Dicas de como vender de forma online
Se você deseja começar a trabalhar com vendas online ou pretende criar um canal digital para a sua loja física ou negócio de Prestação de Serviços, saiba que existem inúmeras possibilidades de tornar o seu sonho real. Em um primeiro momento, a estrutura de um e-commerce pode ser inviável para quem está começando. Nela, você precisará de programadores, serviços de hospedagem e demais ferramentas e profissionais que podem tornar a sua empreitada um desafio financeiro.
As redes sociais, por exemplo, podem ser ótimas para divulgar seus produtos e estreitar laços com novos clientes. Conheça algumas opções de como iniciar as vendas online sem uma loja virtual complexa. Confira:
Redes sociais
Atualmente, ferramentas como Facebook e Instagram, já possuem a funcionalidade de cadastrar produtos e criar uma loja virtual dentro da própria plataforma. Dessa forma, você cadastra seus itens, adiciona descrição, valores, variações de cor e tamanho e pode marcar esses itens nas suas fotos ou enviar o link para seus clientes. Ao clicar em “comprar” o usuário é direcionado ou para o seu e-commerce ou para a sua caixa de entrada e pode te enviar uma mensagem.
É preciso ficar atento pois, diferente de um site exclusivo de vendas online, o Instagram e o Facebook não se responsabilizam pelas transações de vendas. Ou seja, eles não fornecem meios de pagamento para que a compra inicie e termine na plataforma. Embora o fechamento da compra fique em segundo plano, as redes sociais são um dos melhores meios para divulgar a sua loja.
Utilizando a ferramenta de Compras do Instagram, por exemplo, ao publicar uma foto você pode marcar os produtos presentes na imagem. Dessa forma, o seu público consegue ver o que você tem disponível e os valores desses itens. O cliente pode finalizar um pedido via mensagem direta ou mesmo no WhatsApp Business.
O importante nesse caso é ficar atento para as novas mensagens que chegam na sua caixa de entrada. Evitar atrasos para resposta e, se possível, agendar mensagens automáticas podem auxiliar você na conversão desse cliente. A partir desse momento você precisa levar em consideração o seguinte dilema: as peças adquiridas serão enviadas via correios e/ou o cliente irá retirar o pedido na sua loja física?
Essa informação é importante para que um cliente de outra cidade não fique sem o produto que ele tanto deseja, caso você não realize o envio. Como sugestão é que você verifique a disponibilidade da equipe para preparar e despachar esses pedidos. Isso inclui a compra de caixas, um período dedicado a embalagem e o estudo da logística, além é claro, de negociar o valor do envio durante a venda do produto. No site dos Correios, você consegue ter uma noção de quanto o serviço custará.
Mercado Livre
O Mercado Livre é uma plataforma online em que você pode exibir seus produtos para venda. Nele você cria um cadastro, preenche todos os dados pessoais e bancários, cadastra produtos e realiza vendas.
Você não tem custo para utilizar o site, exceto quando deseja patrocinar seus anúncios para que eles apareçam nas primeiras posições. Um dos diferenciais deste serviço é o contato com os clientes e possíveis clientes. Ao anunciar um produto, junto com as informações técnicas, fica uma caixa para perguntas. Desta forma, a pessoa interessada em adquirir aquele produto consegue tirar dúvidas sobre o uso, sobre os itens que compõe o produto. Após finalizar a venda, você consegue dar continuidade no atendimento com um chat interno.
As informações de pagamento e de envio do produto, também são fornecidas pela empresa. Sendo assim, você tem mais segurança para receber pelos produtos vendidos e mais facilidade para enviá-los. Essas facilidades, auxiliam não só quem vende, como também quem compra. Com políticas para devolução de produtos e trocas bem definidas, o cliente se sente mais seguro em adquirir os produtos por este meio. Mas o vendedor também deve fazer a sua parte, responder as perguntas com rapidez e respeitar o limite para envio do produto fazem a sua reputação subir na plataforma, ou seja, mais destaque a para sua loja.
O sistema próprio de pagamentos utilizado é o Mercado Pago que oferece excelentes condições aos usuários, inclui um Cartão que apoia suas ações e disponibiliza formas adicionais para geração de boletos, links de pagamento entre outros.
Catálogo Digital
Catálogos vêm sendo usado há décadas por empresas de diversos segmentos. Ele consiste numa lista, organizada, com intuito de agrupar aquilo que você oferece para o seu cliente. Um catálogo virtual nada mais é que uma forma otimizada dessa ferramenta, diminuindo custos de impressão e distribuição e levando os seus produtos através da internet a mais pessoas.
Você pode criar um catálogo digital com fotos, descrição, preço e com informações sobre como o seu produto pode ser adquirido. Sempre visando a interatividade do cliente, quanto mais informação ele conseguir sobre seu produto, mais interessado ficará em adquirir. Um catálogo digital serve para levar até ele o que você pode fornecer.
Com um catálogo digital você remove as barreiras físicas da sua loja e consegue levar seus produtos a qualquer lugar, sem custos de impressão ou transporte. As opções de divulgação são muito amplas, podendo ser:
- Redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp…)
- Plataformas de negócios como o Tá Contratado
- Disparo de e-mails
- Seu site
- Aplicativos
- Anúncios online
É importante que você mantenha todas as informações atualizadas, desta forma seu público sempre verá ofertas e informações atuais. Uma exibição precisa do que você está vendendo, reduz desentendimentos e economiza tempo. E o melhor, com o catálogo digital você economiza dinheiro, pois não precisa imprimir uma nova unidade toda vez que atualizar um preço ou adicionar um novo item à venda.