Jeff Bezos sempre se preocupou em criar diferenciais em relação à concorrência. Com isso, sua empresa, a Amazon, inova muito, como, por exemplo, na parte de logística. Ela tem uma frota própria e abandonou os serviços terceirizados para diminuir o número de reclamações. A empresa também fez parcerias com táxi-frete marítimo, caminhões e bicicletas para atingir a meta de entregas mais rápidas.
Jeff Bezos diz que “Nós somos teimosos em visão. Somos flexíveis em detalhes. Se você não é teimoso, vai desistir de experiências muito cedo. E se você não for flexível, vai bater sua cabeça contra a parede e não vai encontrar solução diferente para um problema que você está tentando resolver.”
Além dos clientes, é importante manter uma boa relação com fornecedores, por exemplo. No caso da Amazon, a empresa tem ótimos preços quando comparada aos concorrentes e isso só é possível graças ao bom relacionamento com fornecedores.
Jeff Bezos ensina que mesmo antes de tentar uma nova ideia, devemos pensar se conseguimos avaliar os ganhos e perdas dela. Se houver como medir resultado depois, a empresa consegue investir em uma inovação com certo controle sobre o que irá acontecer.
Uma colocação interessante do Jeff Bezos explica que um bom atendimento ao consumidor acontece quando o consumidor nem precisa falar com você. Isso quer dizer que ele foi tão bem atendido, que não tem problemas ou queixas a fazer. Também chamado de serviço ao cliente, o CS significa ouvir o que o consumidor tem a dizer e dar atenção às necessidades dele.