Está tendo problemas para trabalhar o atendimento ao cliente em sua empresa? Ou então deseja que os esforços dos seus colaboradores rendam mais resultados? Confira Aqui algumas dicas que irão mudar toda a qualidade deste serviço essencial.
Não é de hoje que as empresas de alto nível no mercado levam a questão do atendimento muito a sério. Embora existam limitações visíveis para o que um colaborador pode fazer para resolver uma questão, tratar o seu cliente bem tem vantagens incríveis.
Hoje, nós da Tá Contratado separamos um tempo para falar exclusivamente deste assunto bastante importante para a saúde do seu negócio empresarial.
O contexto em geral passa por 5 dicas que farão toda a diferença sobre o retorno dos seus esforços. Entretanto, gostaríamos de iniciar reforçando a importância desta tarefa.
Deste modo você poderá se sentir ainda mais motivado para aplicar uma boa gestão de atendimento dentro do seu círculo de clientes. Vamos conferir?
Vantagens de um bom atendimento ao cliente
Antes de mais nada é importante dizer que estas não são todas as vantagens em si que você vai encontrar. Mas como este não é o foco central do texto, resolvemos focar nas melhores.
Permite vendas/contratações recorrentes
Tirando o caso de alguns ramos onde você não tem motivos para comprar os serviços mais de uma vez (que são muito raros), o bom processo de atendimento ajuda definitivamente a aumentar o seu número de vendas.
Mas o que queremos focar aqui não é no número de vendas pela primeira vez, e sim pelas recorrentes.
Ou seja, a pessoa sempre volta querendo mais dos seus produtos ou serviços.
Um exemplo clássico que podemos falar aqui é sobre a Coca-cola. Pense bem, a quanto tempo você não vê uma propaganda do produto? E ainda assim não é uma empresa que passa por dificuldades financeiras, nem de perto.
O fato é que sabem que o produto é bom, e se houver algum problema será possível reclamar e ser atendido.
Quando o cliente se sente seguro na sua escolha, ele muito provavelmente não só volta, como traz outras pessoas com ele.
Dá um panorama do mercado em geral
Não é de hoje que o atendimento ao cliente virou parte essencial de todo o processo de captação de informação.
Empresas inteligentes conseguem utilizar até mesmo as reclamações para facilitar o entendimento das pessoas sobre o que está errado com o seu produto. Assim como podem ver o que a concorrência oferece que você ainda não está apto a entregar.
Então, em sua linha de atendimento, monte algum tipo de captura de informação, mesmo que anônima, para entender exatamente o que pode ser feito para melhorar os processos da empresa.
Conhecendo as reclamações em geral, você também irá conhecer o mercado e como se destacar da concorrência.
Claro, este processo pode exigir um pouco mais de esforço financeiro e de tempo, mas o retorno costuma compensar bastante.
Facilita o marketing pessoal e relacional
Outra coisa crucial para quem deseja ter maiores lucros e crescimento constante, está no fato de que o cliente que é bem cuidado acaba trabalhando para você.
Claro, não estamos dizendo que ele vai até a sua empresa oferecer mão de obra gratuita ou pedir um emprego. Estou falando da possibilidade dele utilizar o próprio tempo e esforço para divulgar seu material.
Isto antigamente era só o marketing boca a boca, que ainda é o mais eficiente, mas hoje muitos utilizam as redes sociais.
Claro, a maioria costuma ser desligada, reservada ou tímida e por isso dificilmente irá fazer algum tipo de propaganda por conta própria.
Entretanto, se você instigar algum tipo de promoção, principalmente subindo uma Hashtag e/ou disponibilizando um filtro, muito provavelmente verá uma onda de propaganda orgânica por um preço muito em conta.
Aumenta o valor (ticket) do seu trabalho
A segurança do cliente ao saber que terá o resultado esperado ao investir o valor do produto é realmente um ponto importante para qualquer empresa de grande porte.
Mas todos nós sabemos que acidentes acontecem, nossos clientes também têm noção disso. O fato é que se você não tiver um bom setor de atendimento ao cliente, ou não prestar um auxílio adequado, você perderá oportunidades.
Quando o cliente sabe que colocando um valor no que você tem a oferecer ele recebe de volta uma certa qualidade, ele não se preocupa de pagar um pouco mais.
Entretanto essa confiança só toma uma posição realmente forte quando temos a capacidade de consertar rapidamente algum erro da nossa parte.
O setor de atendimento de uma empresa deve não só saber acalmar o cliente, como também promover uma reparação rápida ao problema.
Isto muitas vezes é mais importante para o cliente em si, do que alguns anos sem encontrar nenhum defeito. Ninguém gosta de se sentir abandonado.
Atendimento ao cliente de qualidade mostra profissionalismo
O valor em geral da sua empresa costuma ser medido através de fatores como a qualidade do seu produto, a lucratividade em geral e a rentabilidade. Mas alguns se esquecem que um profissional de verdade não tem medo de reparar seus erros ou ajudar quem precisa.
Por isso, a imagem perfeita da sua empresa só consegue ser realmente alcançada quando ela traz um bom relacionamento com o cliente.
Por isso mesmo, nós do Tá Contratado temos um lema: “Quem presta serviços, faz mais que serviços, faz amigos”.
Você não vai se sentir à vontade para falar mal de um amigo, vai?
É por isso que prezamos por fazer um filtro de seleção extremamente calibrado para ajudar as empresas e pessoas em geral para encontrarem os melhores profissionais disponíveis no mercado.
E aqui vai uma dica extra antes das que selecionamos para este material.
Procure aqui novos integrantes para sua equipe de atendimento ao cliente. Você terá a oportunidade de realmente transformar todos os seus processos, tendo certeza de que as melhores opções estão cadastradas no nosso sistema.
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Atendimento ao cliente: 5 dicas incríveis
Pronto, finalmente chegamos ao tema central de hoje. Vamos ver alguns dos fundamentos do serviço de atendimento perfeito, trabalhando com dicas que realmente irão revolucionar a sua empresa.
Mas se ficar qualquer dúvida sobre o assunto, sem problema, basta deixar um comentário no final do vídeo, ou então ir até a nossa página de contato.
1 – Conheça seu cliente
Então, para melhorar o atendimento ao cliente, é necessário ter um profundo conhecimento de quem é o cliente em si. Não adianta simplesmente treinar a sua equipe em um script sem que eles entendam a real situação do que se passa.
Conhecer seu cliente é saber se ele pode esperar algum tempo na linha ou quais seriam os problemas mais comuns para facilitar a seleção em um menu de URA, por exemplo.
É também entender qual horário ele terá para ligar, se seria em horário comercial ou mesmo fora dele. Não adianta só estar disponível quando o seu consumidor não tem como entrar em contato.
É através do conhecimento com o seu cliente que você saberá se deve investir mais em um atendimento por email, Whatsapp, telefone ou mesmo um software de HelpDesk, como por exemplo o ZenDesk.
Isto faz com que o serviço seja muito mais eficiente, além de evitar desperdícios de recurso em uma solução que quase não será utilizada.
2 – Trabalhe o pós venda
Muitos se preocupam em todo o processo de ajudar o cliente antes da compra, ou mesmo auxiliar o cliente durante a compra, seja por um erro de cartão ou na geração de um boleto.
Mas o fato é que uma das partes mais importante está exatamente depois que o cliente já pagou e tem o produto em mãos. Trabalhar o pós-venda permite que a sua empresa ganhe vários pontos na autoridade que seu público entrega a ela.
Por isso, tenha, se possível, um setor totalmente dedicado a atender aqueles que possam ter um problema após comprar o produto. Claro, haverão clientes de má fé querendo se aproveitar, mas nada que um treinamento e um bom protocolo não consigam resolver.
