Estratégia de Vendas

Tá Contratado 11 de Março de 2022

Estratégia de vendas é um conjunto de processos e ações  que têm como objetivo encontrar e conquistar clientes, gerar mais  fechamento de vendas e aumentar a receita do negócio. Isso é feito a  partir de um planejamento estratégico elaborado por  líderes e gestores da empresa a partir de estudo de mercado, visão  estratégica e conhecimento aprofundado em vendas.

O que é estratégia de vendas?

Pegue um papel e escreva quais são os objetivos para o seu negócio. De preferência, os objetivos para o semestre atual e o seguinte, para  o próximo ano e para o futuro do negócio. Perceba que você estará  definindo objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Jamais subestime essa etapa. Pense como você vai conseguir alcançar esses objetivos, estruture as suas metas.

Como montar uma estratégia de vendas?

Comunicar este posicionamento com a maior clareza possível ao mercado. Muitas empresas se preocupam com estratégia de marketing para vendas, quando, na verdade, deveriam voltar sua atenção para: uma definição clara sobre aquilo que as diferencia das demais empresas, uma comunicação que identifique essa diferenciação para o público.

Seu público precisa enxergar seu diferencial

Quando traçamos objetivos, precisamos nos certificar do grau de risco  a que estamos nos expondo. Objetivos agressivos exigem investimentos em  marketing, desenvolvimento de produto, estoque, logística, back-office,  profissionais de vendas, entre outros. O objetivo normalmente determina o budget. Isso exige assertividade  do estrategista, pois se o mercado oferece oportunidade e a empresa tem  capital para investir, é a hora de acelerar e crescer. 

Defina objetivos e metas tangíveis

O primeiro passo é definir os números e taxas de conversão do seu  Funil de Vendas. Aliás, você sabe o que é Funil de Vendas e por que ele é  tão importante para sua estratégia de vendas? Resumidamente, qualquer empresa precisa ter um Funil de Vendas  desenhado. Isto porque em toda venda o cliente passa por etapas até  concluir o processo de compra.

Tenha um funil de vendas apropriado

As métricas são importantes porque nos auxiliam a retroalimentar o processo. Uma vez que os processos foram definidos, é importante que os  indicadores também sejam estruturados, para a rápida tomada de decisões você precisará acompanhar esses números com  facilidade. Após definir os processos, você precisa olhar para eles e entender se  estão rodando bem. 

Defina indicadores e saiba como geri-los

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