O serviço de guincho está ligado ao atendimento emergencial e de socorro. O profissional que presta serviço como guincho não deve ser confundido com mecânico, pois o primeiro profissional tem a função de prestar atendimento em uma necessidade momentânea para um posto ou oficina próxima.
A demanda por esse tipo de serviço – oferecido diretamente ao cliente final, e via convênios, que podem ser firmados com seguradoras, locadoras de veículos, concessionárias de veículos, revendas, etc. – apresenta um segmento de mercado com crescimento contínuo e bastante amplo.
Diferente da maioria dos empreendimentos que, na maioria das vezes, um dos principais fatores para o sucesso é a localização, o empreendedor que deseja montar um serviço de guincho não precisará se preocupar com isso, uma vez que o serviço a ser prestado normalmente não será procurado na sede da empresa.
A quantidade de colaboradores que o empreendedor dependerá, fundamentalmente, de dois aspectos: necessidade e tamanho do empreendimento. Inicialmente, o empreendedor precisará: motoristas; auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais.
Guincho elétrico: tem excelente desempenho, mas quando utilizado por muito tempo sem intervalo, apresenta alto consumo de energia das baterias e pode sofrer superaquecimento, sendo necessário interromper seu uso para resfriamento. A principal vantagem é que funciona com o motor parado
Guincho mecânico: seu funcionamento é muito bom, mas para o perfeito funcionamento tem que adequar o câmbio do veículo para que aplique a saída de força. Esse tipo de guincho não funciona com o motor parado
Guincho hidráulico: não funciona com o motor desligado e para sua instalação é necessário que o veículo tenha uma bomba de direção hidráulica instalada. Tem grande potência e sua montagem é mais fácil em relação aos guinchos mecânicos pelo fato de não possuir eixo cardã. Além disso, utiliza mangueiras flexíveis e controle remoto.
A divulgação de um serviço de guincho deve ser focado no meio de comunicação que mais atinge os motoristas de veículos automotores, que é o rádio. Também podem ser usados anúncios em jornais e revistas locais e plataformas especiais como o Tá Contratado que é excelente para divulgação de Prestadores de Serviços.