O feedback é uma ferramenta para repassar informações sobre o seu trabalho e conduta. No inglês, o sentido literal da palavra significa “alimentação de retorno”. E este é o objetivo – alimentar a percepção do colaborador sobre seu próprio trabalho e oferecer um retorno de desempenho.
Normalmente, gestores utilizam essa estratégia para auxiliar na progressão e desenvolvimento dos seus liderados. Todavia, é válido ressaltar que o feedback pode e deve ser utilizado por todos os que atuam na empresa, seja com direcionamento para colegas ou liderança.
Essa prática é chamada de feedback 360º. Nela, o funcionário é avaliado pela equipe, gestor e, inclusive, ele mesmo. Já na avaliação 180º, o colaborador avalia a si e seu líder. E na devolutiva de 90º, somente a liderança irá fazer o feedback. Dessa forma, o profissional terá um overview sobre seu trabalho, possuindo de fato a orientação e valorização de desempenho, além de fortalecer a integração com o time.
Portanto, para se aprender a como dar feedback construtivo, é importante focar em três domínios: – Assertividade: procurar se comunicar com clareza; – Objetividade: falar o que deseja e mostrar como isso pode fazer o colaborador evoluir; – Empatia: se colocar no lugar do outro e ser capaz de escutá-lo. Com esses fatores, é possível passar seu feedback, seja ele negativo ou positivo, com mais facilidade. Assim será mais simples da pessoa receber e entender o que precisa mudar ou continuar a fazer.