Você sabe por que a automação comercial é tão importante e essencial na rotina da sua empresa?
A busca pela eficiência máxima de processos e ganho de produtividade na execução de tarefas costuma ser algo constante na maioria das empresas atualmente. A transformação digital aparece como grande aliada nesse processo, afetando positivamente a gestão e, consequentemente, a lucratividade das empresas. Uma das iniciativas mais transformadoras, nesse sentido, é a automação comercial.
Seja qual for a rotina empresarial e os processos diários do seu negócio, toda operação gera uma infinidade de dados e informações que precisam ser otimizados e usados da melhor forma para, assim, gerar bons resultados para a empresa.
A automação comercial é muito importante nesse processo de digitalização, principalmente para o segmento do varejo. Ela é a principal responsável por automatizar as tarefas e garantir informações em tempo real e de qualidade para o bom andamento e resultado dos negócios.
O que é automação comercial?
Para explicar o que é automação comercial, podemos dizer que trata-se de um grupo de ferramentas tecnológicas e métodos de automatização de atividades que eliminam o trabalho manual e, consequentemente, possíveis erros e falhas na execução de processos.
É uma estratégia que os lojistas adotam, principalmente, para melhorar a estratégia e a execução dos seus processos organizacionais, e assim para alcançar melhores níveis de eficiência. Uma empresa digitalizada utiliza sistemas de automatização comercial: softwares operacionais que automatizam, padronizam e otimizam os processos para, assim, garantir mais agilidade e produtividade na gestão dos negócios.
Além de tudo isso, a automação comercial ainda ajuda a reduzir custos e despesas com retrabalho e permite que os gestores conheçam mais a fundo o seu negócio para tomar as melhores decisões, já que os dados são gerados em tempo real e com muito mais qualidade na informação.
Por que a automação comercial é importante para a empresa?
Além do que já mencionamos sobre a melhoria de processos e aumento de produtividade, também é importante ressaltar a eliminação de planilhas e outras formas de gerenciamento que são mais suscetíveis a erros e falhas humanas.
Tudo isso pode acarretar ainda em melhorias na agilidade do atendimento e no relacionamento, aumentando a satisfação do cliente, já que os lojistas passam a conhecer melhor quem está comprando e, dessa forma, gerar conteúdos mais assertivos para o seu público e vender mais e melhor.
Outro ponto importante é a automação de processos fiscais e contábeis, como a emissão de notas fiscais e o envio de documentos para o contador. Tudo isso deixa de ser uma burocracia e se torna um processo simples e integrado ao próprio software de automação do lojista. Gerenciamento de Representantes Comerciais, controle de Leads e visitas e muito mais.
A relação entre automação comercial e controle de estoque
O controle de estoque e inventário é um dos principais desafios de qualquer lojista, certo? Este é um dos processos que mais exige a atenção dos gestores, principalmente quando o estoque possui grande quantidade e variedade de produtos.
É totalmente necessário que os responsáveis por este processo conheçam a fundo o estoque de sua loja, para que assim, todos os ajustes sejam feitos em tempo hábil de evitar qualquer prejuízo que comprometa os seus resultados, como o excesso de compra de determinado produto ou a falta destes produtos em uma época de sazonalidade, por exemplo.
Com um software de gestão que realize um controle de vendas e estoque integrado e eficiente, é possível determinar o que comprar, quando e quanto comprar para atender a demanda do seu público, além de agilizar o processo inventário do seu estoque e garantir a segurança das informações geradas.
Portanto, um ERP é a solução ideal para controlar todas as movimentações de mercadorias, desde entradas, saídas, devoluções e até remessas de retorno, e assim, manter o estoque sempre atualizado e correto física e virtualmente.
Também não podemos esquecer das informações fiscais que são geradas diretamente pelo seu sistema de gestão e acrescidas ao seu SPED, para se manter sempre em dia com o Fisco.
Quais as vantagens da automação comercial?
Diversas vantagens da automação já foram citadas no texto, mas veja abaixo quantos benefícios a sua empresa ainda pode ter com um processo de automação comercial:
- Otimização de processos logísticos;
- Controle de estoque e inventário eficiente;
- Integração entre vendas e estoque;
- Redução de custos e retrabalho;
- Aumento na produtividade;
- Melhoria no relacionamento com os clientes;
- Faturamento automatizado e sem burocracia;
- Gestão financeira e empresarial em um só lugar,
- Integração com a contabilidade.
Um Prestador de Serviços precisa de automatização?
A automação comercial está diretamente ligada à tecnologia dos softwares de gestão integrados, principalmente em relação ao aumento da eficiência de processos e na automatização das tarefas para aumentar a produtividade e a agilidade da rotina do lojista.
Esqueça planilhas e outros métodos para controlar as suas vendas, financeiro, estoque, controle de fornecedores, e qualquer outro processo da sua loja.
Com uma automatização eficiente e que ofereça todas as funcionalidades necessárias para uma gestão completa, sua empresa ou negócio já pode se tornar mais competitiva e bem sucedida, com processos internos bem gerenciados e organizados.
Ou seja, o investimento em automação comercial é extremamente necessário para quem quer se destacar no mercado e se tornar um diferencial em gestão. A tecnologia se tornou a maior aliada do empresário atual e, se usada da maneira correta, pode trazer uma infinidade de benefícios para o seu negócio, seja ele qual for.