Pular para o conteúdo

Papa Pio X (1903 – 1914)

Papa Pio X (1903 – 1914)

Papa Pio X, nascido Giuseppe Melchiorre Sarto, foi o 257º Papa da Igreja Católica, governando de 1903 a 1914. Ele é conhecido por sua postura conservadora e por promover a liturgia e a devoção popular.

Infância e Educação

Nascido em Riese, Itália, em 1835, Giuseppe Sarto era filho de um carteiro. Ele estudou no Seminário de Pádua e foi ordenado sacerdote em 1858. Sua dedicação e inteligência o levaram a cargos de destaque na Igreja.

Carreira Eclesiástica

Pio X foi nomeado Bispo de Mântua em 1884 e Patriarca de Veneza em 1893. Sua reputação como líder piedoso e enérgico o levou a ser eleito Papa em 1903, sucedendo o Papa Leão XIII.

Reformas e Políticas

Durante seu pontificado, Pio X promoveu a reforma da liturgia, incentivou a comunhão frequente e combateu o modernismo na Igreja. Ele também se opôs ao liberalismo e ao socialismo, defendendo os princípios tradicionais da fé.

Canonizações e Beatificações

Papa Pio X canonizou diversos santos e beatificou muitos outros durante seu papado. Ele tinha uma devoção especial à Virgem Maria e incentivava a devoção popular aos santos.

Legado e Canonização

Após sua morte em 1914, Pio X foi sucedido pelo Papa Bento XV. Em 1954, ele foi canonizado pelo Papa Pio XII, sendo celebrado como um exemplo de santidade e devoção.

Compartilhar:

Entrar




Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.