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Como começar um negócio de costura e divulgar seu serviço

Como começar um negócio de costura e divulgar seu serviço

Se você gosta de costurar e é bom nisso, pode estar sonhando em começar um negócio de costura em casa. Você pode não saber se esta é uma boa decisão e muito menos por onde começar… Reserve um tempo para considerar sua capacidade de administrar um negócio de costura bem-sucedido.

Como qualquer outro negócio, uma boa divulgação é essencial para que seus clientes sempre continuem chegando. Aqui no Portal Tá Contratado você pode encontrar diversas opções para anunciar seu serviço de costura, para que seu negócio seja conhecido em toda sua região.

Nesse artigo, vamos aprender mais sobre essa incrível profissão, que vem sempre se reinventando a cada mudança da tecnologia, dos estilos e da moda.

1- O mercado de alta costura no Brasil

Apresentada como um dos ofícios mais antigos do mundo, a costura sob medida está vendo sua participação de mercado diminuir devido à concorrência do pronto para vestir e à dominação das grandes indústrias têxteis.

No Brasil, o mercado tem apenas 10.000 alfaiates e cerca de 150 mestres alfaiates. Costureiras altamente qualificadas preferem se juntar a lojas de costura mais tradicionais.

Em um país onde o sob medida representa apenas uma ínfima parte do mercado de vestuário, os profissionais devem oferecer serviços de alta qualidade para fidelizar seus clientes.

No entanto, notamos o regresso do feito das peças compradas, mas que foram ajustadas depois para quem irá vestir.

Por outro lado, os pequenos consertos costumam ser o carro chefe das costureiras.

Para ter sucesso a longo prazo, designers e costureiras independentes podem optar por se especializar em um ou mais nichos de mercado, por exemplo:

  • Roupas especiais para eventos;
  • Vestidos de noiva (costura clássica);
  • Profissão de alfaiate (para homens), que exige know-how especial;
  • Acessórios: bolsa por exemplo;
  • a meia medida.

 

CONSTUREIRA

 

2- As tarefas de uma costureira

A costureira é uma profissional especializada na confecção de roupas e acessórios. Pode fazer modelos standard ou por medida, ou intervir para reparações ou alterações. A costureira é uma designer que deve conhecer e garantir todas as etapas da criação de uma peça de roupa, independentemente do tipo de material utilizado.

Para ser uma boa costureira, a profissional deve entender a solicitação de seus clientes, demonstrar habilidade e rapidez de execução. Ela é levada a lidar todos os tipos de materiais, da renda ao couro. Como estilista, ela deve mostrar bom gosto e conhecer as últimas tendências da moda e dos têxteis.

Além da alteração de modelos padrão de pronto para vestir, a costureira também é chamada a confeccionar roupas sob medida perfeitamente adaptadas à morfologia de seus clientes.

A costureira independente deve ter as seguintes habilidades:

  • Ouvir o cliente para entender sua solicitação; conhecer o cliente de acordo com sua morfologia;
  • Tirar as medidas do cliente e registrar corretamente;
  • Escolher o tipo de tecido e sua cor após consulta ao cliente;
  • Desenhar um padrão, recortar as peças e fazer as marcas (com agulhas ou giz) antes de prosseguir com a montagem final;
  • Convidar o cliente para uma primeira prova.
  • Fazer as alterações e ajustes necessários (cintura, mangas, etc.).
  • Fazer o acabamento da peça: bolsos, forros, bordados, etc.
  • A costureira tem uma obrigação de qualidade: sob medida significa fazer peças únicas: o acabamento deve ser de alto nível.
  • A costureira também pode realizar alterações pontuais, troca de fechamento, ajuste, etc.

3- Formação de costureira

Existem muitos cursos de costura renomados, e para entrar no mercado de alta costura, um curso superior de moda pode fazer toda a diferença.

Na ausência de um curso superior, a experiência profissional será essencial. A costureira também deve ter um perfeito conhecimento de tecidos, bem como um senso de cor e forma.

