O que é IPO e como funciona a estreia de uma empresa na bolsa?
Muitas empresas buscam dinheiro no mercado de diferentes formas. Existem firmas que correm atrás dos bancos e outras que dão prioridade à bolsa de valores. O que é o IPO?
O IPO é o momento onde a empresa abre o capital na bolsa de valores. Todos os anos, diversas empresas passam por esse processo, na busca de capital e valorização do negócio.
Através do IPO, empresa e investidores têm a oportunidade de fazer um bom negócio, ou não. Como se trata de algo volátil, o IPO deve ser muito bem analisado.
O que é IPO?
IPO é a sigla para: Initial Public Offering, ou em português: Oferta pública inicial. Através do IPO uma empresa consegue abrir seu capital na bolsa e assim, levantar recursos.
Normalmente, em um IPO, há muito dinheiro em jogo. A empresa abre o capital em busca de recursos, já os investidores, compram as ações na tentativa de lucrar, tanto com a valorização, quanto os eventuais dividendos.
Como o IPO se trata da entrada da empresa na bolsa de valores, o evento pode gerar excelentes ganhos aos investidores, ou grandes perdas. Por isso, o IPO é um evento relevante e que chama atenção.
Como funciona o IPO?
Uma empresa que busca abrir o capital na bolsa terá que contratar uma empresa para fazer todo o processo.
Normalmente há mais do que uma instituição fazendo o processo do IPO. Dentre as instituições que vão participar do processo, existem a CVM (Comissão de Valor Mobiliário) e a própria B3 (bolsa de valores).
No período de formulação da proposta de IPO, a empresa junto das demais instituições, vão avaliar quais são as condições de mercado para tal abertura de capital.
Dependendo dos resultados e da análise referente a empresa, o IPO pode ser suspenso. Por exemplo: se o valor do IPO ficar abaixo das estimativas que a empresa espera conseguir, a mesma pode se ver obrigada a encerrar o processo.
Caso as instilações reguladoras encontrem algo fora do padrão, elas também podem notificar a e empresa e suspender o IPO, até acontecer uma eventual correção.
Enfim, todo processo é burocrático e necessário para defender os interesses dos investidores e do mercado como um todo.
A partir do momento em que tudo está ok, é feito a divulgação do prospecto da oferta pública. O prospecto, nada mais é do que um documento onde estarão todas as informações a respeito da oferta pública.
Várias informações são divulgadas pelo prospecto, desde quantidade de ações que serão disponibilizadas, valor mínimo de investimento, datas para fazer as reservas dos valores, enfim, tudo estará muito bem descrito para o conhecimento do mercado.
Após o prospecto, haverá a comunicação ao mercado e o período de reservas. Os investidores que vão participar do IPO, terão que utilizar o período de reservas para fazer aquisição de suas ações.
Vale destacar que nesse momento, ainda não é certo quantas ações o investidor vai receber.
Isso acontece porque a quantidade de reservas pode ultrapassar a quantidade de ações disponíveis.
Vamos supor que a oferta pública da empresa XXX terá 1.000 ações disponíveis. Se 2.000 ações forem reservadas, então, haverá um rateio. Para cada duas ações reservadas, os investidores vão receber uma.
Após as reservas e o envio dos recursos para cobrir as mesmas, as ações são liberadas no mercado. Assim, os investidores poderão comprar e vender suas ações normalmente.
Investir no IPO é bom?
Tudo depende. Há várias ações que registraram grande valorização após o IPO e outras que não. Um bom exemplo atual é o Nubank.
O IPO da fintech foi um sucesso, sendo que o Nubank chegou a ultrapassar o Itaú em valor de mercado.
Mas pouco tempo depois as ações do Nubank derreteram, e agora amargam queda de 67,85%. É uma grande queda.
Por outro lado, há várias empresas que simplesmente explodiram desde o IPO. Um bom exemplo é o Facebook (Meta). Desde o seu IPO em 2012, o Facebook vem registrando valorização superior a 400%.
Um exemplo nacional de sucesso foi o Magazine Luiza. Os investidores que participaram do IPO de MGLU3 e mantiveram suas ações, ganharam mais de 600%! Destacando que o IPO ocorreu em 2011.
