Orientação e avaliação

Orientação e avaliação

O feedback é uma ferramenta para repassar informações sobre o seu trabalho e conduta. No inglês, o sentido literal da palavra significa “alimentação de retorno”. E este é o objetivo – alimentar a percepção do colaborador sobre seu próprio trabalho e oferecer um retorno de desempenho.

Orientação e avaliação

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Normalmente, gestores utilizam essa estratégia para auxiliar na progressão e desenvolvimento dos seus liderados. Todavia,  é válido ressaltar que o feedback pode e deve ser utilizado por todos  os que atuam na empresa, seja com direcionamento para colegas ou  liderança.

Orientação e avaliação

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Essa prática é chamada de feedback 360º. Nela, o funcionário é avaliado pela equipe, gestor e, inclusive, ele mesmo. Já na avaliação  180º, o colaborador avalia a si e seu líder. E na devolutiva de 90º,  somente a liderança irá fazer o feedback.  Dessa  forma, o profissional terá um overview sobre seu trabalho, possuindo de  fato a orientação e valorização de desempenho, além de fortalecer a  integração com o time.

Orientação e avaliação

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Portanto, para se aprender a como dar feedback construtivo, é importante focar em três domínios: – Assertividade: procurar se comunicar com clareza;  – Objetividade: falar o que deseja e mostrar como isso pode fazer o colaborador evoluir;  – Empatia: se colocar no lugar do outro e ser capaz de escutá-lo.  Com  esses fatores, é possível passar seu feedback, seja ele negativo ou  positivo, com mais facilidade. Assim será mais simples da pessoa receber  e entender o que precisa mudar ou continuar a fazer.

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