JSA Construtora, Pavimentadora e Concreto
Grandes Empresas, Grandes Entrevistas, por Edson Cabral.
O mercado da construção civil é muito disputado, construtoras e empreiteira lutam todos os dias para conquistarem clientes no setor privado. Estrutura, organização, atendimento e o principal, um trabalho impecável são a diferença entre o sucesso e a estagnação da empresa.
Todo empresário da construção civil, tem que estar 24 horas por dia em sintonia com suas obras e com seus clientes, além do constante investimento em aperfeiçoamento de sua mão de obra, de suas máquinas e equipamento, portanto como todo negócio, a construção civil tem suas características e seus meandros que todo gestor deve estar atento para que sua empresa prospere.
Amigos leitores, hoje vamos visitar no Grandes Empresas, Grandes Entrevistas, o gestor da JSA Construtora, Pavimentadora e Concreto, nossa primeira entrevista, eu sou o jornalista e radialista Edson Cabral e estamos no “G.E.” da Revista Tá Contratado Prestadores de Serviços.
A JSA Construtora, Pavimentadora e Concreto é uma empresa da bela cidade de Mogi Mirim, interior do Estado de São Paulo, sediada no bairro das Indústrias. Me chamou muito a atenção suas instalações, muito grandiosa e bem-organizada, sendo tradado com toda cordialidade do interior, fui muito bem recebido, pelos funcionários, da portaria até sala de reunião, onde entrevistarei Rafael Carmona, diretor comercial JSA Construtora.
Edson Cabral – Rafael, obrigado por receber a reportagem da Regista Tá Contratado Prestadores de Serviços, parabéns pelo atendimento dos funcionários, um belo cartão de visitas para sua empresa.
Rafael Carmona – Edson Cabral eu que agradeço a visita da Revista Tá Contratado. Nós que fazemos parte da administração da JSA Construtora, prezamos por um atendimento diferenciado para todos os nossos clientes, afinal, uma empresa com clientes satisfeitos é uma empresa próspera.
Edson Cabral – Rafael, mais uma vez agradeço por aceitar nosso convite, e hoje você está na nossa página Grandes Empresas, Grandes Reportagens, a “G.E.” da Revista Tá Contratado e vamos começar nossa entrevista. O que faz a JSA Construtora?
Rafael Carmona – A JSA Construtora, Pavimentadora e Concreto é uma empreiteira voltada para realização de obras de infraestrutura, para loteamentos, condomínios, infraestrutura para indústrias, obras públicas e a pouco tempo, venda de concreto.
Edson Cabral – de onde veio o nome JSA?
Rafael Carmona – O nome JSA vem das iniciais dos sócios fundadores da empresa, João, Siderval e Ademir, uma empresa quase familiar, formada por dois irmãos e um grande amigo.
Edson Cabral – Como você falou, uma empresa familiar, na minha visão, muito bem estruturada, mas para chegar até aqui não deve ter sido fácil, como foi para a JSA Construtora ser reconhecida no mercado, conte essa trajetória?
Rafael Carmona – Muito trabalho, o mercado reconhece as empresas que trabalham muito e trabalham sério, e nós da JSA trabalhamos muito, de segunda a sábado nossos funcionários e máquinas estão trabalhando para entregar as mais diversas obras contratadas, dentro dos prazos e da melhor técnica. O mercado de obras para loteamentos, condomínios e infra para indústrias, é muito rigoroso, todos querem uma obra dentro de prazos estabelecidos, grande qualidade e um atendimento próximo, e esse atendimento nós fazemos pessoalmente, seja com os proprietários, engenheiros. Ficamos próximos acompanhando tudo.
Edson Cabral – O mercado da construção civil é muito concorrido, muitas empresas disputando obras públicas e particulares, Rafael, quando a JSA começa a se destacar?
Rafael Carmona – A JSA tinha a uns 10 anos atrás uma boa sede, máquinas e equipamentos, mas trabalhar para grandes construtoras do mercado como Cyrela, Antonio Andrade, Tegra ….. aumentou o score da empresa, hoje, essas obras se tornaram cartões de visitas para empresa, um grande passo, nessas empresas a JSA não é mais uma empresa, é uma empresa parceira. Claro que trabalhar para essas empresas não é fácil, qualidade, pontualidade e preço justo fazem toda a diferença, mas estamos tão acostumados com elas que as temos como parceiras.
