Pular para o conteúdo

O que é: Circuito de lubrificação

  • por

Introdução

O circuito de lubrificação é um sistema fundamental em máquinas e equipamentos que necessitam de lubrificação para garantir seu funcionamento adequado e prolongar sua vida útil. Neste glossário, iremos explorar detalhadamente o que é o circuito de lubrificação, sua importância, os componentes que o compõem e como ele funciona.

O que é o circuito de lubrificação?

O circuito de lubrificação é um sistema responsável por fornecer óleo lubrificante para as partes móveis de um equipamento, como rolamentos, engrenagens e pistões. Esse óleo tem a função de reduzir o atrito entre as peças, dissipar o calor gerado pelo atrito e proteger as superfícies metálicas contra a corrosão. Em resumo, o circuito de lubrificação é essencial para garantir o bom funcionamento e a durabilidade de máquinas e equipamentos.

Importância do circuito de lubrificação

O circuito de lubrificação desempenha um papel crucial na manutenção preventiva de máquinas e equipamentos, pois ajuda a reduzir o desgaste das peças, evitar superaquecimento e prolongar a vida útil dos componentes. Além disso, a lubrificação adequada contribui para a eficiência energética do equipamento, uma vez que reduz o consumo de energia necessário para vencer o atrito entre as peças.

Componentes do circuito de lubrificação

O circuito de lubrificação é composto por diversos componentes, cada um desempenhando uma função específica. Entre os principais componentes estão a bomba de óleo, que é responsável por bombear o óleo lubrificante para as partes móveis do equipamento, o filtro de óleo, que retém impurezas e partículas que possam prejudicar o funcionamento do sistema, e os dutos de distribuição, que levam o óleo até os pontos de lubrificação.

Como funciona o circuito de lubrificação?

O funcionamento do circuito de lubrificação inicia-se com a bomba de óleo, que aspira o óleo do reservatório e o pressuriza para enviá-lo aos componentes que necessitam de lubrificação. O óleo passa pelo filtro para ser limpo de impurezas e em seguida é distribuído pelos dutos até os pontos de lubrificação. Após lubrificar as peças, o óleo retorna ao reservatório para ser novamente bombeado pelo sistema.

Compartilhar:
wpChatIcon
wpChatIcon

Entrar




Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.