Esta é uma etapa muito importante e deve ser pensada estrategicamente. Para o engenheiro autônomo iniciante, é recomendado escolher apenas um serviço de início, e com o tempo, ir ampliando suas atividades. Escolha aquele serviço que existe demanda (pessoas que precisem do serviço), que seja simples de executar e que você já tenha alguma experiência.
Após escolher seu nicho de atuação, e saber qual serviço você vai prestar, é importante se qualificar ainda mais para aquele serviço. Por ser recém-formado ou iniciante, é bem provável que você não saiba tudo sobre aquele determinado serviço. Este é o momento de ir atrás de quem sabe para te ajudar. Não tenha vergonha de pedir ajuda, a maneira mais rápida de aprender é através da experiência alheia. Se você não tiver ninguém pra te ajudar (o que eu acho difícil), então procure cursos, seminários, sites e livros sobre o assunto e não economize em investir em conhecimento.
Trabalhar como engenheiro autônomo é não ter nenhum chefe te monitorando ou te pressionando. Para muitas pessoas, isso é um sonho, mas se você não conseguir ter disciplina e se organizar, pode se tornar um pesadelo. Planeje muito bem cada atividade e execute-as conforme o planejamento. Você é o seu chefe, então estabeleça metas e prazos para si mesmo.
Uma das desvantagens em ser autônomo é justamente não ter estabilidade financeira e nem previsões de como será seu faturamento. Para driblar este problema, é muito importante você controlar suas finanças e saber qual a época de alta e qual a época de baixa. Na época de alto faturamento, não se descontrole e tenha uma reserva financeira para a época de baixo faturamento. Além disso, estude formas de aumentar seu faturamento.
Ninguém chega longe sozinho. No início é comum você trabalhar sozinho, principalmente se seus serviços são simples de realizar. Mesmo assim, faça parcerias com outros profissionais que tenham habilidades diferentes da sua e prestem outros serviços. Assim, você pode recomendá-los para seus clientes, e vice-versa. Com o tempo e com o crescimento do seu negócio, não hesite em contratar outros profissionais para te ajudar.