Quer mais clientes online? Considere otimizar seu site.
Aqui estão oito coisas que todo site de pequena empresa precisa. Claro, haverá exceções, mas esta lista deve se aplicar à maioria de vocês.
Vamos conferir.
1. SEO
Seu site precisa estar visível online, caso contrário, todas essas outras etapas podem ser inúteis. SEO = Otimização para mecanismos de busca. É um termo genérico para as coisas que você pode fazer para ajudar um site a ser encontrado em um mecanismo de pesquisa. Neste caso, estou focando no Google. Os fundamentos incluem:
- Pesquisa de palavras-chave.
- Otimização de cada página relevante do site (por exemplo, meta título, meta descrição, densidade de palavras-chave, estrutura de URL, imagens, tags de cabeçalho, etc).
- Velocidade rápida do site.
- Design responsivo (por exemplo, fica ótimo em desktop, celular e tablet).
- Links (internos e externos).
- Autoridade de domínio.
- Conteúdo de alta qualidade (e relevante).
- Envio do mapa do site e sincronização com o Google Search Console.
Há muitas outras coisas que você precisa fazer, mas esse é um bom lugar para começar.
2. Clareza
O que você faz? E como as pessoas começam? Certifique-se de que isso esteja claro. As pessoas devem obter essas informações quando a página for carregada. Eles não deveriam ter que ir procurá-lo. Considere adicioná-lo ao seu herói da página inicial. E outras áreas de destaque em seu site. O herói geralmente está abaixo do cabeçalho.
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3. Chamada à ação (CTA)
Seu site precisa de um CTA. O que você quer que as pessoas façam? Ligar? Envie uma mensagem? Marcar uma consulta online? Comprar um produto? Participar de uma lista de e-mail? Descubra isso e deixe claro. Em seguida, certifique-se de que o CTA esteja em uma posição de destaque (por exemplo, cabeçalho e herói). E faça do CTA um botão clicável.
4. Navegação fácil
As pessoas podem encontrar o que precisam em seu site? Você pode? Peça aos seus amigos e familiares para lhe dar um feedback honesto.
Olhe para o seu Google Analytics. Todas as páginas do seu site estão recebendo tráfego? Se não, talvez alguns deles sejam difíceis de encontrar.
Todo bom site terá um menu no cabeçalho. Deve incluir as páginas mais essenciais. E um layout móvel deve ter uma opção suspensa “hambúrguer”. Considere adicionar itens de menu extras ao seu rodapé, adicionar uma função de pesquisa no cabeçalho e adicionar migalhas de pão a cada página.
5. Otimize suas páginas de serviço
Seu site pode ser classificado para vários serviços. Isso significa que as pessoas podem encontrar suas páginas de serviço no Google. Em outras palavras, você não precisa classificar sua página inicial para todos os seus serviços.
Sugiro escolher uma palavra-chave primária para cada página de serviço. E algumas outras palavras-chave secundárias. Em seguida, otimize essas páginas. (por exemplo, faça sua pesquisa de palavras-chave, responda a perguntas comuns e forneça informações úteis. Isso pode ajudá-lo a obter mais tráfego do site de clientes/clientes em potencial.
6. Pontos de Venda Exclusivos
O que te torna único? O que você pode fazer melhor do que seus concorrentes? O que seus clientes/clientes felizes dizem sobre você?
Descubra isso e deixe claro. Considere usar imagens para esclarecer isso (por exemplo, ícones). Você não precisa ser 100% único – a maioria das empresas não é – apenas se coloque no lugar de um prospect.
O que eles querem? Pense em coisas simples (por exemplo, toque pessoal, ótimas críticas online, boa comunicação, experiência, etc).
7. Prova social
A prova social é a ideia de que os consumidores irão adaptar seu comportamento de acordo com o que outras pessoas estão fazendo. Você tem boas avaliações online? (por exemplo, avaliações do Google de cinco estrelas). Alguém com autoridade disse algo positivo sobre o seu negócio? Você ganhou um prêmio de negócios? Sua empresa foi destaque na TV ou em um site popular? Demonstre isso em seu site, evitando depoimentos em texto simples (por exemplo, de e-mails) – é importante verificar de onde vieram seus comentários.
8. Páginas essenciais
A maioria das pequenas empresas deve ter estas páginas:
- Home/Início
- Sobre e/ou Equipe.
- Serviços
- Preços/Taxas/Custos
- Blog
- Contato.
Em relação ao preço, você não precisa listar seus preços. Bem, algumas empresas podem, mas a maioria não. Ainda vale a pena ter uma página de preços – você estará abordando o “elefante na sala”, e evitar o problema pode fazer as pessoas pensarem que você é muito caro.
O que você pode dizer sobre seus preços? Você oferece um orçamento ou consulta gratuita? Como as pessoas podem saber quanto são suas taxas? Você considera seu negócio caro? Existem “taxas ocultas” ou “custos de viagem”? Tente e resolva o problema.
Por outro lado, se você estiver feliz em listar seus preços e achar que isso ajudará, vá em frente, pois há algo poderoso em lidar com custos. Muitas vezes é a maior causa de ansiedade, medo e resistência. Quando isso for superado, os usuários do seu site estarão mais propensos a se tornarem clientes.
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