Esse é um dos termos para vendas mais importantes para qualquer um que queria faturar mais. Ele representa um cliente em potencial que já está em processo de prospecção, interagindo com a equipe de relacionamento da empresa. Para fechar mais vendas, é essencial dominar habilidades que ajudem a classificar os consumidores em prospects. Ou seja, que ajudem a aumentar a carteira de clientes em potencial, que conhecem seus serviços ou produtos.
Já o lead é um termo muito utilizado tanto pelo marketing digital quanto pelas vendas. Quando uma pessoa demonstra interesse ou toma conhecimento da sua empresa, ela é chamada de lead. Diferente do prospect, os leads ainda não estão em contato direto com a empresa, apenas a descobriram.
A sigla representa Marketing Qualified Lead, que indica um estágio em que esse lead pode se encontrar. A expressão é utilizada quando o lead já tomou consciência de seu problema, mas ainda não sabe como solucioná-lo. Ou seja, ele sabe que precisa do seu produto, mas ainda não decidiu entre a sua empresa e a do concorrente.
Já esta é a sigla para Sales Qualified Lead, que são os leads qualificados e com altas chances de fechar negócio com a sua empresa. Podemos dizer que os consumidores dessa etapa são os mais próximos de se tornar um cliente. Isso porque ele já entende suas dores, conhece a empresa e sabe exatamente como você pode ajudá-lo a solucionar o determinado problema. Mas mesmo que o cliente já esteja pronto para fechar negócio, são necessários cuidados especiais para não perder o cliente para a concorrência.
Customer Relationship Management, ou CRM, é o nome do conjunto de ferramentas utilizadas pelas empresas para analisar e acompanhar a comunicação com clientes e potenciais clientes. Um bom sistema CRM auxilia a melhorar as estratégias de relacionamento, fidelização dos clientes, a antecipar as necessidades do consumidor e garantir mais vendas para a empresa.