O primeiro passo para começar a fazer um bom marketing pessoal é conhecendo suas qualidades, seus limites, seu potencial, suas falhas e pontos fortes.Tenha momentos de reflexão só seus e encontre suas características.
Por mais que soe como preconceito, o mercado de trabalho e a sociedade ainda acreditam que a pessoa que está bem vestida é mais competente. Muitas empresas estão bem mais dinâmicas quanto ao estilo de seus funcionários, mas é essencial reconhecer quando se deve transmitir sua aparência pessoal e sua aparência profissional. Para ser notado, porém, não é necessário ser extravagante ou exagerar nas cores: estilo é o principal.
Ter uma rede de contatos é essencial para elaborar um marketing pessoal eficaz, e isso vale também para qualquer tipo de profissional. Por isso, dedique-se a manter seus contatos atualizados – parceiros, colegas de trabalho, mestres e instrutores, fornecedores, amigos e parentes, ex-empregados, etc.
Com tudo definido, é hora de trabalhar sua comunicação. Para isso, você precisa atender duas obrigações: saber transmitir suas ideias de forma eficiente e eficaz. Ou seja, de forma direta, transmitindo exatamente o que você quer dizer, e de uma maneira que o receptor compreenda o que você disse.
É importante saber exatamente onde você quer chegar. Crie metas para sua carreira, e coloque tudo em perspectiva. Assim, você conseguirá construir seu marketing pessoal de forma mais estratégica e eficiente, pois saberá também o que fazer para atingir seu objetivo. Defina seu propósito e planeje sua carreira, fazendo um plano de ação em etapas.