O ticket médio representa quanto cada cliente gasta, em média, na sua empresa. O cálculo é feito de maneira simples: basta selecionar o período, e dividir o quanto sua empresa recebeu em vendas pelo número de pedidos realizados. Um exemplo: sua empresa vende R$ 10 mil em um mês e tem um total de 200 pedidos nesse mesmo período. Nesse caso, o ticket médio é de R$ 50 (10.000 / 200). Se o ticket médio da sua empresa estiver baixo, é necessário repensar as estratégias de vendas.
Esse termo é muito utilizado pelo marketing digital. A conversão representa a ação que um cliente realiza antes de sair do site da sua empresa. Seja cadastrar seu e-mail, baixar um e-book ou até mesmo concluir uma compra. É necessário analisar a taxa de conversão, ou seja, verificar quantos visitantes interagiram com o site. Isso é importante para saber como estão indo suas estratégias no ambiente digital. Quando conseguir identificar quais ações geram maior taxa de conversão, é possível saber quais estratégias devem ser reforçadas e quais devem ser eliminadas.
Engana-se quem acha que o relacionamento com o cliente acaba quando ele compra determinado produto ou serviço. Mesmo depois de fechar negócio, é necessário investir em ações que ajudem a manter o relacionamento com esse consumidor. Assim, você terá altas chances de fidelizar os clientes, que até mesmo indiquem sua empresa para outras pessoas.
A LTV é uma métrica usada pelas empresas para calcular o valor dos clientes. Ou seja, quanto cada consumidor gasta com seus produtos ou serviços durante o tempo que se relaciona com a marca. Para definir esse valor, é necessário multiplicar o ticket médio pelo número de vendas realizadas por cada cliente em um ano e pelo tempo médio de relacionamento deles com a empresa.
Desde o momento em que seu cliente conheceu sua empresa até aquele em que ele conclui a compra. Todo esse processo é chamado de funil de vendas. Com ele, é possível definir quais as melhores estratégias para utilizar e também acompanhar toda sequência de decisão do consumidor. O funil é divido em três etapas: – Topo de Funil – Meio de Funil – Fundo de Funil