Arquiteto

architect, building, joy-1080589.jpg

O que um arquiteto faz na vida?

Como é o trabalho de um arquiteto? Apesar de ser uma das profissões mais escolhidas entre
os jovens, poucas pessoas conseguem responder exatamente essa pergunta.
Os arquitetos são conhecidos não só por conseguir colocar no papel os sonhos dos clientes –
mas também por serem capazes de resolver problemas de espaço, trazendo um novo
ambiente acolhedor a qualquer lugar.

Arquitetos normalmente tendem a pensar em arquitetura o tempo todo, eu sei. Não apenas
em projetos maiores, mas também nos pequenos projetos.

Arquitetura não é um curso fácil, mas possui algumas características que farão com que você
não fique entediado ao longo das próximas muitas décadas de trabalho:

– Improvisação. Quando você estuda arquitetura você tem que improvisar muito;
– Dinamismo. Embora seja um curso universitário antigo, o dinamismo do curso de
arquitetura o torna emocionante, desafiador e divertido;
– Desenhar, esboçar, imaginar e criar fazem parte da vida do estudante de arquitetura.
O trabalho do arquiteto tem um alto percentual de criatividade. Muitas obras arquitetônicas
ao longo da história são consideradas arte, mostrando a visão do arquiteto.

A arquitetura lhe dá a liberdade de usar a parte criativa do seu cérebro, é uma arte que
trabalha com a ciência para projetar lugares e edifícios onde as pessoas possam viver,
interagir, trabalhar e se divertir. Você tem muitas oportunidades para mostrar sua criatividade
e arte ao projetar estruturas.
Se esse motivo te deixou animado, você poderá se dar muito bem ao escolher da arquitetura
sua profissão.


Como é o mercado de arquitetura


Arquitetura é uma carreira respeitada e um arquiteto normalmente ganha salários acima da
média. Grandes empresas estão procurando novos talentos e novas ideias, assim, você pode
ganhar muito dinheiro trabalhando como arquiteto.
É uma profissão desafiadora.

Para se tornar um arquiteto você precisa de habilidades para resolver problemas. No processo
de projetar e construir casas e estruturas, você enfrentará problemas e desafios, como
demandas do cliente ou problemas de projeto ou estruturais. Boas habilidades de
comunicação e uma grande capacidade de resolução são necessárias em todo bom arquiteto.

Os arquitetos não estão apenas envolvidos no projeto de um edifício, eles também são
responsáveis ​​pela segurança pública e pela supervisão dos projetos.

Os arquitetos têm a possibilidade de melhorar a vida de outras pessoas, projetando espaços
adaptados que atendam às suas necessidades e lhes permitam levar uma vida mais fácil e
confortável. Por isso, a Arquitetura é uma das profissões mais admiradas (12º segundo a
revista Forbes).

Arquitetos são referenciados como os novos artistas – precisam abordar a tecnologia de
construção e programação.
Existem materiais e métodos de construção em constante evolução e os arquitetos são
obrigados a atender às demandas do público em geral (desempenho da construção, consumo
de energia, incorporação de materiais reciclados, etc.).

Os arquitetos criam novos conceitos de design que impulsionam a forma como a construção
moderna é executada. A arquitetura é uma das poucas profissões que nunca é estática.

Muitos arquitetos confessam que é gratificante desenvolver um relacionamento pessoal com
seu cliente, principalmente quando se sabe que o processo resultará em um produto final
espetacular.

Ao entender o processo, todos os clientes apreciam o resultado final – a famosa obra. Ao
apreciar o produto, eles estão reconhecendo o papel que ele desempenha.

Ao contrário de outras profissões, é possível se formar em arquitetura sem precisar escolher
em que tipo de arquitetura você irá se especializar.

Isso é muito bom porque quando você se forma, você não sabe o suficiente sobre as
possibilidades de saber o que quer fazer. Você pode flutuar entre grandes e pequenas
empresas, o papel de arquiteto de projeto, designer ou gerente. Você pode trabalhar em tipos
de construção de diferentes setores de mercado, como hotelaria, residencial, cívico, varejo,
etc. e ainda será arquiteto.


Como os clientes escolhem um bom arquiteto?


Como qualquer negócio que enfrenta uma concorrência acirrada, é necessário que
engenheiros e arquitetos promovam seu trabalho e expertise para satisfazer clientes cada vez
mais exigentes. Como a publicidade tradicional raramente é uma opção viável em sua
localidade, ao contrário de outras áreas, é preciso usar a criatividade para divulgar seu nome
como referência em arquitetura.

Pode então ser difícil compor um plano de marketing coerente e eficaz face à evolução das
ferramentas de comunicação, da web e das redes sociais.

