Por ser um alimento simples, nutritivo, de baixo custo e muito gostoso, o pastel caiu nas graças do gosto popular brasileiro. Encontrados em lanchonetes, feiras e casas especializadas, o pastel é um salgados mais consumidos pelos brasileiros e se for acompanhado de um geladinho caldo de cana, então, melhor ainda.
O que é certo afirmar é que o pastel é o salgado mais consumido no Brasil, em todas as camadas sociais, portanto, uma pastelaria bem montada, bem administrada, num bom ponto comercial e com receitas bem ao gosto das pessoas, pode render grande lucro ao seu dono. É um estabelecimento que vem se aprimorando e sofisticando o atendimento a cada dia; dos antigos botequins, para as modernas lojas de fast-food de hoje.
Atualmente, as pastelarias têm se tornado lojas diversificadas, instaladas em áreas comerciais, de grande trânsito de pedestres, com designers ágeis, higiênicos e agradáveis, e quase sempre adaptados ao estilo do local e criando novas e deliciosas receitas de recheios e oferecendo um número maior de produtos.
É possível observar que as pastelarias evoluíram em suas instalações e hoje vão ao encontro do consumidor, seguindo uma tendência do mercado para outros produtos alimentícios. Elas pertencem ao ramo de negócios de comércio de refeições rápidas e estão dentro do segmento de salgados, sendo sua especialidade os pastéis com diversas opções de recheios e fornecidos em porções individuais. Outro fator extremamente positivo à esse ramo de negócio é que a pastelaria também pode atender a outros estabelecimentos similares, como lanchonetes e lojas de frios e congelados, quando, também, industrializa e vende pastéis em quantidades maiores, atendendo à perspectiva do cliente, que quer ter o produto em casa, e, nesse caso, a pastelaria fornece pastéis crus e congelados, ou a massa resfriada para pastel.