Uma hashtag é um termo associado a determinado tema ou discussão para que exista um “filtro” na hora dos consumidores se encontrarem melhor no ambiente tão amplo que são as redes sociais. Uma característica memorável da estratégia de filtragem é quando se posta o símbolo antes de qualquer palavra, frase ou expressão, e se transformam em hiperlinks, que ao serem clicadas, enviam o público para outra página na qual há apenas relação com a hashtag utilizada
Bastante presentes em mídias como Instagram, TikTok e Twitter. Os usuários acabam utilizando muito hashtags para ir direto ao assunto interessado sem muitas burocracias de procura. Um bom exemplo para isso é o que acontece quando um evento corporativo incentiva seus convidados ao marcarem com alguma frase planejada pela empresa nas redes sociais, como #RockInRio2023.
Para os empreendedores, o uso da hashtag pode vir a se tornar um grande impulsionador da marca que auxilia no cumprimento dos objetivos. A tática é útil para que todos, independente do seu setor de atuação, possam acessar e conhecer seu negócio da melhor forma.
O jornal Bom Dia SP da Globo, conta com esse atributo, possibilitando ao público que ao subirem as hashtags #BDSP no Twitter, suas sugestões apareçam ao vivo, podendo ser comentadas pelo apresentador. Com isso, mais pessoas se lembrarão de como o telejornal possibilitou que seu público tivesse um ponta de aparição durante o programa.