Da mesma maneira que em um e-mail marketing, o SPAM é expressamente proibido no Whatsapp. Quando você manda mensagens para os seus clientes sem autorização, a mensagem pode ter um efeito negativo.
Sua empresa estará conversando diretamente com o cliente, e por isso pode moldar o atendimento da melhor forma a atendê-lo. Dessa forma, o diálogo se torna humanizado e personalizado, facilitando o entendimento do problema do consumidor e também de uma solução. O contato empresa – cliente se torna muito mais pessoal do que seria com uma resposta automática.
Entenda que o seu número pessoal deve ser outro completamente diferente seu empresarial, e que os contatos nunca devem ser misturados. Para seus amigos e familiares, seus horários são mais abertos, porém para os clientes você está disponível para atendimento apenas nos horários de funcionamento da sua empresa. Isso diz respeito a ligações também no seu celular.
O Whatsapp é um aplicativo de comunicação rápida, por isso, as respostas devem ser as mais rápidas possíveis para o cliente. Porém, é muito provável que seja inviável deixar uma pessoa da sua equipe cuidando apenas do aplicativo, sendo que ela poderia ser destinada para outras tarefas dentro do negócio. Por isso, você pode com uma empresa ou um especialista para criar as campanhas de Whatsapp.
Como o aplicativo é usado em celulares, que possuem telas pequenas e fontes menores do que em computadores, a leitura pode ser dificultada para textos grandes. Por isso, seja o mais objetivo e breve possível em suas conversas. Além disso, tome cuidado com erros gramaticais e de digitação. Fique atento as boas práticas no atendimento e comunicação com o cliente para não utilizar linguajar inadequado.