Edson Cabral – O forte da empresa é a execução de obras de loteamentos e condomínios, quantos loteamentos, condomínios, quantos lotes vocês já urbanizaram, você tem esses números?
Rafael Carmona – Esses números crescem a cada mês, mas hoje estamos com 114 loteamentos com infraestrutura realizadas, que somam mais de 29 mil lotes urbanizados em várias cidades do Estado de São Paulo.
Edson Cabral – Impressionantes esses números, Rafael você contou no início de nossa entrevista que é uma empresa familiar, gostaria de saber como é administrar uma empresa familiar, os pós e os contras?
Rafael Carmona – Uma empresa familiar tem seu lado bom, claro tudo tem alguma coisa que não é bom, mas no geral, uma empresa familiar você tem a estabilidade dos funcionários, formando uma equipe que entende o DNA da empresa, entende que o atendimento ao cliente é em primeiro lugar, na JSA os clientes e os funcionários da empresa não são números, são pessoas que merecem atenção da diretoria com um atendimento personalizado. Uma empresa familiar tem a proximidade com todos, sabemos o nome de todos os nossos funcionários e de nossos clientes. Numa empresa familiar você é atendido pelo dono.
Edson Cabral – E a concreteira?
Rafael Carmona – Como empreiteira precisamos muito de concreto e resolvemos instalar 2 concreteria, uma na sede em Mogi Mirim e outra em Jaguariúna. Com essa infraestrutura passamos a vender concreto usinado para terceiros. A JSA é uma construtora completa para atender a demanda de um condomínio e de um loteamento, temos todas as máquinas e equipamentos necessários, inclusive temos uma usina de asfalto para nossas demandas.
Edson Cabral – A política e a economia influenciam muito no mercado? E na saúde da empresa?
Rafael Carmona – Isso é um grande problema, muitos custos não podemos repassar, acabamos reduzindo a margem para continuar competitivo, a política influência na economia, mas a pandemia e a guerra também influenciam, a economia é uma roda, se ela não girar redondinha, alguns solavancos são sentidos, mas a JSA é uma empresa muito preparada para enfrentar possíveis instabilidades, afinal 30 anos no mercado já passamos por muitas coisas e estamos aqui, firme e fortes, atendendo e construindo.
Edson Cabral – Rafael, para terminarmos, o Brasil é um País empreendedor, qual conselho você dá para aqueles que desejam começar ou estão iniciando no mercado?
Rafael Carmona – Acreditar e persistir, sem essas duas palavras não tem empresa que se sustente no mercado. No Brasil as empresas muito penalizadas com uma carga excessiva de impostos, muita burocracia e muitas leis, então somente acreditando e persistindo alguém consegue o sucesso.
Edson Cabral – Rafael, agradeço demais sua entrevista, ter dedicado seu tempo contribuindo com a nossa revista, desejo mais sucesso a todos vocês, que a JSA prospere muito mais no mercado de construção e continue com todo esse destaque no mercado e com toda essa simplicidade e cortesia do interior de São Paulo, obrigado.
Rafael Carmona – Eu que agradeço, o time inteiro da JSA Construtora está sempre a disposição para atender a todos com essa simplicidade e cortesia que você falou, isso nos deixa próximo dos nossos clientes, sendo um dos nossos diferenciais. Obrigado.
Pessoal, quando cheguei na empresa JSA Construtora, Pavimentadora e Concreto, me chamaram a atenção suas instalações e cordialidade e hoje ao final desta entrevista, indo embora, posso dizer que essa empresa não faz só negócios, faz amigos, tamanha a simplicidade e cordialidade, você se sente em casa nessa empresa.
Vou além, se você, caro leitor que precisa de algum serviço relacionado a obras de infraestrutura, pavimentação asfáltica e concreto, vale a pena conversar com a JSA Construtora, com certeza você será muito bem atendido.
Encerrando essa reportagem da “G.E.” – Grandes Empresas, Grandes Entrevistas, eu Edson Cabral, Jornalista e radialista, vou me despedindo do público da Revista Tá Contratado Prestadores de Serviços.
Até a próxima.
Edson Cabral
Jornalista e Radialista