Tá Contratado
Essa é uma das principais falhas de qualquer comerciante. Pense bem: como mostrar que os seus produtos são diferenciados se você nem mesmo sabe as particularidades deles? Perceba, nesse contexto, a importância de ter na ponta da língua informações relevantes sobre seus serviços. Assim, você saberá apresentar melhor os itens para o cliente, que não ficará com nenhuma dúvida. No entanto, não basta apenas conhecer as características dos itens. É preciso mostrar os seus benefícios, deixando claro que o cliente está realizando um negócio realmente vantajoso.
Outro erro comum e que não é bem-visto pelos clientes é o excesso de conversa. Claro que é importante ter um certo diálogo, até porque assim será mais fácil criar um vínculo com o cliente. No entanto, isso não significa que você deve falar sem parar o tempo todo. Temos dois ouvidos e uma boca, então utilize-os na proporção certa. Em outras palavras, aprenda a ouvir. Lembre-se: para apresentar o produto ideal para o cliente é preciso entender suas vontades e expectativas e, para isso, é preciso escutar com atenção o que ele tem a dizer.
Cada pessoa é única e insubstituível, não é mesmo? Então, nada justifica tratá-los como uma massa homogênea. Tenha em mente que cada indivíduo reage a uma informação ou a um estímulo de forma diferente. O recomendado, então, é que a equipe conheça bem as particularidades do seu público, criando, assim, um atendimento personalizado. Não se esqueça de que alguns clientes preferem uma abordagem mais descontraída e leve, enquanto outros não abrem mão de um contato extremamente formal. Não existe certo ou errado aqui. O importante é que o atendente utilize um vocabulário compatível com o consumidor, deixando-o à vontade.
Não existe nada mais chato do que um vendedor desinteressado. Inclusive, esse é um dos motivos pelo qual os clientes saem da loja sem adquirir nada. É como se o colaborador não se importasse com o bem-estar do seu público. Aliás, muitas vezes, parece que ele nem mesmo queria estar ali. Não deixe que essa falha grave aconteça em sua loja. Oriente bem o seu time e encontre maneiras efetivas para motivá-los constantemente. Vale destacar, ainda, que o incentivo diário contribui com o aumento da produtividade. O resultado é uma equipe mais engajada e, consequentemente, clientes mais satisfeitos!
Fato é que, para conseguir destacar-se em um mercado marcado pela alta concorrência, o comerciante precisa sair da zona de conforto e apostar em alternativas capazes de proporcionar uma experiência de compra inigualável para o cliente. Tal atitude irá fidelizar o público, que não pensará duas vezes em indicar a empresa para amigos e conhecidos.