O primeiro passo, antes mesmo de definir o valor que será cobrado pelo serviço, é conversar com o cliente e entender exatamente o que ele precisa. O ideal é sempre oferecer o preço mais competitivo possível, pode ser que com esse bate-papo você perceba que iria incluir etapas e serviços que o consumidor não tinha interesse, assim aumentando o custo.
Além do próprio preço, um orçamento deve conter os principais dados sobre o serviço a ser executado, e a empresa que o fará. Então lembre de conferir se o seu documento traz todos os detalhes que o cliente pode querer saber.
A melhor forma de evitar dor de cabeça, para você e seu cliente, é criar um cronograma detalhado da execução do serviço. Quando cada etapa está registrada, de forma realista, a chance de cobranças desnecessárias e fora de prazo diminuirá.
Equilibrar é importante pois envolve encontrar um meio termo entre: cobrir os custos e te trazer lucro, ao mesmo tempo sendo justo e de acordo com a competição. Então, após você avaliar o quanto irá gastar para executar o serviço, faça uma pesquisa também para avaliar qual é a média cobrada por seus competidores. Aqui, a ideia é achar um preço equilibrado, não tão acima, e nem tão abaixo dessa média.