DICAS
16 Março 2022
Tá Contratado
O primeiro passo para conseguir orientar sua empresa com relação aos objetivos é estabelecer um planejamento estratégico. Ele deve ser traçado com base em informações sobre clientes, fornecedores, mercado e de capacidade de atendimento na prestação de serviços. Uma vez estabelecida a estratégia, é possível definir o plano de ação, os responsáveis pela execução do plano e quais recursos serão necessários para o atingir as metas.
Crie indicadores e defina metas que auxiliarão a controlar os serviços prestados, analisar o desempenho e traçar planos de trabalho. Os indicadores devem contemplar principalmente a área de vendas, finanças, clientes, fornecedores e colaboradores. Tenha um sistema de gestão financeira que será o responsável pela parte burocrática. Assim você pode dedicar mais tempo ao seu objetivo principal.
Busque sempre aperfeiçoar o seu conhecimento e suas técnicas. Esteja por dentro das novidades do mercado e aplique na sua empresa o aprendizado adquirido. O maior desafio da prestação de serviços, comparado ao varejo, por exemplo, é que as vendas são algo tangível. Um produto, as vezes, é muito melhor percebido pelo cliente do que um serviço, pois é bem mais difícil saber se o serviço ficará realmente bom, enquanto a qualidade do produto é avaliada no ato da compra. Portanto, oferecer um serviço diferenciado, inovador, por dentro dos lançamentos e das tendências, é uma forma de encantar o cliente e aumentar a competitividade da empresa.
Conheça os seus clientes. Saiba quem são e suas preferências e organize-os em grupos que possuam semelhanças. Essa organização permite que o seu relacionamento com o cliente seja personalizado, oferecendo soluções adequadas às necessidades dele. Oferecer um tratamento diferenciado na prestação de serviços é um diferencial e tanto para fazer o seu negócio se destacar da concorrência.