A principal importância do feedback é a oportunidade de auxiliar no desenvolvimento de hard e soft skills do colaborador, valorizando seu trabalho e gerando melhoria nos laços interpessoais. Com isso, três fatores são acrescidos ao profissional: – Aprendizado contínuo; – Felicidade e satisfação; – Integração com a equipe e liderança.
Consequentemente, haverá melhorias no desempenho, nivelamento da equipe, aumento da produtividade, desenvolvimento de novas habilidades, motivação no ambiente de trabalho, entre outros. Todavia, não basta apenas saber como fazer um feedback, é preciso ter esse aprendizado e aplicá-lo com certa frequência.
Segundo a pesquisa FIA Employee Experience, 88% dos profissionais acreditam que as avaliações contribuem para seu desenvolvimento. Porém, cerca de 20% relatam não receber feedback suficiente. Ou seja, os dados revelam que a cultura de feedback ainda não é algo bem estruturado nas empresas.
Portanto, é necessário que o RH se empenhe em criar uma política interna que adeque o feedback organizacional como um dos pilares de crescimento profissional. Você pode começar aprendendo, por exemplo, quais são os tipos de feedback. Assim, a construção deste hábito corporativo será diversificada e ampla, podendo ser utilizada em diversos momentos.