1- Escolha um bairro bem populoso para abrir sua pastelaria. Localize nesse bairro um ponto próximo a escritórios, colégios, pontos de transportes coletivos, lojas e outros. 2- A vida do pasteleiro começa cedo. Portanto, nada de dormir até mais tarde. Trate de estar preparado para a clientela a partir das sete horas da manhã.
3- Programe sua equipe de trabalho da manhã para estarem em seus postos às seis horas. Eles deverão cuidar da limpeza geral, interna, ligar equipamentos, organizar as mesas e as cadeiras, enquanto já atende os primeiros fregueses. Lembre-se que muitas pessoas tomam seu café da manhã na rua, a caminho para o trabalho. Nessas horas, nada melhor que café e um pastel quentinho. 4- Tenha sempre alguns pastéis pré-preparados, feitos algumas poucas horas antes, para não atrasar seus clientes.
5- Presteza no atendimento e qualidade no produto são fundamentais. Trate de servir bem em todos os sentidos. Capacite a si mesmo e a sua equipe de trabalho também. 6- Frite os pastéis na frente dos clientes. Troque sempre o óleo da fritadeira e mantenha os equipamentos e o ambiente em ótimo estado de limpeza e conservação. 7- Tenha sempre em sua pastelaria sucos, refrigerantes e água para oferecer a quem não toma café. Estude bem sua clientela e certifique-se que gostam do tradicional caldo de cana antes de investir nos equipamentos para prepará-lo. 8- Inove sempre. Ofereça, além do tradicional, outros recheios aos seus clientes.