Ao regularizar a sua empresa, você deverá escolher pelo regime tributário mais favorável para ela. Por exemplo: se você tiver uma micro ou pequena empresa, o Simples Nacional é a melhor opção para você. Isso porque o enquadramento lhe possibilitará alíquotas que sejam compatíveis com o seu faturamento.
A legalização da empresa permite com que você tenha um número de CNPJ regularizado. Esse pode ser um diferencial competitivo no mercado, fazendo com que a sua empresa se sobressaia entre as demais.
Legalizar a sua empresa fará com que você tenha mais crédito disponível nas instituições financeiras. Dessa forma, sua empresa terá mais benefícios e oportunidades de conseguir empréstimos e financiamentos. É muito comum que bancos ofereçam linhas de crédito especiais para empresas devidamente legalizadas, com juros e taxas diferenciados. Esse crédito é importante, principalmente, para empreendedores que pretendem aumentar o capital de giro.
Uma empresa regularizada permite que seus colaboradores recolham, sem complicações, os valores relativos aos direitos trabalhistas e tributários. Dessa forma, há o pagamento da contribuição mensal devida ao INSS, o qual é um privilégio do trabalhador que desempenha atividades profissionais legalizadas.
Para conseguir emitir notas fiscais, é necessário que a empresa esteja com o CNPJ regularizado. Dessa forma, com uma boa relação com fornecedores, você terá uma abertura maior para realizar negociações de preços melhores e pedidos de parcelamentos, por exemplo.