As pessoas que você precisa conhecer provavelmente estarão presentes em eventos do setor que você atua. Geralmente, esses eventos são criados justamente para proporcionar um ambiente no qual os participantes possam interagir. Por isso, a dica é que você participe deles e colha os frutos.
Siga, nas redes sociais, as pessoas que você acredita que podem ter afinidades com você. As redes podem proporcionar também uma chance de fazer networking.
As relações começam por meio das afinidades. Não adianta chegar em uma pessoa de forma totalmente aleatória. O recomendado é que o profissional saiba quais são os interessantes de quem quer conhecer e veja se existe algum incomum para que, com isso, consiga estabelecer alguma relação.
Após a afinidade, as relações vão se desenvolvendo pelo contato. Assim como uma flor, que precisa ser cuidada para crescer, as relações também precisam de cuidado. Sendo assim, é interessante cultivá-las e manter proximidade.
Sempre que possível, ofereça ajuda para os seus contatos. Ser uma pessoa solicita é essencial para que haja confiança e a relação consiga se fortalecer. Uma dica extra: ajude se realmente puder ajudar.
Não adianta conhecer 100 pessoas e não manter nenhuma relação sólida com elas, já que isso não será produtivo. O recomendado é focar em qualidade. Algumas vezes ter uma boa relação com uma pessoa pode ser muito mais positivo do que com 100.