O sentimento de reciprocidade pode surgir quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca. E por conta deste sentimento, nos sentimos obrigados a retribuir o favor. A estratégia de Marketing de Conteúdo é uma boa maneira de trabalhar o princípio de reciprocidade. Pois, ao entregar um conteúdo de valor gratuitamente para o cliente, este ato poderá fazer com que futuramente ele queria comprar de você por conta do sentimento de retribuir um favor. Mas esta não é a única maneira de utilizar a reciprocidade. Você pode mandar brindes para o cliente em sua primeira compra. Dessa forma, ele sentirá vontade de realizar uma segunda compra.
Para utilizar este gatilho de autoridade, é necessário trabalhar a confiança dos seus clientes e clientes em potencial. Para isso, você deve posicionar a sua marca como líder no mercado, demonstrando autoridade no que diz e faz. Ao comportar-se como quem realmente sabe o que está fazendo, passando autoridade sobre o assunto, o seu público sentirá que a sua empresa é a melhor do ramo. Assim como na reciprocidade, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia fundamental para realizar este gatilho. Afinal, por meio do conteúdo valioso que você entregará, ele sentirá autoridade da sua empresa.
As pessoas, por serem seres sociáveis, tendem a ser influenciáveis e gostarem de coisas só porque outras pessoas gostam, fazem ou usam. Por isso, a partir do momento em que um produto ou serviço mostre popularidade no seu site, pode ser desencadeado um estímulo de desejo de compra imediata. Dessa forma, é importante informar os produtos e serviços mais vendidos, bem como os motivos que o tornam tão desejado pelo público. Os resultados poderão ser surpreendentes.