Também conhecido como franquia doméstica, esse modelo se baseia no trabalho do franqueado sem necessitar de um escritório ou ponto de venda. Geralmente trabalhando sozinho, o colaborador têm a possibilidade de abrir uma filial de alguma marca na sua própria casa. O funcionamento é muito similar a uma franquia tradicional (é necessário abrir uma empresa formal da mesma forma), diferenciando-se apenas pelo local onde a empresa é desenvolvida. Esse modelo também permite a dispensa ou redução de funcionários, contanto que o franqueado se empenhe no negócio.
Se souber administrar bem a sua franquia de casa, existem diversas vantagens que tornam esse modelo tão popular.
Esse modelo geralmente apresenta um valor de taxa muito menor aos tradicionais, logo que não será necessário gastar dinheiro com um espaço próprio. Isso é um ponto muito importante, logo que o custo inicial da operação será reduzido drasticamente.
Por conta de esses custos iniciais serem menores, é possível iniciar as operações muito mais rápido do que pelo modelo tradicional. O prazo para retorno do capital inicial também acaba sendo reduzido, e os primeiros resultados começam a aparecer rapidamente.
Nesse modelo de franquia é necessário poucos ou nenhum funcionário, além de uma estrutura bem menor, por isso a gestão e a burocracia ficam muito mais simples e focadas.
Tanto o tempo como a produtividade podem ser otimizados com o home based, logo que não será necessário se locomover para o local de trabalho. Porém, é necessário ficar atento para não perder o foco enquanto estiver em casa.