Como a tecnologia pode ser usada no setor de Serviços
O setor de serviços precisou se reinventar de forma ágil nos últimos meses. São vários desafios para manter o consumo e necessidade de realização de melhorias em segmentos diversos que estão impulsionando a busca por tecnologia para otimizar suas soluções.
A evolução não fica presa apenas aos lugares de Tecnologia da Informação ou desenvolvimento de produtos, a prestação de serviços também é uma área com enormes possibilidades para alavancar os resultados a partir de soluções modernas.
Qual ferramenta pode impulsionar os negócios? Quais detalhes devem ser levados em consideração? Confira como usar a tecnologia para otimizar suas soluções e aumentar o faturamento dos negócios.
Setor de Serviços no Brasil
De acordo com o IBGE, o setor de serviços no Brasil é composto por subsetores. Eles são definidos por: serviços prestados às famílias, serviços de comunicação e informação, serviços administrativos, de transportes e serviços auxiliares, e outros.
Um dos grandes responsáveis pela saúde do PIB nacional, os serviços também precisaram acompanhar tendências tecnológicas para oferecer experiências e soluções mais produtivas e eficientes para a população.
Segundo dados do Governo de São Paulo, o Poupatempo realizou mais que o dobro de serviços online, 5,1 milhões, em comparação aos atendimentos presenciais, com 2,3 milhões. Os dados são para exemplificar que, muitos serviços, antes inimagináveis de serem realizados digitalmente, já são uma realidade na vida dos consumidores.
O contexto do segmento está ligado ao aumento na utilização da internet, a conectividade e a procura por facilidades na hora dos consumidores procurarem solucionar problemas ou adquirem serviços.
Conheça os principais pilares para otimização de soluções na área de serviços a seguir.
Atendimento Omnichannel
Muitas vezes, os serviços são serviços intangíveis, onde o consumidor não consegue tangibilizar ou ver o produto para decidir entre um e outro. Neste caso, desafios diferentes surgem para conquistar a atenção do público.
Apesar das particularidades, eles são essenciais para atender as necessidades dos clientes, tornando as interações e a experiência do consumidor fundamentais para o sucesso da empresa.
O atendimento omnichannel permite que você atenda seu cliente onde ele preferir. Ampliar as possibilidades de contato com os clientes é uma excelente estratégia para atrair, reter e fidelizar, independente da etapa em que a sua persona esteja na jornada de compra.
A integração de canais oferece mais facilidade, agilidade e redução de custos nas empresas. Hoje, facilmente, um cliente pode solicitar um orçamento por uma rede social, enviar um e-mail pedindo mais informações e solicitar a prestação de serviços pelo telefone. Dentro disso, o atendimento omnichannel preenche uma lacuna e evita que existam rupturas na experiência do cliente.
Inteligência Artificial (AI)
Quem trabalha diariamente no setor de serviços pode lidar com o desafio de atender milhares de chamados ao mesmo tempo. Com isso, a inteligência artificial pode solucionar o problema e agilizar a performance do negócio.
Falar de inteligência artificial também é refletir sobre o futuro do trabalho. Dentro do setor de serviços, a automação pode eliminar as relações pessoais próximas mas, incentiva o aumento da atenção ao trabalho, capaz de gerar uma variação nos tipos de serviços oferecidos.
Através da tecnologia, as máquinas conseguem realizar tarefas e otimizar os processos, sem necessidade de muitos profissionais envolvidos. Ela se inspira no processo de aprendizado humano para criar as melhores conexões, semelhantes ao que nós temos como experiência ou até mesmo como expectativa de um excelente meio de comunicação.
Armazenamento em Nuvem
Através da computação, é possível armazenar uma infinidade de dados em nuvem, sem necessidades de alto investimento em computadores e profissionais especializados. A necessidade de garantir proteção aos dados dos clientes, principalmente com a entrada da LGPD em vigor no Brasil, torna ainda mais interessante o uso de tecnologia para otimizar suas soluções de armazenamento de dados físicos ou digitais dos clientes.
Os sistemas ERP também podem ganhar mais eficiência utilizando a tecnologia. Imagine que a sua equipe de prestadores de serviços sai para realizar uma manutenção externa, com o armazenamento em nuvem é possível acessar dados de onde estiver, até mesmo sem conexão com a internet.
A redução de custos com equipamentos e segurança de dados é muito interessante para um segmento que precisa se desenvolver, mesmo sem grandes investimentos.
Canais de Vendas
Os canais de vendas não são mais os mesmos e basta uma análise rápida sobre as últimas aquisições para entender isso. Muitas mudanças ocorreram com os clientes que procuram empresas para fechar negócios.
Para não perder nenhuma venda, é preciso contar com as melhores ferramentas disponíveis no mercado e elas vão desde softwares até computadores e notebooks desenvolvidos para suprir tais necessidades.
Canais de vendas online e físico se integram. Representantes comerciais ou atendentes de telemarketing devem ser treinados para fornecer todas as informações necessárias para o fechamento de negócios ou solucionar problemas de quem interage. Esteja preparado para ter uma presença que utilize canais combinados para aumentar os lucros e um espaço competitivo no mercado.
Tecnologias para Setor de Serviços
Muitas são as funcionalidades para empresas que desejam otimizar suas soluções. Mas, para isso, é preciso contar com tecnologias desenvolvidas para operar com eficiência.
Para ter uma estratégia omnichannel ou começar a utilizar o armazenamento em nuvem, os empreendedores de um segmento tão importante para o país precisam analisar os itens disponíveis no mercado que se desenvolvem para atender tais áreas.