Existem bons e maus exemplos. De qualquer forma é importante fazer uma boa avaliação da empresa antes de investir. Se existem dúvidas a respeito do negócio, evite investir. Só participe do IPO se tiver certeza.
Conclusão
O IPO é um processo importante na vida do mercado e das empresas. Através do IPO, uma empresa abre o seu capital ao mercado e dá oportunidade aos investidores “pequenos”, como nós, pessoas físicas, a investir e se beneficiar da evolução e dos eventuais lucros de tais firmas.
Por outro lado, a empresa que está abrindo o capital vai receber um grande montante de dinheiro. Esses recursos podem ser utilizados de várias formas.
A empresa pode ampliar seus negócios de atuação, a firma pode adquirir uma concorrente e inclusive, os seus donos podem utilizar os valores estabelecidos pelo mercado, e vender parte de suas ações.
Todo processo envolvendo o IPO é burocrático e leva um tempo para ser concluído. As etapas para fazer a abertura de capital são necessárias, assim, as instituições reguladoras têm tempo para conferir e liberar o IPO, dando permissão aos investidores de comprar ações da empresa.
Como foi visto, há boas e más histórias relacionadas ao IPO. Investidores que participaram da abertura de capital de algumas empresas, ao longo dos anos, viram seu dinheiro crescer.
Já outro, vem registrando perdas até o momento. Por isso, o IPO é algo relevante e pode trazer bons lucros no longo prazo, mas, tudo deve ser muito bem avaliado antes da tomada de decisão.
___Anúncio ___
Sua empresa precisa de mais clientes?
O Tá Contratado Prestadores de Serviços, Produtos e Clientes pode ajudar você e sua empresa a ter mais clientes, e com isso mais consultas, orçamentos e serviços.
Sabe como?
Acesse nossa plataforma de divulgação de anúncios, realize seu cadastro ou da sua empresa, e gere anúncios que são a sua marca na internet, sendo divulgados 24 horas por dia em nossa plataforma, aparecendo nas buscas orgânicas do Google.
Acesso rápido – https://www.bit.ly/tacontratado
Você sabe como funciona o Tá Contratado Prestadores de Serviços para buscar serviços e contratar serviços
- O Tá Contratado Prestadores de Serviços funciona como uma lista telefônica interativa na plataforma, onde os prestadores de serviços e empresas são expostos por categorias, divulgando os serviços que prestam, e, quando você que precisa fazer um determinado serviço, você faz as buscas na plataforma e poderá escolher o profissional que desejar, sem intermediários, sem travas, sem cadastros, reduzindo o custo de mão de obra.
- Fora da plataforma o Tá Contratado funciona indexando seu perfil profissional e da sua empresa, que são as suas páginas na plataforma nos principais buscadores, por palavras-chave, que nossos técnicos escolhem conforme os serviços prestados, fazendo seu anúncio, pela estrutura da plataforma, figurar nas primeiras páginas do Google. Mas lembre-se, isso não acontece do dia para noite, páginas de internet precisam de algum tempo para indexação independente do site.
- A plataforma de serviços não cobra comissões dos prestadores de serviços e nem a intermediação dos serviços, você e os prestadores de serviços são livres para fazer a negociação que desejar, é simples e fácil, sem travas, intermináveis cadastros ou pagamento de comissão.
- Você que presta serviços, ou tem empresa prestadora de serviços, você precisa conhecer o Tá Contratado Prestadores de serviços, efetue seu cadastro e seja divulgado por nossa plataforma. Acesse nossa plataforma e tenha o sucesso profissional que você e sua empresa merece.
Aguardamos sua visita.
Venha conhecer!
Plataforma – https://tacontratado.com.br/
Plataforma página home – https://tacontratado.com.br/home/
Como funciona – https://tacontratado.com.br/como-funciona/
Planos – https://tacontratado.com.br/planos/
Cadastro – https://tacontratado.com.br/super-cadastro-de-servico/
Contato – [email protected]
YouTube – https://www.youtube.com/c/TaContratado
“Quem presta serviços, faz mais que serviços, faz amigos”