmente garante que nunca conseguirá o emprego. Você então tenta validar sua escolha convencendo a si mesmo de que não merecia ou não foi capaz de ter sucesso em primeiro lugar.
E assim o ciclo continua.
A chave para quebrar esse padrão é reconhecer seus comportamentos. Veja se alguma delas combina com você:
- Relutância em experimentar coisas novas. Projetos desafiadores ou outros empreendimentos não valem a pena para você se você tem medo de falhar.
- Auto-sabotagem . Você procrastina a busca de seus objetivos ou se sente paralisado de ansiedade pelo progresso.
- Baixa auto-estima , autoconfiança e insegurança. Você não acredita que pode alcançar seus objetivos, então nem tenta. Ver pessoas de sucesso nas mídias sociais te enche de pavor, porque você nunca alcançará o que elas têm.
- Perfeccionismo. Se você não pode fazê-lo perfeitamente, por que se preocupar? Você só está disposto a tentar se achar que pode atender aos seus altos padrões.
- Pensamentos negativos. Quando confrontado com um desafio, sua cabeça está cheia de conversa interna negativa.
Se algum deles ressoar, não é tarde demais para fazer algumas mudanças. Mas isso é mais fácil dizer do que fazer.
Reconhecer seu medo pode ser assustador por si só. A ansiedade se torna tão familiar que se apegar a ela parece mais seguro do que lidar com seus sintomas subjacentes. Muitas vezes, pode ser um sinal de vergonha, depressão, ansiedade ou baixa auto-estima – todos os quais podem ser difíceis de enfrentar. Vale a pena conversar com um profissional de saúde mental se precisar de ajuda para lidar com essas condições.
Em casos mais leves, porém, aprender a reformular seus pensamentos pode ajudar. Não subestime o poder do pensamento positivo .
Comece fazendo a si mesmo estas 4 perguntas
Da próxima vez que sentir medo, respire fundo e escreva seus pensamentos em um diário. Você pode usar estas perguntas para estimular uma maneira diferente de pensar:
- Do que eu realmente tenho medo? Anotar seus medos pode torná-los menos avassaladores. Os problemas tendem a parecer muito menores na página.
- Por quem estou lutando? Às vezes, seu medo o impede de ajudar as pessoas com quem você se importa. Lembrar-se disso pode lhe dar o empurrão que você precisa.
- Qual é o pior que poderia acontecer? O pior cenário pode não ser tão ruim quanto você pensa. Em muitos casos, o fracasso não muda muito sua situação atual, então o que você tem a perder?
- E se eu tiver sucesso? Pense em como sua vida melhoraria se você seguisse adiante. Lembre-se por que você entrou nisso em primeiro lugar.
Ler suas respostas pode ajudá-lo a identificar seus medos, padrões de pensamento e crenças limitantes que você não conhecia antes. Também pode fazer você se sentir menos sobrecarregado, permitindo que você examine seus medos objetivamente e planeje um curso de ação.
Depois de escrever seus pensamentos, trabalhe com gestores qualificados para descompactá-los. Nossos treinadores podem ajudá-lo a reformular seus medos para que eles não tenham mais poder sobre você.
Como superar o medo do fracasso: 7 dicas
Uma coisa é identificar seus medos; outra é superá-los. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.
1. Aceite que o fracasso é normal – e pode ser uma coisa boa
Há uma razão pela qual a expressão “fail fast” ganhou popularidade nos últimos anos. Os líderes empresariais sabem que aceitar o fracasso faz parte do sucesso. Cada erro é um trampolim para um objetivo maior.
Ninguém começa um negócio com a intenção de fracassar. Mas, se as coisas derem errado, é melhor que aconteça rapidamente. Quanto mais cedo acabar, mais cedo você poderá aprender com seus erros e seguir em frente.
2. Adote a mente de um iniciante
Há uma primeira vez para tudo. Adotar a mente de um iniciante é abordar novos desafios com curiosidade e pensamento positivo, em vez de medo. Olhe para cada situação como uma experiência de aprendizado e dê a si mesmo permissão para não ser um profissional imediatamente. Até Michael Jordan praticou antes de se tornar uma história de sucesso.
Se você é perfeccionista , provavelmente deseja ter sucesso em sua primeira tentativa. Mas esta é uma expectativa irrealista. Você encontrará obstáculos, e tudo bem. Dois pequenos passos para frente e um passo para trás ainda é um resultado líquido positivo.
