O que é o Superfetch?
O Superfetch é um serviço do Windows que tem como objetivo melhorar o desempenho do sistema operacional, pré-carregando programas frequentemente utilizados na memória RAM.
Por que desativar o Superfetch?
Desativar o Superfetch pode ser útil em casos onde o sistema está apresentando lentidão ou travamentos, pois o serviço pode consumir muitos recursos do computador.
Como desativar o Superfetch no Windows 10?
Para desativar o Superfetch no Windows 10, basta acessar o “Executar” (tecla Windows + R), digitar “services.msc” e procurar pelo serviço “Superfetch”. Clique com o botão direito e escolha a opção “Propriedades”. Em “Tipo de inicialização”, selecione “Desativado” e clique em “OK”.
Desativar o Superfetch no Windows 8 e 8.1
No Windows 8 e 8.1, o processo é semelhante. Acesse o “Executar”, digite “services.msc”, encontre o serviço “Superfetch”, clique com o botão direito, vá em “Propriedades”, selecione “Desativado” em “Tipo de inicialização” e confirme em “OK”.
Passo a passo para desativar o Superfetch no Windows 7
No Windows 7, o procedimento é um pouco diferente. Acesse o “Painel de Controle”, vá em “Ferramentas Administrativas”, abra “Serviços”, encontre o “Superfetch”, clique com o botão direito, escolha “Propriedades”, mude o “Tipo de inicialização” para “Desativado” e confirme em “OK”.
É seguro desativar o Superfetch?
Desativar o Superfetch não traz riscos ao sistema operacional, mas pode impactar no tempo de inicialização de programas frequentemente utilizados.
Conclusão
Desativar o Superfetch pode ser uma solução para melhorar o desempenho do seu computador, especialmente se estiver enfrentando lentidão ou travamentos frequentes.