Embora o crescimento de uma empresa possa ser calculado de diversas maneiras, as metas de vendas são um indicador essencial. Se uma empresa quer ser bem sucedida, a única métrica que importa é a geração de receita. Sem crescimento nas vendas, não existem resultados que falem por si só.
Basicamente, você precisa encontrar um produto que se encaixe no seu mercado, criar uma estratégia de aquisição e criar um funil de vendas que irá transformar prospects em leads e, eventualmente, clientes.
Quando parte de seus vendedores (de 10% a 20%) não batem a meta, o problema pode ser o vendedor. Mas, quando a maioria dos vendedores não batem a meta, o problema é a meta, ou a sua empresa. Antes mesmo de começar a pensar em incentivos, comissões ou bônus para a equipe de vendas, você precisa fazer uma boa análise no seu plano de negócios e se perguntar: “minha meta de faturamento é realista?”.
Comece com o que você conhece. Mesmo que você esteja no mercado há menos de 1 ano, você tem dados e informações suficientes para ter uma ideia de como as coisas devem progredir nos próximos 12 meses. Dê uma olhada no número de novos clientes que compraram seu produto ou serviço no passado. Qual é o ticket médio desses clientes? Quão rápido a sua base está crescendo? Qual é o seu maior caso de sucesso? E o pior?
Se você está vendendo água para um homem sedento, você provavelmente pode aumentar suas metas sem se preocupar com segurança. Todo mercado e indústria tem suas nuances e você descobrirá rapidamente se há ou não necessidade de comprar seu produto.
O que você pode fazer com os recursos que possui agora? Se os seus objetivos de vendas não puderem ser atingidos pela equipe que você tem agora, não importa o quanto você trabalha. Escalar a sua equipe por conta do crescimento é um ótimo problema. Mas também consome tempo e dinheiro.
Jim Collins e Jerry Porras pregaram a virtude de estabelecer objetivos grandes e audaciosos. Em outras palavras, alongue os objetivos ou metas além de 100% para aqueles que queiram alcançar a excelência. Embora esses objetivos possam ajudar a promover a criatividade e a inovação, eles também podem virar sua equipe contra você.