Inovação é a criação de um produto ou processo que seja novo para o mercado ou novo para a empresa, segundo o IPEA. Ela pode ser a implantação de um novo sistema interno ou a aquisição de novos aparelhos, por exemplo. O Manual de Oslo, principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras em 4 áreas, produto, processo, marketing e organizacional, considera como atividades inovativas o esforço empreendido pela empresa no desenvolvimento e implementação de produtos e processo tecnologicamente novos e aperfeiçoados.
Os clientes estão cada vez mais conectados e exigentes. Trabalhar de forma eficiente, oferecer bons preços e produtos atraentes só é possível com um comportamento inovador no setor varejista. Não basta fazer o que sempre foi feito, é preciso aplicar novas tecnologias, recursos e metodologias.
A gestão efetiva da marca depende da integração entre diferentes departamentos e, na forma com que isso será repassado para o mercado. No varejo, é preciso de ainda mais agilidade e desempenho garantir os estoques atualizados e as campanhas de marketing ativas.
O consumidor está cada vez mais exigente. Para isso, as empresas precisam garantir um atendimento veloz, capaz de tirar todas duvidas ou responder solicitações de forma humanizada e prática. Muitas empresas já utilizam Chatbots de atendimento, com interações feitas por robôs, por exemplo.
Os negócios não precisam ficar limitados apenas às lojas físicas. Com a digitalização, é possível atender clientes no mundo todo. Desenhe uma estratégia de distribuição inteligente, com soluções e tecnologias de ponta. Além disso, muitas inovações são desenvolvidas com o foco em Big Data, uma das grandes apostas dos negócios, que possibilita a coleta e análise de dados para tomadas de decisões mais assertivas. Mas, como começar a inovação no comércio?
O primeiro passo para inovar é incentivar uma cultura de inovação dentro da empresa. Todos integrantes precisam entender a importância do movimento e trabalhar diariamente em busca de alternativas. Com a equipe de gestores, CEOS e colaboradores envolvidos, será possível definir quais áreas e quais as prioridade de inovação são necessárias para o varejo no momento.