3. Converse com alguém em quem você confia
Quando você está preso em sua própria cabeça, pensar demais e sobrecarregar pode entrar em ação. Conversar com alguém em quem você confia pode ajudar a lançar uma nova luz sobre sua situação – seja um amigo, mentor, membro da família ou terapeuta. Conte a eles sobre seus medos e ouça o feedback deles. Eles podem mudar a forma como você vê as coisas.
4. Dê a si mesmo mais opções
Quando você está preocupado com uma situação, é fácil se fixar em um possível resultado negativo. Mas até que você tenha passado por isso, você não sabe como a história termina. Você não pode prever o futuro. Considere a possibilidade de que as coisas saiam melhor do que você pensa.
Use suas habilidades de visualização para imaginar vários finais possíveis. Esse novo projeto pode levar a novas conexões no setor, um relacionamento mais profundo com seu chefe e equipe ou mais conhecimento sobre seu campo. Ou (e esta é a melhor opção de todas), você pode derrubá-lo do parque. Até que tudo seja dito e feito, tudo é possível.
5. Lembre-se do custo de não tentar
Nas palavras da lenda do hóquei Wayne Gretzky: “Você erra 100% dos arremessos que não acerta”.
Viver com medo tem um custo. Se você nunca tentar nada, pode perder algumas das grandes oportunidades da vida. Lembre-se de que tentar e falhar muitas vezes é melhor do que não tentar.
6. Ajuste em tempo real
Nada é gravado em pedra. Se você tentar algo e não for o que esperava, poderá fazer alterações. Você pode pedir demissão de um emprego do qual não gosta mais, pedir ajuda quando estiver sobrecarregado ou estender o prazo se precisar. Enquanto você estiver disposto a se adaptar , você nunca estará realmente preso a uma decisão.
7. Tenha medo, mas faça assim mesmo
Seu medo pode nunca realmente ir embora, e tudo bem. Isso não significa que você tem que deixá-lo controlar você. Se bravura significa progredir sem medo, coragem significa fazê-lo apesar do medo. Seja corajoso, e você ficará surpreso com o que pode realizar.
Vencer o medo do fracasso no trabalho
Dependendo da sua carreira, o trabalho pode ser uma pressão particularmente alta. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a vencer o medo no local de trabalho.
1. Identifique os benefícios de falhas passadas
Muitas experiências negativas têm benefícios ocultos, mesmo que você não os veja instantaneamente. Dê uma olhada nos erros anteriores e como eles o influenciaram. Talvez um erro de digitação embaraçoso o tenha tornado mais detalhista ou um prazo perdido o tenha tornado mais eficiente. Essas experiências podem ter doído, mas você perseverou. Você aprendeu com esses fracassos ; você também pode aprender com os futuros.
2. Encare isso como um desafio
Quando há um risco de falha maior do que o normal, veja o desafio que é. Esta é uma oportunidade para testar suas habilidades de uma maneira que você nunca fez antes.
Sair da sua zona de conforto é um trabalho árduo e pode ser estressante no começo – mas nem todo estresse é ruim . Algumas pessoas temem o sucesso porque significa mudança. Mas se você estiver à altura da tarefa, poderá ativar o eustress e se envolver em alguns dos melhores trabalhos que já fez.
3. Seja gentil consigo mesmo
Se as coisas não acontecerem do seu jeito, lembre-se de ser gentil consigo mesmo . O auto cuidado é de vital importância quando você não atende às suas próprias expectativas. Vá para casa, tome um banho, vá para a academia – o que você precisar para aliviar o estresse antes de voltar para aquele cavalo.
A aceitação é fundamental
Ninguém gosta de cometer erros. Na melhor das hipóteses, eles são embaraçosos. Na pior das hipóteses, eles afetam os membros de sua equipe ou entes queridos. Mas são inevitáveis. Você pode perseguir a perfeição o quanto quiser, mas errar é ser humano. O momento em que você para de cometer erros é quando você para de crescer em sua vida e carreira.
É claro que nem todo risco vale a pena correr – você não quer entrar em uma situação que cause danos mentais ou físicos. Mas muitas das oportunidades da vida envolvem um desafio saudável.
Aprender a superar o medo do fracasso é mais fácil falar do que fazer. Mas acreditamos que você pode fazer isso – e estamos animados para vê-lo prosperar.