Para se tornar costureira em casa, é preciso também ter bom relacionamento interpessoal, saber ouvir os pedidos dos clientes e aconselhá-los com tato e discrição. Finalmente, será necessário ter habilidades mínimas em gestão e marketing.

 

BANNER

 

4- As suas aptidões e o seu modo de vida adequam-se à profissão de costureira?

Tenha uma visão objetiva de suas habilidades para decidir se é uma boa ideia embarcar nesta aventura.

Compare seu trabalho com o de outras costureiras perto de você. Seu trabalho é comparável ou melhor? Se você não pode competir, você não será bem-sucedido.

Você costuma responder as pessoas quem costurou suas roupas? Nesse caso, pode ser um sinal de que suas habilidades estão em demanda. Não subestime o poder do boca a boca.

Pergunte a si mesmo se é adequado para o estilo de vida da sua família. Leve em consideração o tempo que levará, além da pressão emocional e física.

Você é capaz de lidar com as restrições físicas? Costurar por dinheiro significa sentar ou na máquina de costura por horas a fio.

Pergunte a si mesmo se isso combina com sua personalidade. Lidar com clientes é uma parte significativa do trabalho e se você não gosta de trabalhar com pessoas, pode não ser uma boa escolha.

Você precisará reservar um espaço específico em sua casa para o seu negócio, especialmente se planeja se reunir com clientes. Você está pronto para reservar determinados espaços em sua casa?

Você também deve pensar sobre a localização da sua casa. Se sua casa estiver isolada do centro da cidade, pode ser difícil para os clientes em potencial virem até você.

Faça um portfólio do seu trabalho. Destaque seu próprio estilo. Será um dos seus muitos cartões de visita. Você será capaz de mostrá-lo a clientes potenciais e reais. Você também pode usar este portfólio para anunciar na web e nas redes sociais.

Um estilo especial que o diferencia de outros designers atrairá clientes.

Tire fotos de todos os serviços que você realiza e atualize constantemente seu site e páginas de mídia social.

Certifique-se de incluir diferentes tipos e estilos de costura para atrair pessoas de gostos variados e orçamentos variados.

5- Refinar sua oferta

Você tem que decidir:

Por exemplo, você pode produzir roupas de grife sofisticadas que podem não ser populares, mas você pode lucrar bem com isso. Você também pode abrir a costura de brinquedos macios e todos os tipos de lembranças de tecidos caros. Certamente, neste caso, levará mais tempo para analisar a solicitação específica. Somente por tentativa e erro você pode deduzir a oferta mais ideal. Portanto, é preferível e mais lucrativo começar com a produção de roupas.

A maioria das costureiras oferece uma variedade de serviços, como consertar roupas, fazer bainhas e ajustar roupas novas. Quanto mais diversificados forem seus serviços, maior a probabilidade de você ter sucesso.

Se você decidir oferecer serviços adicionais, precisará se familiarizar com as tendências de roupas e técnicas de costura. Você encontrará esse tipo de informação lendo revistas especializadas e acompanhando influenciadores de moda.

Mesmo que você ofereça serviços diferentes, é uma boa ideia se especializar para atrair clientes. Por exemplo, você pode trabalhar com tecidos delicados como rendas. Considere especializar-se em vestidos de noiva.

É importante também não diversificar muito a sua oferta. É melhor oferecer alguns serviços que você domina do que dezenas de serviços que você faz de forma marginal.

Configure os preços para seus serviços. Você pode configurar taxas básicas que você adaptará de acordo com o tempo gasto em cada trabalho.

Conheça as tarifas cobradas por empresas similares para ter um ponto de referência – Seus preços devem ser consistentes com sua experiência e onde você trabalha. Por exemplo, se você trabalha na região da Paulista, suas taxas certamente serão mais altas do que se você montasse seu negócio no interior.

Por fim, garantir a qualidade dos produtos e serviços. Se você acredita neles o suficiente para garantir a satisfação do cliente, é mais provável que eles se envolvam com você e você mantenha uma base de clientes fiel.

