O Marketing de Guerrilha é uma estratégia utilizada por empreendedores que desejam promover os seus produtos e serviços de uma forma pouco convencional. É uma tática alternativa, feita para criar uma experiência memorável no consumidor, algo que todo mundo que, não é mesmo? Para uma campanha de Marketing de Guerrilha ser eficiente e bem-sucedida, não é necessário gastar grandes quantias em dinheiro. Mais importante é ter criatividade e energia. E é exatamente por isso que ações desse tipo são feitas muitas vezes em lugares públicos, de grande circulação de pessoas, como shoppings, parques e praias.
Essa estratégia cresce a cada da que passa, já que a promessa dessa forma de marketing é fazer mais com menos custo, certo? Mas, além disso, o que será que faz com que os resultados sejam tão expressivos ao ponto de investir o Marketing de Guerrilha na minha empresa? A resposta para essa pergunta é que o diferencial que essa abordagem tem, já que todos nós somos bombardeados com um volume gigantesco de informações, tarefas urgentes e prazos apertados.
Descobrindo o que é Marketing de Guerrilha, fica cada vez maior a vontade de implementá-lo em seu negócio, não é mesmo? E para conseguir a eficiência dessa estratégia, as táticas são implantadas com o objetivo de obter o máximo de exposição para uma marca ou seus produtos ou serviços para um investimento mínimo de tempo, custo e outros recursos.
– Compreender a maneira como o público-alvo pensa (e se comporta); – Ser criativo no desenvolvimento de táticas de marketing; – Medir o sucesso não pelo número de novos clientes e lucros, e sim nas vendas; – Desenvolver parcerias estratégicas com outras organizações para alcançar objetivos comuns; – Aproveitar a mídia livre; – Tomar decisões rápidas, usando agilidade para flanquear concorrentes maiores.
A primeira dica para você que já sabe o que é Marketing de Guerrilha e quer executá-lo em seu empreendimento é: conheça muito, muito bem os seus clientes. Isso inclui tanto os seus consumidores atuais, quanto os que têm potencial de ser um e por isso, é imprescindível que você leve em tona as personas do seu negócio neste momento.
O Marketing de Guerrilha não precisa ser seguido de uma única forma e, ao contrário disso, para ter sucesso com ele é preciso que ele se pareça com o seu perfil. Enquanto algumas campanhas conseguem ser muito engraçadas, outras miram diretamente para a provocação e o desafio. O importante mesmo é não fugir das suas origens, por que o seu segmento permite uma linguagem mais leve e descontraída, siga esse caminho.
Um elemento essencial das táticas de Guerrilha é a originalidade e a criatividade. Não dá para se dar bem só por copiar o que já deu certo em outros casos. Não importa o quanto uma ideia já provada pareça fazer sentido para o seu negócio: é sempre melhor e mais eficiente apostar em uma ideia original.