Para atuar no mercado de trabalho, o pintor deve estar apto a atuar em diversos projetos que exigem habilidades e conhecimentos técnicos para realizar pinturas em paredes lisas, com reboco ou concreto que apresentam maior dificuldade para o desenvolvimento da atividade de pintura.
Sabendo trabalhar com diversas técnicas e sempre atento a novas dicas de decoração em paredes (além da qualificação constante que permita trabalhar com produtos de alta tecnologia), o profissional estará apto a trabalhar com empresas de engenharia civil, empresas de decoração e empresas imobiliárias.
Os interessados em exercer a profissão de pintor podem realizar cursos no SENAI (Serviço nacional de aprendizagem industrial), cursos ministrados por lojas de tintas ou ministrados por fabricantes de tintas, cursos na ABRFATI (Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas).
Os cursos de pintura de paredes e ferragens devem ensinar o profissional a preparar a parede a ser pintada e pinturas voltadas para correção de defeitos profundos nas paredes, retirada de manchas como graxas e gorduras, de mofos e técnicas para repinturas.
Alguns cursos de pintura têm a função de aprofundar os conhecimentos técnicos dos pintores quanto à realização de novas técnicas de pintura, tornando o trabalho do pintor mais moderno e artístico.
O pintor que deseja se tornar um profissional competitivo no mercado de trabalho deve dominar as técnicas básicas e conhecimentos profundos de pintura e para isso se faz necessário também os conhecimentos sobre pintura especial.
Os pintores autônomos costumam cobrar por metros quadrados pintados, de acordo com os serviços realizados. Algumas empresas contratam pintores com uma remuneração fixa mensal enquanto durar o contrato de trabalho e oferecem benefícios como gratificação mensal de desempenho que varia entre R$300,00 a R$1.600,00.
O trabalho de pintor poderá ser também arriscado, pois a atividade permite que ele tenha acesso constante e direto com materiais tóxicos como cal, seladores, removedores e solventes, produtos que, se inalados, podem provocar sérias irritações no organismo.
Por isso é recomendado que haja sempre o uso de luvas de proteção, óculos de proteção, macacão, botas e outros equipamentos individuais de acordo com a periculosidade dos produtos utilizados. O pintor deve estar consciente que o mais importante é a preservação de sua saúde e conservação de sua integridade física, que tornará sua carreira mais produtiva.
Os pintores de parede podem ser formalizar como empreendedores individuais, contribuindo com a Receita Federal através de valores irrisórios e ainda recebendo vantagens, como auxílio doença, auxílio maternidade e outros direitos.
Muitos serviços de pintura vão parar no PROCON por motivos diversos, como serviços não acabados, problemas com orçamento, com prazo final e gastos totais. É importante que o pintor fique atento sobre os direitos do consumidor e procure sempre ser um ótimo profissional.