6- Onde abrir uma oficina de costura?

A profissão de costureira independente é exercida em casa ou em oficina. Separe uma ou mais salas onde você possa trabalhar ininterruptamente.

Você precisará de espaço suficiente para atender seus clientes, realizar seus projetos e armazenar seus materiais.

Monte um espaço acolhedor e agradável para seus clientes. Deve ser arrumado e limpo. Você também precisará garantir que os clientes em potencial tenham privacidade suficiente para experimentar roupas.

Se possível, crie uma entrada dedicada à casa de moda para seus clientes. Caso contrário, os clientes terão que andar pela sua casa. Tudo deve estar sempre arrumado, limpo e apresentável.

7- Quais materiais você precisa?

Liste seus vários suprimentos de costura em seu plano de negócios.

  • Pense em máquinas de reserva,
  • Se você possui máquinas eletrônicas: considere o custo do software dos modelos mais modernos.

Revise seu equipamento de costura atual. Você precisará comprar uma máquina de costura ou máquina industrial robusta e de alta qualidade que resista ao uso repetido. Você também precisará de tecidos, linhas e agulhas.

Se você tiver que investir significativamente para lançar seu serviço, pode não ser uma boa ideia. Lembre-se de que equipamentos de qualidade são o coração do seu negócio e ajudarão a garantir o fluxo de caixa.

 

COSTUREIRA

 

8- Pergunte a si mesmo se a sua atividade lhe permitirá atender às suas necessidades financeiras?

O salário médio por hora de uma costureira industrial é geralmente de R$ 50 por hora, o que é superior ao salário mínimo.

Este salário é geralmente maior para costureiras experientes.

Compare o custo de serviços semelhantes em diferentes profissionais de moda perto de você. Esta é uma ótima maneira de medir os preços. Você precisa se manter competitivo e garantir que seja bem pago pelo seu trabalho. Um mentor pode ajudá-lo a encontrar os preços corretos para você e seus clientes.

Um aspecto a considerar é a sua velocidade. Se você levar muito tempo para costurar ou se for uma pessoa rápida, precisará ajustar seus preços à sua velocidade para garantir que seja pago de acordo com sua capacidade e trabalho.

Lembre-se de que você terá que pagar impostos e outras taxas pelo seu negócio.

9- Não se esqueça da estratégia de marketing

A publicidade é essencial. Você precisará pensar em mídias diferentes para atrair clientes.

Sua marca deve ser simples, distinta e atraente. Use códigos de cores e gráficos semelhantes para que seus clientes atuais e potenciais associem consistentemente esses elementos ao seu trabalho. As pequenas empresas dependem muito do boca a boca.

Construa sua base de clientes em sua reputação e mantenha relacionamentos fortes com seus clientes. Faça parcerias com outras empresas para se anunciar.

Envolva-se em atividades comunitárias. Doe um serviço para caridade, ele vai divulgar seu nome. Venda seus produtos em diferentes pontos de venda. Se você costura peças originais em casa, considere vendê-las em diferentes vitrines. Você pode vender seus itens online ou em festivais, feiras, mercados de artesanato,

Anunciar em um portal como o Tá Contratado é o primeiro passo para conseguir ter o nome reconhecido entre quem procura esse tipo de serviço na sua região.

Por fim, fique por dentro das tendências e técnicas de costura. A roupa é um comércio muito influenciado pela moda.

 

SE VOCÊ GOSTA DE COSTURAR E É BOM NISSO, PODE ESTAR SONHANDO EM COMEÇAR UM NEGÓCIO DE COSTURA EM CASA. VOCÊ PODE NÃO SABER SE ESTA É UMA BOA DECISÃO E MUITO MENOS POR ONDE COMEÇAR... RESERVE UM TEMPO PARA CONSIDERAR SUA CAPACIDADE DE ADMINISTRAR UM NEGÓCIO DE COSTURA BEM-SUCEDIDO.

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