Definições

Definições

Essa estratégia busca explorar todos os sentidos (visão, olfato,  audição, tato e paladar) como parte de diferenciação competitiva e  posicionamento da marca. Alguns dos recursos mais comuns do marketing  sensorial são a música, aromas, vitrines luminosas e degustação. O principal objetivo do marketing sensorial é influenciar a compra  por meio do subconsciente. Além disso, visa criar um vínculo emocional  entre o produto/serviço e o consumidor.

Visão

Visão

Qualquer estabelecimento pode trabalhar as cores e iluminação no  ambiente para promover o estímulo desse sentido. Crie um clima agradável  por meio de uma iluminação aconchegante, e apostando em espaços e cores  que despertem a reação que você deseja em seus clientes (atenção ou  relaxamento).

Olfato

Olfato

É muito utilizado em lojas de roupas, com perfumes específicos, e também  no comércio de alimentos para instigar o consumo. Por exemplo, lojas de  biquíni que utilizam aromas que remetam à praia ou ao mar para  desencadear a memória olfativa. Para trabalhar esse sentido no seu  negócio, identifique aromas que descrevam bem o seu tipo de  produto/serviço.

Audição

Audição

Já a audição impacta diretamente no humor das pessoas, e pode estimular  determinados sentidos como a felicidade ou relaxamento. Alguns optam  pelos sons ambiente, músicas instrumentais, rádios, ou até mesmo músicas  mais animadas. Para acertar na escolha das músicas, é necessário  entender o público que frequenta o seu estabelecimento, quais os gostos  mais parecidos.

Paladar

Paladar

Esse sentido não é exclusivo dos estabelecimentos de comida. Se, por  acaso, o seu ramo não for o da alimentação, você pode disponibilizar  guloseimas no estabelecimento, como biscoitos, chá, café, balas ou  chocolates para oferecer aos clientes. Além de ser um agrado a mais para  conquistar seus clientes, também ajuda na própria necessidade física  fome.

Tato

Tato

Esse é o sentido mais fácil de ser estimulado, especialmente por conta  da possibilidade de aproximação, toque e experimentação do produto pelo  cliente, o que aumenta a vontade de compra. É possível fazer isso também  por meio de tapeçaria, texturas, assentos em provadores e outros itens  que tragam conforto. Dessa forma, você estará melhorando ainda mais a  experiência do cliente na loja.

Tá Contratado

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