O primeiro passo é despertar o interesse da oportunidade potencial. É por isso que a atração é o ponto de partida e é caracterizada, por exemplo, quando um visitante faz uma pesquisa e entra no site da empresa. Como é uma fase mais geral, nem todo mundo que é atraído vai se tornar cliente.
A próxima fase envolve a conversão (ainda que não em vendas). Dentro da proposta de marketing digital, essa etapa é caracterizada pela geração do lead. É o que ocorre quando um visitante preenche um formulário no site, baixa um material gratuito ou pede um contato do time de vendas. Nessa fase, ainda há o aprendizado e a consideração sobre a decisão.
Se a abordagem comercial for adequada, o passo seguinte do marketing de atração é a concretização da venda. Nesse momento, o lead demonstra interesse máximo ao se tornar cliente pela compra do produto ou contratação do serviço.
O marketing de atração não acaba quando a venda é concluída. Na verdade, a intenção é relacionar e aproximar o contato, inclusive para gerar fidelização. Por isso, há a etapa de encantamento, marcada pelo pós-venda e por ações de manutenção dessa relação.