Tá Contratado 11 de Março de 2022
Estratégia de vendas é um conjunto de processos e ações que têm como objetivo encontrar e conquistar clientes, gerar mais fechamento de vendas e aumentar a receita do negócio. Isso é feito a partir de um planejamento estratégico elaborado por líderes e gestores da empresa a partir de estudo de mercado, visão estratégica e conhecimento aprofundado em vendas.
Pegue um papel e escreva quais são os objetivos para o seu negócio. De preferência, os objetivos para o semestre atual e o seguinte, para o próximo ano e para o futuro do negócio. Perceba que você estará definindo objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Jamais subestime essa etapa. Pense como você vai conseguir alcançar esses objetivos, estruture as suas metas.
Comunicar este posicionamento com a maior clareza possível ao mercado. Muitas empresas se preocupam com estratégia de marketing para vendas, quando, na verdade, deveriam voltar sua atenção para: uma definição clara sobre aquilo que as diferencia das demais empresas, uma comunicação que identifique essa diferenciação para o público.
Quando traçamos objetivos, precisamos nos certificar do grau de risco a que estamos nos expondo. Objetivos agressivos exigem investimentos em marketing, desenvolvimento de produto, estoque, logística, back-office, profissionais de vendas, entre outros. O objetivo normalmente determina o budget. Isso exige assertividade do estrategista, pois se o mercado oferece oportunidade e a empresa tem capital para investir, é a hora de acelerar e crescer.
O primeiro passo é definir os números e taxas de conversão do seu Funil de Vendas. Aliás, você sabe o que é Funil de Vendas e por que ele é tão importante para sua estratégia de vendas? Resumidamente, qualquer empresa precisa ter um Funil de Vendas desenhado. Isto porque em toda venda o cliente passa por etapas até concluir o processo de compra.
As métricas são importantes porque nos auxiliam a retroalimentar o processo. Uma vez que os processos foram definidos, é importante que os indicadores também sejam estruturados, para a rápida tomada de decisões você precisará acompanhar esses números com facilidade. Após definir os processos, você precisa olhar para eles e entender se estão rodando bem.