Mas nós do portal Tá Contratado podemos te ajudar – oferecemos uma oportunidade de você
ter um anúncio digital profissional, que ajudará a todos que procuram serviços de arquitetos
na sua região a encontrarem seu contato.

Depois de ter anunciado em nosso portal, é importante seguir alguns conceitos de publicidade
especiais para os arquitetos.


A importância do portfólio para um bom arquiteto


Ter um bom portfólio é um dos principais pontos para conseguir muitos projetos na
arquitetura.

Um portfólio sólido é e sempre será seu melhor aliado ao longo de sua carreira. Desde os
estágios iniciais da jornada até conseguir seu primeiro emprego (e quem sabe sua empresa),
quando você está competindo por um cargo de primeira, ele é um aliado inestimável. Sua
apresentação deve ser única e se destacar dos milhares de portfólios que as referências,
clientes e potenciais empregadores veem diariamente.

Ele pode ser apresentado como uma obra de arte em si, mas você absolutamente não deve
revelar todo o seu potencial desde o início. Deixe seus clientes querendo mais.
Mostrando
versatilidade no design, mas através de apenas quatro ou cinco designs de projetos diferentes.

E, claro, certifique-se de que sempre contém o seu melhor trabalho.


Escolher um bom arquiteto pode ser desafiador, mas alguns pontos podem te ajudar:


Primeiro ponto essencial, o sentimento! Um projeto é uma longa aventura humana, que exige
investimento, tempo e dinheiro, por isso é importante escolher uma pessoa que inspire
confiança em você.

Então, se desde as primeiras trocas de mensagens, você tem a impressão de que o arquiteto
entende perfeitamente suas necessidades, se as coisas estão indo naturalmente, sem reservas
e com total transparência, você pode ter encontrado o arquiteto que você precisa!
A motivação do arquiteto também é muito importante.
Se há um sinal inconfundível de uma consulta com um arquiteto, é a motivação deles.
Um
arquiteto motivado é um arquiteto inspirado! Então, durante esta primeira entrevista, ele
pareceu empreendedor e realmente interessado em seu projeto para você?
Para mostrar seu envolvimento e interesse em seu projeto, um arquiteto espontaneamente
oferecerá inspiração e será proativo. Outro ponto a ser observado, se o arquiteto voltar a te
procurar após uma consulta, é que ele está realmente interessado em trabalhar com você.

É importante para um projeto de sucesso que todos os envolvidos estejam 100% animados, e
em primeiro lugar, o arquiteto!

A motivação é um ponto essencial a ter em conta na sua escolha. Certifique-se de se
comunicar bem com seu arquiteto. Se você preferir o trabalho de outro, ou se o projeto estiver
esperando alguma coisa, é essencial comunicar suas escolhas aos interessados que dedicaram
seu tempo e sua motivação ao seu projeto.


Um bom arquiteto deve ser coerente


Sugerir ideias é bom, mas elas ainda precisam ser consistentes com seu projeto e suas
expectativas! Você deve, portanto, garantir que o arquiteto tenha assimilado todas as suas
necessidades e restrições (planejamento em particular) para que ele seja capaz de respeitá-las.

O objetivo é obter um projeto que você goste e atenda às suas expectativas. Um arquiteto que
faz perguntas, que toma notas e se envolve no seu projeto propondo ideias relevantes tem
todas as cartas na mão para satisfazê-lo!


Experiência


O outro ponto chave a ter em conta é a experiência do arquiteto. Então, devemos privilegiar a
experiência a todo custo em nossa escolha? Teoricamente sim, vai te trazer uma garantia,
principalmente se o arquiteto te mostrou muitos projetos de referência que inspiram
confiança.

Além disso, um arquiteto experiente está habituado a trabalhar com muitos profissionais,
adquiriu ao longo dos anos uma rede de contato, que pode fazer seu projeto será realizado
com profissionais competentes e de confiança. Um arquiteto com experiência está
acostumado a lidar com todas as situações e lhe dará conselhos especializados.

Mas não hesite em dar uma chance a um jovem arquiteto se ele o convenceu. Eles são muitas
vezes empreendedores e inovadores. Um escritório de arquitetura com menos clientes terá
ainda mais cuidado para mimar seus primeiros clientes, porque eles formarão a base de sua
reputação – com mais envolvimento e motivação.


Considere também o preço


O preço é obviamente um critério importante a ter em conta de acordo com o seu orçamento
e o investimento que está disposto a fazer. No entanto, recorrer a um arquiteto é um
investimento rentável, aliás o trabalho realizado por um arquiteto pode ser considerado um
investimento – não só em sua qualidade de vida, mas também no valor do seu imóvel.

Você deve saber que quanto mais caro for o serviço do arquiteto, mais tempo ele terá gasto no
projeto. Você terá, portanto, um serviço de melhor qualidade. Portanto, se um dos serviços
oferecidos por um arquiteto exige um orçamento maior, mas se você gosta mais desse serviço,
não hesite.

