Captação de leads é uma estratégia para atrair pessoas com potencial para se tornarem clientes da empresa. Para compreender melhor o conceito, primeiro, vamos definir o que é um lead de venda. Lead é uma pessoa que demonstra interesse na sua marca ou no que você oferece e que, portanto, apresenta potencial de se tornar cliente.
Captar leads é importante por duas razões principais: para aumentar as vendas e para obter clientes fiéis à sua marca. Primeiro, vale lembrar que quanto mais pessoas interessadas na marca você conseguir converter em clientes, maior faturamento terá no fim do mês. E isso, de maneira geral, é capaz de melhorar a performance do negócio, certo?
De acordo com o estudo Content Trends, empresas que utilizam marketing de conteúdo geram cinco vezes mais leads em relação às empresas que não usam. Ou seja: você precisa usar os canais digitais para captar leads. Conheça três deles: REDES SOCIAIS BLOGS PÁGINAS DE CAPTURA
As redes sociais são terreno fértil para a captação de leads, já que os usuários lá presentes costumam interagir com as marcas. Esse é um importante canal de tráfego de conteúdo e de relacionamento com o seu público-alvo. Invista no conteúdo engajante para atrair tráfego orgânico e combine a estratégia com a utilização de mídia paga, a partir das ferramentas de anúncios do Facebook, Instagram e LinkedIn.
Os blogs são canais importantes para fornecer conteúdos relevantes ao usuário, se tornar uma autoridade no mercado e, sem dúvidas, captar leads. Você pode, por exemplo, oferecer conteúdos ou serviços de valor em troca de dados do usuário, como endereço de e-mail, por meio de pop-ups e CTAs (call-to-action). Links internos também são uma ótima opção. Nesse caso, dentro dos posts do blog, coloque links que levem o usuário para páginas de conversão.
Landing pages são páginas de conversão nas quais o visitante aterrissa no seu site, seja por meio de direcionamentos de campanha de anúncios, seja por meio de uma rápida busca no Google, por exemplo. Essas páginas são criadas especificamente para captar leads de venda. Elas são destinadas a ofertar algum conteúdo ao usuário, como: – Webinars – E-books – Cursos – Videoaulas. Por isso, elas possuem formulários com dados que o usuário deve preencher em troca do conteúdo, automaticamente se tornando um lead para sua empresa.