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Como em qualquer negócio, a etapa do planejamento é muito importante. Por isso, dedique tempo fazendo o planejamento de forma estratégica, defina valores da empresa, visão e missão. Trace os objetivos e metas, ou seja, deixe de maneira bem clara. Responda a pergunta: onde e quando minha empresa de prestação de serviços pretende chegar? A partir daí, coloque as estratégias em prática, sempre com o objetivo de alcançar as metas traçadas.
Infelizmente, é muito comum que a maioria das reclamações dos clientes quando contratam uma empresa prestadora de serviços é com relação à qualidade dos serviços prestados e o atendimento. Serviços mal realizados, fora do prazo contratado, funcionários não capacitados, estão entre as principais reclamações. A prestação do serviço é o produto da empresa! Como toda mercadoria, espera-se que tenha qualidade. Essa boa percepção provém do bom atendimento das necessidades do cliente, cuidando para que a prestação do serviço seja executada de maneira ágil e correta.
Para uma boa gestão, é importante que tudo seja documentado e de forma eficiente. Elabore planilhas diárias, semanais ou mensais, de acordo com a necessidade da empresa. Elas irão auxiliar a controlar os serviços prestados. Mantenha os cadastros de clientes atualizado, livro diário de receitas e despesas, cadastro de colaboradores. Pode parecer muita coisa, porém um bom sistema enfim, gestão administrativa pode tornar essas tarefas bem mais fáceis.
Acompanhar e monitorar os resultados, facilita, e muito, a identificação de falhas nos processos de execução dos serviços. Os erros não identificados podem gerar desperdício de material, também de tempo e consequentemente de dinheiro. É importante que os erros sejam localizados rapidamente, pois quanto mais demorar para refazer o serviço, maior será o prejuízo financeiro.
Seja para qual for a categoria da empresa, o marketing é o conjunto de esforços e ações que irão fortalecer a venda do serviço. Tudo isso, com o objetivo de encantar o cliente, e assim, diferenciar a empresa da concorrência. O objetivo final é o retorno financeiro para a empresa, ou até mesmo fortalecimento da imagem diante de seus clientes. Para que isso aconteça, é necessário entender o comportamento do consumidor, saber quem é sua persona e sua buyer persona, conhecendo suas expectativas. Com essas informações em mãos, será possível superar as expectativas do cliente, conquistar um diferencial sobre a concorrência e ter credibilidade do mercado.