No final, isso é obviamente apenas um conselho. A escolha do arquiteto continua sendo sua e
depende de seus critérios e de seus sentimentos.


Como os arquitetos podem divulgar seus serviços?


Como já dissemos, o primeiro passo é anunciar em um portal digital de renome, e em sua
região, o portal Tá Contratado é sua melhor escolha.

Com um anuncio digital, sua empresa sempre estará disponível para que novos clientes
encontrem seu portfolio, e possam considerar seus serviços como o melhor da região.

Depois de anunciar no portal Tá Contratado, existem algumas opções que os novos
engenheiros podem adotar para conseguir novos clientes.


1. Redes sociais


A primeira ferramenta de comunicação/marketing, de fácil acesso para qualquer negócio, são
sem dúvida as redes sociais. Bilhões de usuários no planeta usam essas plataformas para
informação e entretenimento.
As redes sociais são uma ferramenta de marketing acessível (ou até gratuita) para
compartilhar as fotos de seus últimos projetos e, além disso, permitem a comunicação direta
com seus clientes, prospects e mídia.
É importante diversificar seu conteúdo de acordo com a rede social. Instagram e Pinterest são
plataformas ideais para compartilhar belas fotos de seus projetos ou até mesmo de suas
inspirações.

Facebook e Twitter podem ser relevantes para informar sua rede sobre o andamento de seus
projetos, engajar em discussões ou até mesmo compartilhar boas notícias: uma competição
ganha, um prêmio recebido ou um artigo publicado.

O Linkedin, muito interessante para B2B, pode ser usado para compartilhar notícias sobre sua
empresa ou iniciar discussões entre profissionais do mercado de arquitetura.

A criação de conteúdo original permitirá que você eduque, retenha e desenvolva sua
comunidade e, assim, estabeleça sua experiência.


2. Visibilidade da mídia


Uma das ferramentas de marketing mais eficazes até hoje para arquitetos ainda é a visibilidade
ou a cobertura da mídia. De fato, com a conquista de prêmios, é a melhor maneira de
impressionar seus clientes, atrair novos prospects e se posicionar rapidamente como um
player importante no setor.

Um artigo em uma publicação influente é o reconhecimento objetivo por uma fonte confiável.

Seu projeto é selecionado e elogiado por um especialista reconhecido pela indústria e pelo
público. Assim, você aproveita a reputação e a audiência da mídia para aumentar sua
notoriedade. A mídia especializada ou generalista é um canal importante para a visibilidade de
seus projetos com um público de difícil acesso.


3. Participação em concursos


A participação em concursos é um dos meios mais utilizados por designers e arquitetos para
ter seu trabalho reconhecido. De fato, a obtenção de um prêmio representa o reconhecimento
de especialistas do setor.
Existem centenas de concursos diferentes ao redor do mundo, e é
importante selecionar aqueles que tenham uma reputação estabelecida e sejam relevantes
para sua estratégia.
As competições permitem que os vencedores brilhem em escala local, nacional e internacional,
sejam reconhecidos por seus pares, além de obter um selo de qualidade e credibilidade aos
olhos de seus atuais e potenciais clientes. É uma ferramenta de marketing essencial para
promover designers e arquitetos.


4. Participação em conferências, exposições, feiras


Participar de congressos, exposições ou feiras como palestrante, expositor ou simplesmente
como visitante é outra forma de posicionar sua empresa entre os líderes do setor e participar
da vida da comunidade do setor de arquitetura.

Esta é uma oportunidade de compartilhar seu trabalho e experiência, além de oportunidades
de negócios por meio do networking resultante….
Existem várias outras formas de divulgar seu trabalho e aumentar sua visibilidade, depois de
anunciar no portal Tá Contratado. Estas 4 ferramentas são, na nossa opinião, soluções eficazes
e essenciais para o desenvolvimento de escritórios de design e arquitetura. Dependendo das
suas necessidades e dos seus recursos, é importante escolher as ferramentas que se adequam
à sua estratégia.

Na nossa opinião, duas ferramentas se destacam e devem ser priorizadas para a promoção de
designers e arquitetos, pequenas ou grandes empresas: participação em concursos e
visibilidade na mídia.
Boa promoção!

 

Cadastre-se




Anunciantes

Fale Conosco

Compartilhe

Encontre Prestadores de Serviços

Tenha mais clientes direto no seu celular

AGORA FICOU FÁCIL GERAR RENDA!




Aproveite para cadastrar seu Serviço aqui na plataforma. Acesse o Cadastro Rápido e comece a divulgar rapidamente.
Não conseguiu fazer seu cadastro?
Nossos especialistas estão prontos para te ajudar! acesse: