Essa primeira dica para sua empresa sobreviver aos primeiros anos de vida parece bastante óbvia, mas a falta de conhecimento dos princípios básicos de gestão é um dos grandes erros cometidos pelos administradores e empreendedores. Estudar e adquirir conhecimento sobre finanças, marketing, contabilidade e planejamento estratégico é indispensável para qualquer gestor! Nos dias de hoje, há inúmeras fontes de pesquisa para novos empreendedores, cursos de gestão, palestras e workshops que podem fornecer os conhecimentos e técnicas necessárias para começar a traçar um bom plano de negócios e gerir uma empresa da forma correta.
Começar um negócio significa apostar todas as suas fichas em algo que você acredita. Muitas vezes, as coisas podem seguir por caminhos inesperados e tomar um rumo diferente daquele que você esperava. Isso faz com que os administradores tenham que tomar decisões inovadoras, o que pode trazer um certo receio e medo de falhar. A fim de fazer sua empresa sobreviver aos primeiros anos de vida, não tenha medo de arriscar. Pense em alternativas criativas e inovadoras, tente enxergar o seu negócio de outra forma, pense como é possível atingir seus objetivos utilizando outros meios.
Esqueça as antigas técnicas para controle e organização de seu negócio. No mundo de hoje, as empresas de sucesso contam com sistemas altamente precisos e especialmente elaborados para atender as necessidades específicas de cada negócio, minimizando erros e otimizando processos. A automatização de controles e atividades da empresa deve ser usada como aliada, a fim de gerir e armazenar as informações relativas à vida da empresa e forma mais confiável.
Uma das principais razões para o fracasso de muitas empresas em seus primeiros anos de vida é o mau gerenciamento de sua vida financeiras e de todos os aspectos que envolvem a contabilidade da empresa. São inúmeras as obrigações principais e acessórias que devem ser observadas de perto, elaboração de balanço patrimonial, controle de ativos e passivos, contas a pagar, fluxo de caixa, dentre tantas outras movimentações que merecem atenção redobrada e cuja organização impacta diretamente no sucesso e futuro de qualquer negócio.