Também é importante mostrar interesse pela pessoa. Algumas raras empresas adotam o hábito de ir atrás do cliente para saber o que está achando e se ele precisa de alguma ajuda.
Isto por si só já é uma excelente ajuda na sua imagem profissional, embora seja honesto reconhecer que nem todos possuem recursos para tal.
3 – Trabalhe o Customer Experience
O conceito de Customer Experience (CE), assim como o Customer Success (CS), já são um tanto quanto antigos. Mas vale a pena frisar separadamente um pouco mais da definição.
Trabalhar o CE da sua empresa significa prestar ajuda e todo o apoio necessário para que a relação do cliente com o produto ou serviço prestado seja a melhor possível.
Ou seja, entregar mais do que um material em si, mas uma experiência que seja memorável. Assim, você estará inevitavelmente fidelizando aquele cliente, enquanto permite que vários outros tenham a capacidade de receber uma propaganda orgânica e honesta.
Para isso o seu setor de atendimento precisa estar preparado para encontrar as soluções mais rápidas para problemas, assim como estar pronto para tirar qualquer tipo de dúvida.
Ter uma sessão de FAQ onde se possa consultar o que deve ser feito é realmente uma tarefa básica. Agora, orientar corretamente o cliente ao invés de somente orientá-lo a procurar este tipo de informação é o ideal.
Faça com que a pessoa entenda que não existe pergunta boba. Tudo pode ser falado naquele ambiente de confiança e confidencialidade.
Digamos que você, por exemplo, tenha uma ferramenta online para auxiliar em serviços fiscais. Por que não proporcionar um curso gratuito em vídeo ao invés de simplesmente entregar um manual em texto bastante pesado?
4 – Trabalhe o Customer Success
O conceito de CS gira em torno de guiar o seu cliente para alcançar um objetivo proposto. Ou seja, você dá a maior base possível para que o cliente se sinta realmente realizado.
Vamos tentar trabalhar um exemplo aqui. Se você vende algum tipo de shake para emagrecimento, pode sempre orientar seu cliente a fazer atividades que irão facilitar no resultado.
Dê dicas em geral de emagrecimento que sejam seguras, como a prática regular e responsável de exercícios. Mostre que um acompanhamento médico não é dispensável.
Mas se você quiser ir além, monte uma parceria com outras marcas e serviços e tente recomendar tudo o que for necessário para que a pessoa alcance o que buscou ao investir no seu material.
Lembrando que o sucesso estará vinculado principalmente ao que você proporcionou para a pessoa.
Levando em conta o exemplo do shake, seria interessante pensar menos nos avisos para se eximir de responsabilidades, e pensar mais em como facilitar o emagrecimento da pessoa.
5 – Melhore sua equipe de atendimento ao cliente
Treinamento constante é algo ideal. Se você quer melhorar o atendimento, então tem que proporcionar uma espiral contínua de melhoramentos, ainda que seja necessário investir bons valores.
Mas é sempre mais interessante começar com pessoas que tenham uma maior experiência e habilidade no assunto.
Por isso mesmo eu gostaria de te recomendar novamente para procurar alguém no nosso banco de talentos. Quem sabe não é a pessoa correta para se começar uma equipe ou mesmo aquela pessoa ideal para impulsionar o resto do pessoal já contratado?
Conclusão
O atendimento ao cliente é sim um dos pontos centrais de uma empresa bem estruturada. Normalmente as empresas que não conseguem ter sucesso nessa área mostram alguns outros problemas de organização interna que precisam ser revistos com urgência.
Por isso é crucial estar atento ao seu cliente, pois é ele que traz os resultados para o sucesso corporativo.
No mais é isso, esperamos ter te ajudado, qualquer dúvida nós do Tá Contratado estamos aqui para te ajudar.
Até a próxima!
Equipe Tá Contratado Prestadores de Serviços